terça-feira, 23 de junho de 2015

A terrível criatura sanguinária [Conto], de Nuno Markl - Opinião

Sinopse: Veloz saga tragicómica de um homem que procura reconquistar a mulher transformando-se num monstro, como aconteceu a um bem sucedido vizinho lobisomem e a um primo vampiro. Mas não é assim tão fácil conseguir uma maldição decente, hoje em dia. Uma homenagem aos filmes de monstros que Nuno Markl vê desde tenra idade, uma sátira à moderna invasão de sugadores de sangue na cultura popular e um pequeno drama doméstico sobre a importância das pequenas coisas – algumas mesmo muito pequenas.

Opinião:
O conto inicia-se com um escritor a tentar publicar o seu livro, mas é recusado porque não aborda alguns temas em voga.
Seguimos o Fernando, um homem comum que tem alguns vizinhos muito incomuns, entre eles, um lobisomem, uma múmia imigrante, e até o primo da sua esposa é um vampiro. Ele próprio deseja ser mordido por algum animal e ficar amaldiçoado, contudo capaz de salvar o seu casamento. É assim que dirige-se para o pinhal e aguarda para ver o que lhe sai na rifa.
Um pequeno conto que relata algumas dificuldades de relacionamento quando casais estão juntos à muito tempo, pautado por falta de interesse e de comunicação. Ao mesmo tempo, denota que às vezes olhamos para o vizinho e são tiradas conclusões, quando a realidade não é o que aparenta ser. Somos também brindados por alguns momentos engraçados, e fica a dica que nos relacionamentos é preciso esforçar-se, por vezes fazer um agrado ou uma surpresa à pessoa amada.
No desfecho, somos surpreendidos pela descoberta de que a história acaba por ser o produto das sugestões propostas pelo editor.
O conto encontra-se online, disponível gratuitamente.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Um caso perdido [Hopeless 1], de Colleen Hoover - Opinião

Título original - Hopeless
Saga: Hopeless #1
Editora: Topseller
Sinopse: Preferia saber a verdade, ainda que isso fizesse de si um caso perdido, ou continuar a viver uma mentira? Quando Sky conhece Dean Holder no liceu, um rapaz com uma reputação tão duvidosa quanto a dela, sente-se aterrorizada, mas também cativada. Há algo naquela figura que lhe traz memórias do seu passado mais profundo e perturbador. Um passado que ela tentou por tudo enterrar dentro da sua mente. Ainda que Sky esteja determinada a afastar-se de Holder, a perseguição cerrada que ele lhe dedica, bem como o seu sorriso enigmático, fazem-na baixar as defesas, e a intensidade da relação entre os dois cresce a cada dia. Mas o misterioso Holder também guarda os seus segredos, e, quando os revela a Sky, ela vê-se confrontada com uma verdade tão terrível que pode mudá-la para sempre. Será Sky quem ela pensa que é? E será que os dois conseguirão sarar as suas feridas emocionais e encontrar um modo de viver e amar sem limites? Um Caso Perdido (Hopeless) é um romance intenso que o irá comover e arrebatar, ao mesmo tempo que o fará recordar o seu primeiro amor.


Opinião:
[Poderá conter spoilers] Já que não conhecia o trabalho da autora, esta leitura permitiu-me realizar o quinto tópico do meu TBR Jar challenge: * Ler um livro de um autor novo. 
Iniciei a leitura com muita curiosidade, pois lembro-me deste livro ser amplamente divulgado/discutido nas redes sociais, contudo contra todas as expectativas, não fui ler quaisquer opiniões. Tinha o livro "em lista de espera" e agora mergulhei de cabeça na obra, à conta de uma leitura conjunta de um grupo no Goodreads.
Acompanhamos Sky, uma jovem à beira da maioridade, que vive com a sua mãe adoptiva, Karen, e nunca frequentou escolas, até aquele ano. Ela e a sua amiga Six convenceram a mãe a deixá-la ter esta experiência, antes de ir para uma universidade. No inicio do ano lectivo, a Six é aceite num programa de intercâmbio, e a Sky vê-se forçada a iniciar o ano sem a melhor amiga, mas graças a ela, já com uma má reputação. Embora não ser o que dizem, ela já teve contacto com alguns rapazes e apesar disso, nunca nenhum despertou emoções nela.
Na mesma altura ela conhece Holder, o único rapaz que conseguiu fazê-la sentir algo. Ele é o típico bad boy também com uma reputação, mas afinal as aparências iludem. Eles convivem e torna-se evidente que nutrem sentimentos um pelo outro. Contudo, este rapaz enigmático é tão intenso e tem tantas reacções distintas, que ela não consegue decifrá-lo. Na verdade, ele é assim porque mantém segredos, segredos que podem definir uma vida.
Apesar do estilo de vida imposto por Karen, distanciada de tecnologia, gostei bastante da relação que ela tinha com a Sky, funcionava muito bem e a interacção entre elas era impecável. Estava a gostar da história e de ler acerca dos laços que ela tinha (com a mãe e Six) e os que ela estava a criar (Brecking e Holder), apesar do comportamento imprevisível do Holder. Até gostei de ler depois, vamos tendo algumas pistas que o Holder já a conhecia anteriormente e quando ele faz a revelação, a história muda, sobe para outro patamar, tornando-se muito séria, e fica tudo muito mais interessante.
Adorei ler tudo acerca do Holder, a sua maneira de ser e suas atitudes, quando está numa versão não temperamental. Devido às alternâncias comportamentais,  achei-o uma personagem tão complexa e misteriosa, e foi simplesmente cativante acompanhá-lo. 
Quanto à Sky, seguimos sempre o seu ponto de vista, então sabemos que é agradável, amistosa, e aceita bem a vida que tem até cruzar-se com Holder. Ao longo do livro é palpável o seu crescimento pessoal, sobretudo quando ela é esmagada pela descoberta da realidade, e graças ao apoio do namorado, vai reunindo forças para ultrapassar as situações. A autora tornou-a numa lutadora por quem sentimos empatia, e isso tornou a leitura muito mais envolvente.
Enfim, passei a não gostar a partir daquele momento que entendemos o segredo familiar que ela reprimiu, quando ela volta à casa e é invadida por memórias há muito esquecidas e completamente inesperadas. Certas atitudes dela ao longo da obra já levam o leitor a suspeitar de algo, mas a verdade não deixa de ser chocante. Simplesmente não gostei, porque detesto ler quando são abordadas temáticas desses géneros. 
Apesar disso, devo salientar que fiquei sensibilizada com a versão da história contada por Karen, e achei verdadeiramente altruísta o que ela fez por Sky. Tendo isso em conta, o desfecho do livro deixou-me realmente satisfeita, e acabou por amenizar o meu desagrado.
Este volume revelou-se uma surpresa, repleta de altos e baixos, que leva o leitor a passar por diversos estados de espírito. Ideal para quem gosta de emoções fortes e contraditórias.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Inveja [Anjos caídos 3] de J.R. Ward - Opinião

Título original - Envy
Saga: Anjos Caídos #3 / Fallen angels #3
Editora: Quinta essência
Sinopse: Redenção não é uma palavra que Jim Heron conheça muito bem. A sua especialidade é a vingança e, para ele, o pecado é relativo. Mas tudo muda quando se torna um anjo caído e é incumbido da tarefa de salvar sete pessoas dos sete pecados mortais... e o fracasso não é permitido. 
Enquanto filho de um assassino em série, o detetive de Homicídios Thomas Delvecchio, Jr., cresceu à sombra do mal. Agora, dividido entre o dever cívico e a vingança cega, vai expia os pecados do pai - lutando com os seus demónios interiores. Sophia Reilly, a agente dos Assuntos Internos encarregue de supervisionar Delvecchio, tem por ele um interesse tanto profissional como pessoal. 
E Delvecchio e Sophia têm outra coisa a uni-los: Jim Heron, um misterioso desconhecido com demasiadas respostas... a perguntas que são fatais. Quando Delvecchio e Sophia entram na batalha final entre o bem e o mal, o seu anjo caído salvador é a única coisa que se interpõe entre eles e a danação eterna.


Opinião:
[Contém spoilers] Deus aborreceu-se e assim começou uma guerra pelas almas, travada entre anjos e demónios, que continua em "Inveja".
Novas personagens são-nos apresentadas nesta nova batalha pelas almas. Até agora o placar marca como resultado Céu 1 - 1 Inferno.
Delvecchio, Veck, é filho de um serial killer e na sua vontade de exercer justiça, tornou-se detective. Um dia depara-se com outro desses assassinos, gravemente ferido em seus braços mas não tem quaisquer memórias do sucedido, pelo que não sabe se é ou não culpado. O que é agravado, pois ele sente desde sempre, que cresceu com uma sombra sobre si (e vê-a em superfícies reflectoras).
Ele reporta imediatamente, e nessa altura surge Sophia Reilly, que está encarregue de o investigar, e eventualmente passa a ser o seu interesse amoroso. Jim e os seus magníficos ajudantes aparecem e tentam ajudá-lo a lidar com o seu lado obscuro, sempre tentando fazer com que faça a escolha certa ao deparar-se com a encruzilhada.
Neste volume, o corpo da Sissy é encontrado, providenciando alguma paz de espírito aos familiares, e a sua morte é alegadamente associada a mais um crime do bandido que estava nas mãos de Veck.
Existe um importantíssimo ponto de viragem neste volume, e confesso que me deixou perplexa, emocionada, sem palavras e incapaz de acreditar no que estava a ler. Pergunto-me como irá afectar o decorrer e a dinâmica da história?
Um volume repleto de emoções fortes, que adorei do inicio ao fim. Na minha opinião, subiu um patamar em relação aos anteriores, já muito bons. Recomendo!
Oh mas que saga tão boa! Quase não acredito que comprei por acaso o primeiro volume. Vi uma postagem de uma senhora que publicou livros para vender em segunda mão, a sua maioria do género fantástico, e fui logo lá espreitar. Quando me deparei com aquela capa, achei-a apelativa, fui pesquisar a sinopse e suscitou-me imediatamente interesse. Em seguida, ao visualizar as outras opções, descobri que também estava a vender o segundo volume, apenas a 7€ cada (a minha sorte!) Contactei-a rapidamente, de modo a adquiri-los e foi assim que começou esta paixão :p Se ainda não conheces a saga, vê a opinião de "Cobiça", o inicio da magia.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

[2015] TBR Jar challenge 5

Alo, após uma temporada sem avançar muito neste desafio, tirei o quinto papel do meu TBR Jar challenge, e vim cá informar-vos do contemplado.
O vencedor é...




* Ler um livro de um autor novo para mim

*Challenge acepted!*

Para ver o progresso dos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

domingo, 7 de junho de 2015

Em sonhos [Once upon 2], de Nora Roberts - Opinião

Título original - In dreams
Saga: Once upon #2
Sinopse: Flynn foi condenado a passar a eternidade num mundo de sonhos, e apenas tem uma semana em cada século para viver. Após quinhentos anos e com a sua semana prestes a começar, uma mulher d.e nome Kayleen Brennan assombra os seus sonhos e surge à sua porta no meio de uma tempestade. Flynn acolhe-a e cedo desperta a paixão entre ambos, levando Kayleen a acreditar que existe magia no mundo. Mas a maldição que prende Flynn aos sonhos pode arruinar tudo.
Conseguirá ele optar entre mantê-la a seu lado ou libertá-la e perdê-la para sempre?


Opinião:
Esta história 
permite-me realizar o quarto tópico do meu TBR Jar challenge, que já vai em atraso: * Ler um livro emprestado. Tive que usar aquela imagem, uma vez que já devolvi o livro e não estava a encontrar na internet.
Flynn é um mágico já com vários séculos mas a sua vida mal foi vivida, pois na realidade, a cada cem anos ele apenas existe durante uma semana, e apenas nessa ocasião está verdadeiramente vivo, tangível, real. Ele beneficiou uma vida em prole de outra e alterou o destino de ambos, fê-lo por amor, mas os guardiões não validaram essa justificação e puniram-no. A sua punição secular restringe-o à sua casa e terrenos, e impele-o a uma existência como que fantasmagórica, como que em sonhos. E é em sonhos que ele a vê, é em sonhos que a conhece.
Kayleen está de viagem na Irlanda, quando durante uma tempestade tem um acidente rodoviário, e sai à deriva, encontrando uma mansão, onde pede abrigo e auxilio. No mesmo instante, Flynn está a começar a sua semana liberado e vai à porta. É aí que a vê, a mulher com quem tem sonhado. Ele só tem uma semana, o que irá fazer? Ficar com ela ou deixá-la livre?
Pode-se dizer que, através dos tempos, ele descobriu a sua cara metade, e nota-se um certo colidir de mentalidades, algumas atitudes dela deixam-no zangado mas após passar a ira, ele entende que isso apenas a faz mais interessante e apelativa. Ela desafia-o e ele vê-a como a mulher que ele quer a seu lado, não como um adorno mas como uma igual, uma alma gémea. Uma mulher de sonho, a mulher dos seus sonhos.
É uma história de um amor verdadeiro, porém na minha opinião, achei que a acção e os eventos decorreram muito rápido, de resto, achei a história engraçada e deu para passar um bom bocado.

sábado, 6 de junho de 2015

Slated - Reiniciada [Slated 1], de Teri Terry - Opinião

Título original - Slated
Saga: Slated #1
Editora: Lápis azul
Sinopse: Kyla Davis está prestes a entrar numa nova vida. As suas memórias foram apagadas e, com elas, todo o conhecimento que tinha antes de ter sido Reiniciada. Como pena para um crime que, como tudo o resto, desconhece, tudo o que a identificava foi removido. Agora, Kyla tem à sua espera uma nova família e um novo início de vida, e a responsabilidade de cumprir tudo aquilo que esperam dela - caso contrário, as consequências poderão ser pouco agradáveis. Mas, mesmo enquanto se tenta adaptar à comunidade, Kyla começa a questionar. Há pessoas a desaparecer à sua volta e uma vigilância opressiva em que todos parecem estar apenas à espera que ela cometa o seu primeiro erro. E, algures por dentro, há memórias que lutam para surgir. Talvez ela não seja apenas a boa menina Reiniciada que todos lhe exigem que seja. Mas quem é, então?

Opinião:

Este é o primeiro volume da trilogia Slated de Teri Terry, que é também a obra que marca a minha estreia com a autora.
Num futuro não muito distante, Kyla é uma jovem que teve as suas memórias todas apagadas e foi reiniciada, pelo que teve que passar por todo um processo de reaprendizagem, antes de ser adoptada pela família que lhe foi atribuída. 
Numa conversa particular entre os pais, chega-lhe aos ouvidos que aquela é a sua última oportunidade. Ela toma conhecimento de que reiniciados são antigos delinquentes, aos quais a sociedade decidiu dar um novo começo. Eles são monitorizados através de uma espécie de bracelete, o Levo, que regista os valores dos seus níveis, sendo que 5 é o valor médio, acima é óptimo, e abaixo de 5 é preocupante e poderá levar ao colapso e eventual morte, consoante o valor registado. Portanto este é um dispositivo que jamais deverá sair.
A Kyla é então reinserida na comunidade, começa a ter aulas e conhece outros como ela. Assim, ela nota que é diferente dos reiniciados, e tenta "encaixar-se", caso contrário poderá ser devolvida ou denunciada pelas suas acções. Depressa ela compreende que não existe liberdade de expressão, ou verdadeira liberdade, sendo que existe uma força, os Lordens, que controla qualquer manifestação contra os ideais da sociedade, que leva as pessoas. Supostamente esta força surgiu para contra atacar grupos terroristas e actos violentos, mas acaba igualmente, por ter completo domínio sobre o cidadão comum. Quem iria querer uma coisa dessas?
Mais um livro bem ao género distópico! Sabe-me tão bem ler ocasionalmente o género. Claro que jamais apreciamos a descrição do que a sociedade referida inflige aos cidadãos, mas é espantoso a força de vontade e a força motriz que os faz quebrar as amarras! Acho que a autora esteve muito bem neste primeiro livro, foi evidente o crescimento da protagonista, que amadureceu e tornou-se num ser mais complexo e interessante de se acompanhar. A acção foi outro aspecto que atingiu o auge na parte final do livro, e esse é o motivo que me faz querer saltar imediatamente para o livro que se segue.
Gostei bastante do facto da Kyla apresentar-se como uma reiniciada com capacidade de pensar por si própria, e ainda de ser "alimentada" pela fúria, já que, contrariamente aos seus iguais, os seus valores aumentam em vez de caírem imenso. Por outro lado, é esse o motivo impulsionador para que o Ben tomasse a sua decisão, ele não conseguiu protegê-la e quer alterar isso (e não só...).
Creio que o que a autora quis transmitir-nos com os pesadelos e sonhos recorrentes que a Kyla tem, além de serem memórias são também parte do processo de "libertação" do seu eu interior, e isso só me levou a querer ler mais acerca dos sonhos. Fiquei intrigada com o sonho referente ao autocarro, será possível que ela tenha estado lá?
Outras personagens como a mãe, o pai e a dra. Lysander aguçaram-me a curiosidade, parecem uma coisa mas mostram-se diferentes no decorrer da história. Contudo com a dra. não conseguimos realmente descobrir muito, trata-se de uma personagem muito enigmática e as suas atitudes ainda não são claras. Surpreenderam-me algumas das suas atitudes, será apenas curiosidade cientifica?
Gostei que tivéssemos descoberto a identidade anterior da Kyla, porém apreciaria que mais informações tivessem sido dadas, sobretudo do que levou a que ela fosse reiniciada. Já que não foi o caso, creio que leremos mais acerca disso nos volumes que se seguem :) 
Gostei imenso e aconselho. Esta é uma saga que quero continuar :)