Marcadores

sexta-feira, 30 de junho de 2017

[2017] Balanço leituras 1.º semestre

Olá seus lindos,
trago-vos o balanço das minhas leituras referentes ao primeiro semestre do ano. Para quem é novo por estes lados: a cada seis meses tenho vindo a fazer uma publicação (vá lá, um post :p ) com o intuito de expor o que me foi passando pelas mãos. Aqui é incluído tudo, quer seja em formato físico ou digital, ou se trate de livros ou contos.
Por norma, coloco cada mês e as imagens das capas do que andei a ler. A imagem, por sua vez, contém uma hiperligação que direcciona o leitor à respectiva opinião publicada.
A ideia é simples e fica bem gira, mas aqui entre nós, é um bocado trabalhoso, contudo o resultado final agrada! Vejam por si mesmos!


Janeiro


            


Fevereiro


            


Março


     

Abril
















Maio














Junho

sexta-feira, 16 de junho de 2017

O último final feliz [The school for good and evil 3], de Soman Chainani - Opinião

Título original - The last ever after
Saga: The school for good and evil #3
Editora: Individualivros
Sinopse: Tudo quanto era antigo se torna, uma vez mais, novo, à medida que Sofia e Agatha lutam contra o passado e o presente, na tentativa de descobrir o final perfeito para os seus contos de fadas.
Agatha e Sofia, que em tempos foram as melhores das amigas, são agora inimigas, e pensavam que tudo tinha ficado resolvido, a partir do momento em que se tinham separado. Agatha foi recambiada para Gavaldon, juntamente com Tedros, enquanto Sofia ficou com o jovem e belo Reitor.
Mas, à medida que se vão adaptando às suas novas vidas, as suas histórias vão ter que ser reescritas e, desta vez, não serão as únicas. Com as duas raparigas separadas, o Mal tomou conta dos acontecimentos e os vilões do passado regressaram com desejos de vingança. Não só pretendem uma segunda oportunidade para reescrever os seus contos de fadas, como também querem transformar o velho mundo do Bem e do Mal num reino maligno, com Sofia como sua Rainha. Só Agatha e Tedros podem travar a ascensão desse malévolo reino do Mal - e O Último Final Feliz de todos.
Soman Chainani traz-nos ação, aventura, riso, romance, e mais desfechos inesperados do que nunca, nesta extraordinária conclusão da série A Escola do Bem e do Mal.


Opinião:
Tanto se passou até chegar aqui, a Agatha e a Sofia estão agora em pólos opostos de uma guerra sem igual. Agora que o reitor voltou, ele quer fazer de Sofia a rainha do mal mas a Agatha e o Tedros acreditam que podem alcançá-la e apelar ao seu bom senso.

Isto é um tanto dificil pois a Sofia teme acabar sozinha e parece disposta a aceitar qualquer forma de amor, seja lá qual for a consequência...
Finalmente, o tão aguardado desfecho desta saga que me deixou encantada!
Sim senhor, um livro que não desiludiu e um desfecho à altura, o autor conseguiu manter-me presa às páginas do principio ao fim, foi fantástico! Há imenso tempo que já não me sentia assim tão realizada ao terminar uma saga, caramba!
Não quero estar a fazer revelações mas é bem difícil não falar sobre as grandes surpresas que tive com este volume, quem diria que havia algo por detrás da relação das personagens? 
Excelente leitura, sem dúvida uma das minhas sagas predilectas, aconselho ;)

domingo, 11 de junho de 2017

Um mundo sem príncipes [The school for good and evil 2, de Soman Chainani

Título original - The school for good and evil
Saga: The school for good and evil #2
Editor: Lápis azul
Sinopse: Sofia e Agatha estão de volta a Gavaldon, mais amigas que nunca e, após um breve período de fama, resultante de terem quebrado a maldição do Reitor, prontas a retomar uma vida de normalidade. Ou será que não? Num momento de fraqueza, Sofia e Agatha pedem um desejo. E o desejo de uma delas volta a abrir as portas entre os mundos. A única hipótese de sobreviverem aos ataques que agora assolam Gavaldon é regressar, mais uma vez, à Escola do Bem e do Mal. Mas a escola já não é a mesma que deixaram para trás. E há uma nova guerra iminente, uma que só elas podem impedir. 


Opinião:
Passada uma temporada afastada da saga, resolvi retomá-la e continuar a leitura. Um mundo sem príncipes levou-me de volta ao fantástico universo criado por Soman Chainani, onde as coisas nem sempre são o que parecem.
Ao quebrarem a maldição do reitor, Agatha e Sofia regressam a salvo a casa mas algo mudou, há um anseio por algo mais. Quando pedem um desejo, as portas entre os mundos são novamente abertas e novos perigos espreitam. As amigas vêem-se forçadas a regressar à Escola do Bem e do Mal, mas deparam-se com um cenário inesperado no qual não há príncipes. 
Os rapazes foram banidos para outra escola, bem como o corpo docente masculino, agora não é Bem e Mal, algo do género raparigas vs rapazes, há uma nova directora Sader, que parece saber sempre de tudo e há um "prémio pelas cabeças" das protagonistas! Mas o que raio se passou?
[Pode conter spoilers]
Inspiradas pela atitude da Agatha e Sofia no desfecho do volume de estreia, princesas e raparigas por todo o lado estão a "dar um par de patins" aos seus príncipes e rapazes no geral, sendo que isso leva a completas alterações no curso das histórias que todos cresceram a ouvir. 
Princesas passam a descuidar da sua aparência e modos, contudo parecem mais desinibidas, independentes e corajosas. Quem não achou piada nenhuma, foram os príncipes que sentem-se excluidos e impotentes, atribuido culpas às meninas e querendo fazer justiça pelas próprias mãos!
Aquela directora é muito estranha, deita "lenha na fogueira" com mais frequência do que seria de esperar de uma figura proeminente de autoridade da escola, ainda para mais na iminência de uma guerra sem precedentes.
Se a história já foi surpreendente no primeiro volume, aqui conseguiu manter o ritmo, beneficiando bastante das situações hilariantes ao longo do livro. Achei que houve um desenrolar apropriado da acção, sem que houvesse, como é frequente nalgumas sagas, "palha".
Gostei bastante deste título, aquelas raparigas conseguem sempre me surpreender! E aquele desfecho? Totalmente imprevisível!!! As coisas que as pessoas fazem por achar que merecem só um tipo de amor (não vou fazer revelações mas quem já leu deve ter ficado como eu :-o )
Aconselho veemente!