Marcadores

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Crown of acorns, de Catherine Fisher - Opinião

Título original - Crown of acorns
Sinopse: In an absorbing mystery thriller, a teenage girl with a past arrives in a new name, new identity, new foster family. She has chosen the city herself, and is fascinated by its harmony and beauty, but is clearly in fear of discovery. She is nursing a secret from her early childhood, a secret that produces new terrors for her the moment she fears her identity has been spotted. A parallel narrative tells of a young architect's apprentice, Zak, in 1750 - working with Jonathan Forrest, a man obsessed with past Druidic mysteries and a new architectural vision for the city. He plans to create the world's first circular terraced street, the King's Circus - a plan greeted with scorn and derision. Zac soon realises there's more than just obsession with an architectural vision; there is some secret associated with building a hidden chamber in the centre of the Circus. But Zac himself has his own confused and highly destructive agenda ...These narratives are framed by the voice of Bladud - mythical first builder of the city, destined to die in trying to fly. And ultimately his narrative brings all together in a clever and brilliantly intriguing climax.

Opinião:
No inicio é tudo muito misterioso e confuso, difícil até de se navegar. Acompanhamos o decorrer de eventos em três épocas distintas: na actualidade com "Sulis", no século XVIII com Zac e ainda anteriormente, muitos séculos atrás com Bladud.
Começam por ser histórias diferentes mas com um elo comum, que é a localização geográfica - a cidade inglesa Bath. Eu já estive em Bath e a cidade é linda, com uma bonita arquitectura e é muito popular juntos dos turistas.
Os aspectos que achei cativante nesta obra são: ela mistura fantasia, mistério e ficção histórica, e a descrição dos elementos arquitectónicos que quase que nos transportam para lá.
Eu fiquei bastante curiosa para conhecer as histórias das personagens, eles tinham muito potencial, houve todo um grande "build up" mas quando terminei o livro, fiquei um bocado decepcionada, tem pontas soltas e realmente parece faltar qualquer coisa.
★★★

terça-feira, 16 de julho de 2024

Ruina e revolta [Shadow and Bone 3], de Leigh Bardugo - Opinião

Título original - Ruin and rising
Saga: Shadow and bone #3 / Grisha #3
Editora: 1001 Mundos
Sinopse: Combatente. Invocadora. Santa. O destino da nação depende de uma Invocadora do Sol destruída, de um batedor caído em desgraça e dos restos despedaçados de um exército mágico outrora magnífico. O Darkling governa a partir do seu trono de sombra enquanto Alina Starkov, enfraquecida e sob a proteção dúbia dos zelotes que a veneram como Santa, recupera da batalha que travaram. A esperança concentra-se numa criatura há muito desaparecida e na possibilidade de um príncipe rebelde ter sobrevivido. Com aliados e inimigos em pé de guerra, só Alina se impõe entre o seu país e uma onda crescente de escuridão capaz de destruir o mundo. Para vencer, terá de conquistar o poder de uma lenda — mas apoderar-se do pássaro de fogo poderá ser a sua perdição.

Opinião:
Com o final do segundo volume, as coisas não estavam fáceis e o futuro não parecia brilhante. Tanta coisa correu tão mal e houve tanta perda mas ainda havia esperança: o pássaro de fogo.
Após mais uma série de dificuldades, os nossos guerreiros seguiram para o desconhecido à procura da mítica criatura apenas com um palpite de onde poderia ser encontrado.
Gente, eu não sei do que é que eu estava à espera que acontecesse quando a Alina tivesse os três amplificadores, mas com certeza não era aquilo! Que surpresa, veio confirmar que tudo na vida tem o seu preço. Até fez sentido na história embora confesso que fiquei desiludida.
Adorei ler acerca da história da Baghra, ensinou-nos tanto e deu-nos contexto para determinadas coisas. 
Acerca de outras personagens no geral e sem querer dar spoilers: o Darkling foi um vilão fascinante, o Nikolai foi fantástico e o Mal "ficou melhor", houve um crescimento pessoal e também teve atitudes mais maduras.
Em suma, este livro foi repleto de acção e reviravoltas que me deixaram agarrada até o final.
★★★★