Marcadores

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Luz e sombra [Shadow and Bone 1], de Leigh Bardugo - Opinião

Título original - Shadow and bone
Saga: Shadow and bone #1 / Grisha #1
Editora: 1001 Mundos
Sinopse: Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.

Opinião:
Tinha esta saga há imenso tempo na minha TBR list, que só tem vindo a crescer! Depois de ver a série, senti que a leitura tinha que estar para breve e desta vez realmente estar convicta de que o breve não seria adiado...e acabou por ser. Só li este ano mas fiquei contente de o ter feito. Meti na cabeça que ia ler a saga e desta forma completaria o desafio ler uma trilogia.
Eis que vou toda animada porque tinha gostado imenso da série, dos efeitos, da história e lancei-me no universo grisha.
Li este volume rapidamente e acabei um pouco desiludida pois era diferente da primeira temporada da série. Obviamente tenho a noção de que se trata de uma adaptação e é por isso que eu prefiro ler os livros primeiro e apenas depois ver as adaptações ao pequeno ou grande ecran.
Adorei a introdução ao universo grisha, os personagens e como se relacionam, o facto de algumas pessoas possuírem habilidades e de não serem excluídas pela sociedade. Por outro lado, existe muita disparidade entre classes sociais e a terrível névoa escura - e os volcra lá contidos - que tomou parte do território há muitos anos atrás.
Foi muito giro acompanhar a Alina na descoberta da sua habilidade e de onde isso a levou, bem como as suas interacções com o sensual e poderoso Darkling. O Maly é sexy e habilidoso, havia um potencial de triângulo amoroso mas pelo fim do livro acho que não vai rolar.
★★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário