Marcadores

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Hansel and Gretel, de Neil Gaiman - Opinião

Título original - Hansel & Gretel
Sinopse: This all happened a long time ago, in your grandmother's time, or in her grandfather's. A long time ago. Back then, we all lives on the edge of the great forest.

Neil Gaiman and Lorenzo Mattoti both remember the horror and fascination with which they read the Grimm Brothers' "Hansel and Gretel." The writer and the artist now join forces for a brilliant reimagining of one of humanity's most enduring tales. Be brave, be bold, and keep your wits about you--Gaiman and Mattoti are welcoming you into the woods.


Opinião:
Uma outra vertente da obra que a maioria de nós escutou e/ou leu na infância, desta vez com bonitas ilustrações de Lorenzo Mattoti, numa perspectiva, digamos mais obscura como é possível observar pela capa acima. Contudo não me pareceu que tivesse algo a acrescer ao conto original, por isso não é de facto um "retelling" como eu julgava.
Os irmãos Hansel e Gretel estão famintos e perdidos numa floresta, sem qualquer sinal do seu pai. Ao vaguearem sem destino, deparam-se com uma casa inteiramente feita de gengibre e doces e são recebidos por uma simpática idosa, muito amável que lhes oferece abrigo e comida, contudo o que os esperava era outra coisa inteiramente diferente.
Confesso que esta foi uma história que não me cativou muito quando era pequena, porém trouxe-nos importantes alertas que em todas as gerações prevalecerão, sobretudo não confiar em estranhos, e o que pode parecer bom, pode na verdade ser mau, muito me lembra aquela máxima "nem tudo o que brilha é ouro".

terça-feira, 16 de julho de 2019

A casa de vidro [As estações 1], de Anna Fagundes Martino - Opinião

Titulo original - A casa de vidro
Saga: As estações #1
Sinopse: Flores não crescem do nada - ou crescem? Para Eleanor, era o mistério que não conseguia responder: qual era o truque daquele jardineiro contratado para cuidar da estufa em sua casa e que transformara o lugar em uma floresta imaginária. Sebastian, o tal estranho, parece um homem como qualquer outro - exceto pelas perguntas desconcertantes que faz, ou pelo fato de que as plantas obedecem seus comandos de maneira muito intrigante...

Opinião:
Um homem chamado Sebastian é contratado para trabalhar na casa da família e o foco do seu trabalho será a estufa. Contudo este homem misterioso, acaba transformando completamente, não apenas o jardim mas também, a vida de Eleonor.
Resolvi experimentar e ler este livro, uma história curta num universo mágico, cuja acção se centra praticamente toda no jardim da casa da família. 
Achei esta história interessante, na qual dois mundos distintos se encontram, e desenrola-se uma história de amor improvável. 
Na minha opinião, julgo que ainda havia espaço para desenvolver um pouco mais a personagem do Sebastian porém, talvez será mais explorado no segundo volume. Fiquei com curiosidade.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

2 Die 4, de Nigel Hinton - Opinião

Título original - 2 Die 4
Sinopse: Ryan's new phone has everything - satellite tracking, movies, broadband. It's a dream phone. And then the messages start, and the visions...and soon the dream becomes a nightmare.

Opinião:
Uma outra obra descoberta à toa, uma história de horror acerca de um rapaz que comprou um fantástico telemóvel por uma pechincha. O dispositivo tinha tudo, carregava-se através de energia solar, não era preciso pagar mensalidade, nem estava limitado a redes móveis. 
Além de ser activado por voz, o telemóvel por vezes, parecia saber o que o Ryan queria e mostrava-lhe conteúdos sem que fizesse uma busca. Era um verdadeiro sonho, até a realidade decidir alcançá-lo e o encanto quebrar-se.
Logo, ele começa a receber mensagens de conteúdo enigmático e nota uma presença na sua casa, está tudo conectado com o dispositivo mas já é tarde quando se apercebe do que está por vir...
Outra história curta, de fácil leitura que me manteve entretida por algum tempo, por outro lado é um bocado macabra, e que mostrou que nada é verdadeiramente livre de custos. 

segunda-feira, 11 de março de 2019

Wasted, de L.A. Weatherly - Opinião

Título original - Wasted
Sinopse: For Jake, playing his guitar is his only respite from life with his alcoholic mother. When he runs away from home to escape his mother's violence, he ends up in a squat and resorts to busking to earn some cash. But will music help him get home? Gritty urban story.

Opinião:
Um livro que descobri aleatoriamente numa estante no Reino Unido, era pequeno, pelo que li-o lá na biblioteca. 
O Jake é um adolescente que vive com a sua mãe alcoólica, o que em si já é difícil, porém esta culpa-o pelo seu namorado a deixar e certa vez num acto de ira, ataca-o com uma garrafa partida. Ao temer pela sua vida e sem saber o que fazer ou a quem recorrer, o rapaz foge de casa com a sua guitarra e a roupa que tem no corpo.
O moço anda a perambular pela rua durante uns tempos, até que se junta a um grupo de sem abrigos, cujo líder decide ajudá-lo e acolhê-lo, contudo não o faz sem querer algo em troca.
O livro retrata uma dura realidade vivida por muitos, a convivência com entes que padecem de uma doença que necessita de tratamento, e muitas vezes, infelizmente, recai para actos violentos e desumanos junto daqueles que deviam ser os que mais amam e juraram proteger.
De notar que esta é uma obra dislexia "friendly". 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

My daylight monsters [Mary Hades 0.5], de Sarah Dalton - Opinião

Titulo original - My daylight monsters
Saga: Mary Hades #0.5
Sinopse: I always thought my demons came out in the day, rather than at night. I’ve never been scared of the dark. I’ve only ever been scared of real things: getting ill, having injections, physical pain… death. Those are my monsters, not ghosts or vampires or whatever else can hide under your bed at night.
I was wrong.
The dark makes everything worse.
When Mary’s psychiatrist advises a short stay at a psychiatric unit, her worst nightmares are confirmed. How can she get better in a place that fills her with dread? When she meets the other patients, she begins to gather some hope, until she realises that the death toll in the hospital is rising without explanation. Something sinister stalks the corridors and maybe she is the only one who can stop it…
Mary has to confront the Things that she sees if they are to stand a chance. But will she survive a confrontation with death itself?


Opinião:
Já andava para ler Mary Hades há algum tempo, mas optei mesmo por começar pelo "volume 0.5" para ter uma introdução à história.
Após um evento traumático, a Mary partilha com algumas pessoas que tem visões com umas criaturas horrendas, é então que dá entrada num hospital psiquiátrico. Porém ela não tem nenhum desequilíbrio mental e é neste edifício que acaba por ter um melhor entendimento do seu dom, bem como descobre outras capacidades.
Na verdade as criaturas são projecções do cérebro da Mary, como forma de avisá-la que algo de grave vai acontecer. Ela tem vindo a ver algo ocasionalmente pelo hospital, pelo que pressente que algo de errado se está a passar por lá. 
Ela decide então investigar e descobre que muitos pacientes estão a morrer de modo inesperado, ultimamente. Cabe-lhe a ela resolver este mistério.
Esta é uma breve história que ficou muito interessante. Na minha opinião, ficou uma boa introdução, deu-me mais contexto e deixa antever alguns aspectos que me parecem essenciais para a história principal.
Ficou bastante original o modo que o organismo da Mary arranjou para que ela fique consciente da iminência de perigode como ela tem as visões, e que realmente ao aparecerem, aquelas coisas tragam algum tipo de aviso consigo. Se são aterrorizantes? Imenso, mas é diferente do que "já vi" antes. 
Sinceramente agradou-me imenso, pelo que saio desta leitura com vontade de prosseguir imediatamente para o volume 1. Quantos de vocês optaram por começar alguma saga pelos volumes introdutórios, em vez de iniciar logo no volume principal?

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

[2019] Desafio literário - Desafio das cores

Leitores,

O desafio das cores é um dos desafios que me dá mais gosto de fazer e é bem divertido pois relaciona livros com cores.
Este desafio consiste em ler nove livros, estando cada um relacionado com uma cor, quer seja integrante do título do livro ou sendo a cor dominante na capa.
O desafio foi proposto por um blogue estrangeiro e assim que o vi, soube que tinha que realizá-lo! Porém modifiquei alguns exemplos sugeridos e fiz uma alteração na alínea 9, dizia apenas um livro com palavra que implica cor, adicionei a opção uma capa que implica cor.

Sendo que a cor terá que ser uma palavra integrante do título do livro ou uma cor dominante na capa, as categorias são:


1 - um livro com azul ou tons relacionados (ciano, azul marinho, turquesa...)

Wasted, L.A. Weatherly 

2 - um livro com vermelho ou tons relacionados (cor de vinho, carmesim, borgonha...)

2 Die 4, Nigel Hinton

3 - um livro com amarelo ou tons relacionados (limão, dourado...)


4 - um livro com verde ou tons relacionados (lima, esmeralda...)

A casa de vidro, Anna Fagundes Martino

5 - um livro com castanho ou tons relacionados (avelã, chocolate...)



6 - um livro com preto ou tons relacionados (carvão, ébano...)

Hansel & Gretel, Neil Gaiman

7 - um livro com branco ou tons relacionados (pérola, marfim...)

Text game, Kate Cann

8 - um livro co
m outra cor qualquer ainda não mencionada (rosas, arroxeados, laranjas, prateados, cinzas...)
My daylight monsters, Sarah Dalton

9 - um livro com
uma capa ou palavra que implica cor (arco-íris, riscas, xadrez, às bolinhas, estampado, pálido, sombreado...)




Notas
:

Qualquer livro é válido de Janeiro a 31 Dezembro.
É possível que livros deste desafio constem de outros.

Farei como nos outros desafios, à medida que vou lendo, vou actualizar com o link directo para os títulos, para que possam ver a opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

[2019] Desafio literário - Diversidade literária

Este desafio permite abranger outros estilos literários e assim trazer mais variedade às leituras.
O desafio pode ser alterado consoante a minha disponibilidade. Poderei não conseguir ler algo diferente todos os meses, mas tentarei fazê-lo a cada dois meses.
À medida que vou lendo, venho cá actualizar com o link directo para os títulos para que possam ver a opinião.
Por agora as propostas são:


1: Romance sobrenatural
My daylight monsters, Sarah Dalton

2: Ficção

Wasted, L.A. Weatherly

3: Horror

2 Die 4, Nigel Hinton

4: Romance
A casa de vidro, Anna Fagundes Martino

5: Young adult

Text game, Kate Cann

6: Fantasia
Hansel & Gretel, Neil Gaiman


Farei como nos outros desafios, à medida que vou lendo, vou actualizar com o link directo para os títulos, para que possam ver a opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

sábado, 5 de janeiro de 2019

[2019] Desafio literário - Novos autores

O desafio "Novos autores" consiste em ler obras de autores que nunca lemos, sendo que o conceito é conhecer outros trabalhos.
Este ano decidi ler trabalhos de pelo menos cinco novos autores.
À medida que vou lendo, venho cá actualizar com o link directo para os títulos das minhas estreias, para que possam ver a opinião.

Os eleitos para 2019 são:

- My daylight monsters, Sarah Dalton
- Wasted, de L.A. Weatherly
2 Die 4, de Nigel Hinton
- A casa de vidro, de Anna Fagundes Martino
- Text game, de Kate Cann


Farei como nos outros desafios, à medida que vou lendo, vou actualizar com o link directo para os títulos, para que possam ver a opinião. Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

[2019] Desafio literário - Literatura fantástica/Romance sobrenatural

Olá queridos leitores,

como tem vindo a ser tradição em Janeiro, lanço anualmente um desafio literário que como sabem, é relativo à literatura fantástica/romance sobrenatural, as minhas preferências.
Caso queiram participar: pode ser lido qualquer título à vossa escolha, mas restrito às categorias mencionadas, e a quantidade tem a ver com a disponibilidade de cada um. Este ano o desafio terá a duração de um trimestre.

A minha selecção de 2019:
- My daylight monsters



Farei como nos outros desafios, à medida que vou lendo, vou actualizar com o link directo para os títulos, para que possam ver a opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.