Marcadores

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Feira Alfarrabista Agosto

Boas pessoal!
Na próxima quinta feira, dia 27 de Agosto, entre as 9H e as 18H, irá realizar-se a feira alfarrabista no Mercado dos Lavradores, na cidade do Funchal. 
Será uma excelente oportunidade para adquirir livros em segunda mão, logo com preços mais em conta e para todas as carteiras. Apareçam por lá :)

Desafio literário - Desafio das cores 2015

Olá a todos, 
enquanto navegava pela internet deparei-me com um desafio muito engraçado pois relaciona livros com cores, o qual eu passo a explicar.
O desafio consiste em ler nove livros, estando cada um relacionado com uma cor, quer seja integrante do título do livro ou sendo a cor dominante na capa.
O desafio foi proposto por um blogue estrangeiro e assim que o vi, soube que tinha que realizá-lo! Só que modifiquei alguns exemplos sugeridos e fiz uma alteração na alínea 9, antes dizia apenas um livro com palavra que implica cor, adicionei a opção uma capa que implica cor.



Sendo que a cor terá que ser uma palavra integrante do título do livro ou a cor dominante na capa, as categorias são:

1 - um livro com azul ou tons relacionados (ciano, azul marinho, turquesa...)
O teorema Katherine, John Green
2 - um livro com vermelho ou tons relacionados (cor de vinho, carmesim, borgonha...)
Alvorada vermelha, Pierce Brown
3 - um livro com amarelo ou tons relacionados (limão, dourado...)
Momentos mágicos, Nora Roberts
4 - um livro com verde ou tons relacionados (lima, esmeralda...)
Harry Potter e o príncipe misterioso, J.K. Rowling
5 - um livro com castanho ou tons relacionados (avelã, chocolate...)
Harry Potter e a ordem da fénix, J.K. Rowling
6 - um livro com preto ou tons relacionados (carvão, ébano...)
Foge, Lisa McMann
7 - um livro com branco ou tons relacionados (pérola, marfim...)
The raven boys, Maggie Stiefvater
8 - um livro com outra cor qualquer ainda não mencionada (rosas, arroxeados, laranjas, prateados, cinzas...)
Trocada, Amanda Hocking --> Laranja
9 - um livro com uma capa ou palavra que implica cor (arco-íris, riscas, xadrez, às bolinhas, estampado, pálido, sombreado...)
After Dark - Os passageiros da noite, Haruki Murakami

Notas:
Qualquer livro é válido de Janeiro a 31 Dezembro.
É possível que livros deste desafio constem de outros.

À semelhança dos outros desafios, à medida que vou lendo vou actualizar com o link directo para os respectivos títulos, para que possam ver a opinião. 
Sempre que quiserem ver os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue.

Fractured, de Dani Atkins - Opinião

Título original - Fractured
Sinopse: Rachel’s life is perfect. A handsome boyfriend, great friends and the prospect of starting at university in a few weeks means she’s never been happier. But in a single heartbeat her world falls apart forever.Five years later, Rachel is still struggling to come to terms with the tragedy that changed everything. Returning to her hometown for the first time in years, she finds herself consumed by thoughts of the life that could have been. But when a sudden fall lands her in hospital, Rachel awakes to discover that the life she had dreamed about just might be real after all.
Unable to trust her own memories, Rachel begins to be drawn further into this new world where the man she lost is alive and well but where she is engaged to be married to someone else . . .
FRACTURED is a heart-warming tale of love and second chances which will leave you wondering whether two very different storylines can ever lead to the same happy ending.

Opinião:

Comecei a ler esta obra sem saber de quaisquer comentários, achei a capa apelativa, a sinopse pareceu-me interessante e atirei-me de cabeça.
A Rachel é feliz, tem um pai extremoso, amigos maravilhosos e um namorado espetacular em todos os sentidos. Certo dia, o grupo de amigos decide reunir-se para um último convívio antes de cada um ir para a universidade, mas um terrível acidente traça o destino para duas personagens, definindo para sempre as suas vidas. Um deles, Jimmy, morre imediatamente e a Rachel fica marcada não apenas no corpo, mas sobretudo psicologicamente.
Passam-se cinco anos e é retomada a narração, com o iminente casamento de uma amizade no local onde tudo se passou. Isto significa o reencontro do grupo e estar face a face com os fantasmas do passado. Reticente em ir, Rachel cede ao pedido da melhor amiga e regressa à cidade, isto numa altura em que fortes dores de cabeça a assolam e evidenciam ser uma consequência grave e perigosa do incidente.
Após uma queda ela acorda no hospital, confusa com o que lhe é transmitido e com o que vê, e assim avançamos cinco anos no tempo e verificamos que estamos no mesmo ano que estávamos anteriormente! Acompanhamos agora uma outra vivência e de imediato são perceptíveis grandes diferenças, até que ela julga estar numa realidade paralela ou alternativa...mas estará mesmo? Qual será a verdadeira realidade?
Uau, adorei o livro! Em determinados momentos é um pouco confuso mas é uma confusão boa, pois ficamos intrigados com o que realmente serão ou não as memórias reais da protagonista! As situações parecem uma coisa, mas depois parecem outra coisa dentro dessa coisa e por ai em diante. Não quero fazer revelações mas gostei imenso! 
O final é surpreendente, houve uma altura que pensei ser algo naquele sentido, mas jamais me tinha passado pela cabeça aquele desfecho. A trama torna-se tão envolvente que eventualmente esse pensamento "evaporou-se".
A relação pai/filha é óptima e a relação melhor amigo/Rachel é fantástica e muito fofa, apesar dos sentimentos, ele sempre colocou a amizade e a amiga à frente do seu interesse e essa é das primeiras percepções que temos.
As personagens são interessantes bem como a história, agradou-me o toque de romance ao longo da trama e o mistério acerca da realidade, que manteve-me agarrada até às últimas páginas. Recomendo vivamente :)

Desafio Fantasia

Boa tarde,
decidi participar em mais um desafio, desta feita, o desafio fantasia num grupo do GR. Após uma votação para selecção do género preferido entre quatro categorias, este foi o vencedor.
O desafio consiste em ler pelo menos um livro de fantasia entre Agosto e Setembro, pelo que optei por:

- Pegasus e o fogo do Olimpo, de Kate O'Hearn
- Trocada, de Amanda Hocking (incluído também no Desafio Faerie)


É só clicarem nos desafios que são reencaminhados para os respectivos links.
À semelhança dos outros desafios, à medida que vou lendo vou actualizar com o link directo para os respectivos títulos, para que possam ver a opinião. 
Sempre que quiserem ver os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue.
Boas leituras :)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

The switch, de Emma Wildes - Opinião

Título original - The switch
Sinopse: Lord Adam Trevor is in a hellish situation. Married to the woman of his dreams, he finds that he is unable to actually consummate the union he has looked forward to for so long due to a recent accident. The doctors tell Adam he will heal, but in the meantime, he does not want to admit to his bride-to-be that he is less than a man. If only his twin brother, Alex, a notorious rake with an appetite for beautiful women, will stand in for him, maybe his lovely wife will never have to know ... Jacqueline is the luckiest woman on earth. Married to a man she adores, her life is a fairy tale ... except her husband is much different during the day than the sensual, hot-blooded lover who comes to her at night. Puzzled and off-balance, it isn't until one evening at a social function that she dances with her charming, seductive brother-in-law and suddenly wonders if there has been a switch...

Opinião:
Esta foi a minha estreia com a escritora e deveu-se a uma leitura conjunta decorrida em Agosto, organizada pela Raquel do Readings sunshine. Já tinha ouvido muito falar desta autora e tive curiosidade em conhecer algum trabalho dela, pelo que optei por começar por um romance "stand alone".
A obra inícia-se no dia do enlace do Lorde Adam com Jacqueline, com o noivo a confidenciar ao irmão que devido ao acidente que teve com o cavalo semanas antes, está a sofrer de impotência. 
Envergonhado e com o orgulho ferido por não querer admitir à noiva o seu problema, segue-se um pedido insólito. Adam pede a Alex que o substitua no leito até o seu problema estar resolvido. Após alguma discussão ele acede ao pedido, o qual apenas é possível uma vez que são gémeos idênticos. 
Assim, de dia Adam é o esposo delicado e ocupado com o que advém do seu título, e durante a noite dá-se a troca e "Adam" parece outro, demonstrando ser um amante exímio. Contudo, tal situação gera tensão entre os irmãos e a própria esposa começa a notar isso e inclusive alterações comportamentais no marido. Eventualmente, ela começa a questionar-se.
Como a sinopse é tão reveladora, creio poder expressar abertamente a minha opinião.
Este é um livro com uma história um pouco convencional, que remete ao adultério ainda que por omissão. A esposa não estava ciente e o marido vê naquela opção um acto de amor, e digo isto porque ele sacrifica a sua felicidade em prole da felicidade dela.
A história vai-se desenrolado, mostrando-nos uma trama repleta de cenas ousadas, pautada por momentos intensos de paixão. De um modo geral, achei as personagens interessantes e atrevo-me a dizer que teve mais piada conhecer o Alex do que o Adam, que muitas vezes acaba por ser relegado para segundo plano. O estranho plano dos irmãos e claro a troca, fez com que o Alex visse o que estava a perder e o quão vazia era a sua vida anteriormente, permitindo-nos acompanhar o crescimento pessoal que teve ao longo da obra.
Apreciei esta leitura contudo parece-me que faltou um pouco de profundidade na história, no sentido que a Jacqueline descobriu que foi enganada e a ocorrência resolveu-se demasiado rápido. Sendo ela uma personagem inteligente e apaixonada por Adam, foi capaz de entender o motivo para o que foi feito, mas não teve a densidade de sentimentos e emoções que eu esperaria numa situação daquelas. 
De resto, foi uma leitura agradável que me proporcionou bons momentos de entretenimento. Aconselho :)

sábado, 15 de agosto de 2015

Wings - O beijo dos elfos [Wings 1], de Aprilynne Pike - Opinião

Título original - Wings
Saga: Wings #1
Editor: Edições contraponto
Sinopse: Nesta extraordinária história de magia, intriga e romance perigoso, tudo o que pensavas conhecer sobre o mundo das fadas vai mudar.
Excerto
«Laurel estava hipnotizada a olhar para as coisas pálidas com olhos grandes. Eram terrivelmente belas, demasiado belas para exprimi-lo com palavras. Laurel olhou no espelho outra vez, pousando os seus olhos nas pétalas que pairavam ao lado da sua cabeça. Pareciam quase asas. »


Opinião:
Este foi o romance de estreia da autora, tendo sido muito aclamado globalmente, e editado em Portugal, decidi-me a lê-lo incluído-o no desafio faerie proposto por mim.
A Laurel sempre estudou em casa mas naquele ano estreou-se no sistema de ensino na cidade para onde a família mudou-se. Seguimos o seu quotidiano em Crescent, à medida que desbrava o desconhecido e faz amizades com David e Chelsea.
Certo dia ela nota um alto nas costas, que não para de crescer com o tempo. Esta ocorrência preocupa-a mas piora quando ela acorda e observa que no seu lugar agora existem belíssimas pétalas. A situação em si já é séria o suficiente porém quando ela se cruza com um rapaz diferente de tudo o que ela já viu (Tamani), ele revela-lhe coisas que ela jamais acreditou que pudessem ser verdade ou mesmo existir!
O seu mundo vira de pernas para o ar e apenas o David, que sabe o seu segredo, pode ajudar-lhe a provar a veracidade do que o Tamani lhe disse. Ela então decide regressar à antiga casa e procura respostas junto do Tam, descobrindo mais acerca do seu legado.
Nessa altura, a família atravessa um período financeiro mais preocupante e eis que surge um comprador para os terrenos da antiga casa, com uma proposta quase irrecusável. Sem querer revelar muito, Tam diz-lhe que é imperativo manter os terrenos na família devido a um importante segredo. Contudo algumas situações saem do controle e a trama toma outros rumos.
O conceito trabalhado pela autora é diferente de tudo o que li anteriormente, agradou-me o modo como foi descrita a fisionomia da protagonista. Para mim é tudo novo e então achei fantástico ela ter pétalas nas costas em vez do tradicional "apenas asas". Adorei ler acerca das características dos olhos e cabelos, literalmente a roçar a máxima popularmente difundida "somos aquilo que comemos".
Relativamente à reprodução confesso que fiquei admirada, embora já tivesse sido revelada a natureza da Laurel, não esperava que fosse linear à mesma (irão perceber ao ler).
Achei inesperado o rumo que a história tomou após o segundo contacto com o Tamani, pois foram-nos revelados interesses e a real identidade de uma personagem que parecia não ter importância ao longo do livro. Eventualmente, acabamos por ser sugados para uma luta do bem contra o mal, e a trama toma contornos que tornam-na bem mais interessante :)

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A queda de um anjo [Conto], de Afonso Cruz - Opinião

Opinião:
Não conhecia nenhum trabalho deste autor, pelo que seleccionei este conto para me estrear.
A protagonista faleceu, ora ao se encontrar no paraíso, não vê o seu esposo e afirma que se ele não está lá, quer ir ter com ele. 
Conhecemos a personagem, e imediatamente estabelecemos que ela ama e irá amar eternamente o marido, apesar de ser evidente em diversas ocasiões que o homem não é "flor que se cheire". Tal é a grandiosidade do sentimento, que ela está disposta a abrir mão do eterno repouso em paz para se juntar a ele no inferno.
Ao longo do conto é-nos apresentada uma contagem regressiva acompanhada de algumas memórias, representando a sua queda pelos sete círculos do céu até à revelação final
Com um final surpreendente, o leitor fica estupefacto e poderá ter que reler agora com uma nova perspectiva. Curiosamente, o conto dispõe de uma nota final e é exactamente este aspecto que elucidou a percepção de situações retratadas no texto. O conto está disponível de modo gratuito aqui.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

[2015] Balanço leituras 1.º semestre

Olá a todos,
a experiência no ano passado com as leituras e com o blog revelou-se muito gratificante e inteiramente satisfatória, diverti-me imenso a partilhar com vocês as minhas expectativas e as opiniões. 
Esses sentimentos estenderam-se ao presente ano e cada vez mais adoro este hobbie, pelo que tenho tentado arranjar mais tempo para leituras e publicações relativas às mesmas (o que tem sido um pouco complicado). Confesso que tenho algumas opiniões em atraso mas com o tempo, haverão de surgir aqui :)
Em todo o caso, optei por fazer este post a pensar nos mais distraídos ou naqueles que apenas conheceram o meu cantinho há pouco tempo. Aqui é apresentado um balanço relativamente ao que publiquei durante o primeiro semestre do ano. Eu distribuí os livros lidos por meses e coloquei imagens das capas com hiperligação, por isso ao clicar nelas são direccionados à opinião acerca das obras exibidas.
Se ainda não leram alguns, fica aqui a sugestão ;)
Boas leituras!


Janeiro


            

  
           


Fevereiro

            

       
               
   

Março

                  


                      


Abril

              


      


Maio

      


      


Junho

      


            

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Bitter frost [Frost 1], de Kailin Gow - Opinião

Título original - Bitter frost
Saga: Frost #1
Sinopse: All her life, Breena had always dreamed about fairies as though she lived among them...beautiful fairies living among mortals and living in Feyland.
In her dreams, he was always there the breathtakingly handsome but dangerous Winter Prince, Kian, who is her intended. When Breena turns sixteen, she begins seeing fairies and other creatures mortals don't see. Her best friend Logan suddenly acts very protective.
Then she sees Kian, who seems intent on finding her and carrying her off to Feyland. That's fine and all, but for the fact that humans rarely survive a trip to Feyland, a kiss from a fairy generally means death to the human unless that human has fairy blood in them or is very strong, and although Kian seemed to be her intended, he seems to hate her and wants her dead.
Bitter Frost Series is a Reader's Nomination For Science and Fiction in ALA YALSA, the same organization which awards the Printz Awards.


Opinião:
Desde que se lembra, Breena tem sempre o mesmo sonho acerca de uma festa num local mágico com criaturas irreais. Ao celebrar dezasseis anos começa a alucinar com esses seres, porém quando é atacada, logo percebe que são tangíveis. Mas é apenas ao ver Kian que descobre que seus os sonhos são afinal memórias.
O príncipe Kian levou-a para a Faerieland enquanto o amigo dela, Logan, ficou a lutar com o atacante. Nesta nova terra, ela vê-se prisioneira numa guerra que não é sua e assim toma conhecimento da sua origem e herança secreta. Isso explica o motivo de ela sentir-se em casa enquanto sonhava.
Devido à sua ascendência proeminente, a Bree torna-se alvo da atenção de outros e apercebe-se não só de interesses políticos, mas também que o perigo é imensamente grande, não apenas para ela mas incluindo aqueles que ama.
Uma história que nos apresenta o universo faerie segundo Kailin Gow, neste primeiro volume da saga Frost. Esta foi a minha estreia com a autora e o segundo livro que li relacionado a este tema. Notei algumas semelhanças com The Iron king mas a história acaba por evoluir de maneira própria, levando-nos por uma trama distinta. 
A trama ainda toca no assunto de destino, no sentido de amor destinado, realçando o facto de ter sido alegado que é uma força maior do que a magia em si. Ao longo do livro acompanhamos o crescimento pessoal da protagonista e é bastante agradável vê-la conhecer o que advém da sua herança faerie e a sua evolução.
Na parte final, parece ter um desfecho que chega demasiado cedo e deixando várias pontas soltas. Contudo visto tratar-se de uma saga, a continuidade virá nos volumes que se seguem, deixando o leitor curioso para saber o que se segue.

domingo, 9 de agosto de 2015

Desafio Faerie 2015

Olá leitores,
andei a ler o The iron king à conta de uma leitura conjunta no GR e gostei tanto que decidi ler mais e criar um desafio.
Este desafio consta na leitura de obras relacionadas com o mundo faerie e como tal, irá designar-se "Desafio Faerie".
As condições para participação são:
- O desafio decorre de Agosto até o final de Setembro
- O número de livros lidos depende da disponibilidade de cada um

- Podem ser lidos livros de uma única saga, ou diversos pertencentes a outros autores, desde que se mantenha no tópico.

Como sempre, podem juntar-se a mim e juntos iremos embarcar numa aventura mágica :)
Criei um evento no facebook, para aderir cliquem aqui Desafio Faerie.
Aceito sugestões, mas por agora na minha lista irão constar:


- The iron king, de Julie Kagawa
- Bitter frost, de Kailin Gow
- Wings - O beijo dos elfos, de Aprilynne Pike
- Trocada, de Amanda Hocking


À semelhança dos outros desafios, à medida que vou lendo vou actualizar com o link directo para os respectivos títulos, para que possam ver a opinião.
Sempre que quiserem ver os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Foge [Caçadora de sonhos 3], de Lisa McMann - Opinião

Título original - Gone
Saga: Caçadora de sonhos #3 / Dream catcher #3
Editor: Everest Editora
Sinopse: Para Janie, ver-se arrastada para dentro de sonhos de outras pessoas já não é novidade. Não pode dizer a ninguém o que faz, porque não acreditariam ou achariam que é maluca. Janie vive no limite, sob a maldição de uma capacidade que dificilmente consegue controlar. Descobre toda a verdade sobre a sua habilidade e também sobre a sua grande debilidade. O seu destino como recetora de sonhos parece estar selado, e o que vai acontecer acabará por ser muito mais perigoso e sinistro do que algum dia havia imaginado. Janie pensa saber o que o futuro lhe reserva e está mais ou menos conformada. Mas custa-lhe a ideia de Cabel o partilhar - e sofrer - com ela. No entanto, sabe que ele ficará sempre a seu lado, apesar dos seus terríveis pesadelos. Ele é um rapaz fenomenal e ela, um completo desastre. Por isso, só lhe ocorre, uma maneira de lhe proporcionar a vida que ele merece: separando-se dele para sempre. Então, aparece um desconhecido que vira tudo de pernas para o ar. O futuro é ainda mais abominável do que Janie imaginava, e as suas opções ainda mais atrozes do que havia pensado. Só ela poderá escolher o melhor de dois males.


Opinião:
A ignorância é uma bênção. Muitos pensam assim mas a Janie tinha que saber o que viria junto com o dom/maldição que lhe acomete. Ela descobriu o que o futuro lhe reserva, e terá que viver com a escolha que fizer. Embora ela seja a pessoa prejudicada, a opção tomada irá também afectar o Cabel, o amor da sua vida.
Um estranho entrou na sua vida e seguramente abalou o seu mundo. Aquilo que ela achava certo, não o é necessariamente...
[Contém spoilers] 
Após quase devorar as obras anteriores, finalmente abracei o derradeiro livro que me trouxe o tão aguardado desfecho da saga Wake. Achei o segundo volume muito bom, pelo que peguei neste quase imediatamente. A trama estava tão interessante, quis ver como a Janie ia lidar com os seus problemas e o que iria optar por fazer.
Gostei de ver mais momentos de interacção mãe-filha, ainda que bastante incomuns. Permitiram-nos tomar conhecimento acerca do passado e um pouco da história de vida delas, e ainda deram-nos a conhecer o pai da Janie, Henry. Afinal o progenitor desaparecido mantinha-se desse modo, pois também era portador das interacções com sonhos. 
Ele próprio fez a sua escolha e como já imaginava, isso trouxe consequências. Contudo, achei que essas seriam apenas relacionadas com a forma de viver dele, jamais pensei que poderiam afectar outros aspectos da sua vida. Isso foi uma grande reviravolta na história e deixou-me com uma angústia ao perceber que a Janie, teria um futuro desagradável em qualquer das hipóteses.
Concluído o livro, fiquei satisfeita com o desfecho e encerro assim o desafio trilogia a que me tinha proposto. :)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Novo separador Sagas/Séries

Nós que partilhamos a paixão pela leitura, não abrimos mão das sagas. Quem é que não adora continuar no universo das histórias que nos envolvem e apaixonam? São realmente indispensáveis :D
Tendo isso em mente foi criado este cantinho, para expor de modo agrupado e ordenado opiniões de livros das sagas que vão sendo devoradas por mim. Com o passar do tempo, espero conclui-las. Seguramente vocês já leram várias delas, as restantes ficam aqui como sugestões :)

Ora espreitem lá
 --------------------> Sagas/Séries

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Teme [Caçadora de sonhos 2], de Lisa McMann - Opinião

Título original - Fade
Saga: Caçadora de sonhos #2 / Dream catcher #2
Editor: Everest Editora
Sinopse: Para Janie e Cabel, a realidade está a provar ser mais dura do que os sonhos. Procuram um pouco de tempo para estar sozinhos, mas sem sorte. Na escola secundária de Fieldridge estão a acontecer coisas estranhas, mas ninguém fala disso. Quando Janie intercepta um dos violentos pesadelos de uma colega e descobre o que realmente se passa na escola, o caso por fim começa a abrir-se. É hora de desmascarar os culpados. Janie descobre a verdade sobre a sua habilidade, mas também sobre a sua debilidade. O seu destino como receptora de sonhos parece estar selado e o que vai acontecer será muito mais perigoso e sinistro do que ela alguma vez havia imaginado.


Opinião:
Neste segundo volume, Janie e Cabel continuam a trabalhar com a polícia. Desta feita são ambos agentes infiltrados num novo caso onde há suspeita de um predador sexual no liceu onde estudam. Para que não haja desconfianças, eles não podem ser vistos juntos, então acabam por manter a relação em segredo.
Agora que entende mais algumas coisas acerca do seu dom, a Janie continua a usá-lo para ajudar algumas pessoas e para tentar encontrar pistas acerca do caso em mãos. A directora da polícia está ciente da sua capacidade e entrega-lhe as notas e ficheiros que eram da senhora Martha.
Assim que lê um pouco, sonha com a Martha e esta diz-lhe que ao direccionar o sonho para ali, ela irá aparecer para ajudá-la até estar preparada. Contudo, há um misterioso caderno de notas cujo conteúdo encerra conhecimento acerca das suas capacidades, mas a decisão de lê-lo não deve ser tomada de ânimo leve, pois o conteúdo é demasiado sério para ser ignorado. Sobretudo agora que ela demora mais tempo a recuperar-se das visitas aos sonhos.
Tantas decisões difíceis a tomar, com repercussões no futuro da Janie.
[Contém spoilers] Achei esta obra mais interessante do que a anterior. O caso policial que foi trabalhado era bem mais sério, e o facto da protagonista estar infiltrada e ainda por cima envolvida directamente na acção, tornou tudo mais intenso. Fiquei "aflita" quando percebi que ela tinha sido drogada, vendo-a indefesa na toca do lobo.
Relativamente ao caderno, achei alguns aspectos difíceis de digerir, apesar de suspeitar da informação mais preocupante. A Janie tomou conhecimento do que está para vir, mas só saberemos ao certo como as coisas irão prosseguir na obra seguinte.
Fiquei com curiosidade para descobrir como evolui a relação com o Cabel e se obtemos algumas informações acerca da família da protagonista. Por exemplo, se mais alguém já teve aquele dom ou se o homem tipo hippie dos sonhos da mãe é o pai ou coisa assim. Enfim, concluída a leitura, fiquei intrigada e com vontade de avançar rapidamente para o final da trilogia.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As doze princesas bailarinas [Conto], de irmãos Grimm - Opinião

Um rei tinha doze filhas, à noite iam para o quarto e de manhã os seus sapatos apareciam sempre gastos. O rei não entendia como isto era possível, uma vez que elas eram trancadas na divisão. 
Para satisfazer a curiosidade, o rei fez saber que iria tornar rei após a sua morte, quem descobrisse o mistério ao fim de três dias e três noites. Contudo, se não fosse apresentada uma resposta até ao fim do prazo, seria morto.
Inúmeros candidatos vinham e acabavam por morrer, e os sapatos gastos continuavam a amontoar-se. Afinal o que é que acontecia?
Quis ler este conto após ver uma referência ao mesmo num blogue, visto que um livro da Juliet Marillier que já opinei, Danças na floresta, tem por inspiração esta obra. A curiosidade falou mais alto.
É um pequeno conto, de leitura fácil e rápida, com descrições apelativas da floresta visitada pelas raparigas. O local é verdadeiramente mágico e encantador, e é claro que para cada princesa, havia um príncipe. 
Ao contrário do Danças na floresta, no qual ficamos seguros de que não será possível regressar à floresta, neste conto essa possibilidade fica em aberto, permitindo ao leitor dar asas à sua imaginação.

sábado, 1 de agosto de 2015

The iron king [The iron fey 1], de Julie Kagawa - Opinião

Título original - The iron king
Saga: The iron fey #1
Sinopse: Meghan Chase has a secret destiny; one she could never have imagined.
Something has always felt slightly off in Meghan's life, ever since her father disappeared before her eyes when she was six. She has never quite fit in at school or at home.
When a dark stranger begins watching her from afar, and her prankster best friend becomes strangely protective of her, Meghan senses that everything she's known is about to change.
But she could never have guessed the truth - that she is the daughter of a mythical faery king and is a pawn in a deadly war. Now Meghan will learn just how far she'll go to save someone she cares about, to stop a mysterious evil, no faery creature dare face; and to find love with a young prince who might rather see her dead than let her touch his icy heart.

Opinião:
O pai da Meghan desapareceu sem deixar rasto quando ela era criança, o que motivou a mãe a mudar-se com ela para uma pequena localidade para começarem de novo. A mãe casou-se e teve outro filho, Ethan, e moram agora numa fazenda isolada.
Na véspera do aniversário da Meghan, o pequeno Ethan afirmou ter um monstro no armário e a irmã foi verificar que estava vazio, mas ao virar-se viu uma sombra pelo canto do olho, atrás da porta do quarto. Mais tarde, surge uma mensagem incessante no monitor do computador escolar que a ameaça, dizendo que irão buscá-la, é então que ela vê com nitidez a sombra que a observa. No mesmo dia, fica a saber que o irmão foi atacado pelo cão da família, este confidencia-lhe que o animal está inocente, dizendo-lhe que estava a ser levado pelo monstro e que foi o cão que o afugentou. 

No seu aniversário, a Meghan encontra a mãe inconsciente e descobre que o seu irmão foi raptado por criaturas, é aí que tem inicio a sua jornada na terra dos faery.
Ao chegar a um dos reinos ela é levada perante o rei que lhe revela ser o seu pai biológico. O seu mundo parece desabar com a descoberta da sua ascendência e do facto de ela ser parte da comunidade faery. Ela não queria acreditar, porém quanto mais tempo passa lá, mais o seu aspecto se altera, revelando a sua verdadeira herança.

Para piorar, e para seu desgosto o Ethan não se encontra lá, é então que ela parte novamente noutra aventura com novos ajudantes. Rapidamente compreende que naquele lugar tudo tem um preço, o que estará ela disposta a pagar para salvar o seu irmão?
Este foi o meu livro de estreia com a autora, cuja leitura surgiu como parte de um desafio read-along de fantasia urbana. Confesso que achei a capa bem gira mas fiquei interessada pela leitura da sinopse. Como este é o primeiro livro que leio acerca de faerys propriamente, não sabia muito bem o que esperar. É claro que não depende só da descrição do mundo sobrenatural, mas sobretudo do conteúdo. 

Atirei-me de cabeça e digo-vos que este foi um livro difícil de largar. A maioria dos meus tempos livres foi na verdade, dedicada à descoberta desta obra e do mundo mágico que acolhe. Adorei ler as descrições dos locais do mundo faery, como as cortes, que diferem tanto entre si mas são ricamente exploradas nas palavras da autora. Somos convidados a entrar naquele mundo fantástico e somos deslumbrados pela essência dos locais e pela variedade de criaturas que neles habitam.
Obviamente que a história acabou por aprisionar-me à obra. No inicio dá-se uma evolução um pouco mais lenta, pronto, para conhecermos as personagens e nos situarmos nas suas vidas. Quando dá-se o rapto, aí sim, verifica-se um aumento de intensidade e torna-se bastante mais agradável acompanhar a jornada da Meghan.
Adorei a integração da corte iron fey na trama. Achei genial os novos tipos de seres que abriga e a explicação para a sua existência. 
Ao dar-se a revelação que motivou o ataque pessoal à Meghan, achei que iria ser para utilizá-la directamente como uma arma letal contra as outras cortes, pelo que fiquei surpresa ao ver o que o rei iron pretendia.
Na minha opinião, o desfecho foi bem conseguido. Terminou uma fase e fica patente a continuação de uma nova aventura no volume que se segue. Aconselho.