quarta-feira, 26 de junho de 2024

Cerco e tempestade [Shadow and Bone 2], de Leigh Bardugo - Opinião

Título original -
Siege and storm
Saga: Shadow and bone #2 / Grisha #2
Editora: 1001 Mundos
Sinopse: Perseguida através de O Mar Verdadeiro, assombrada pelas vidas que tirou no Sulco, Alina tem de tentar viver com Mal numa terra nova e estranha, enquanto mantém secreta a sua identidade como a Invocadora do Sol.
Mas ela não consegue fugir ao seu passado nem ao seu destino durante muito tempo. Os Darkling emergiram do Sulco de Sombra com um novo poder aterrador e com um plano perigoso que irá testar os limites do mundo natural. Com a ajuda de um pirata famoso, Alina volta ao país que abandonou, determinada a lutar contra as forças que ameaçam Ravka. Mas, à medida que os seus poderes crescem, Alina entra cada vez mais para o jogo da magia proibida dos Darkling, e para longe de Mal. De alguma maneira, vai ter que escolher entre o seu país, o seu poder e o amor que ela sempre pensou que a guiaria a sua vida - ou arriscar perder tudo na tempestade iminente.

Opinião:
Após os eventos do primeiro volume, a Alina e o Mal fugiram para outra terra e mantêm as suas identidades em segredo mas logo o seu passado alcança-os e eles tornam-se reféns do Darkling numa embarcação que vai ao encontro do segundo amplificador.
Ao contrário do que se esperava, a tripulação não está a trabalhar para o Darkling mas sim para o pirata que os ajuda a escapar e juntos regressam a Ravka para lutar pelo país.
Surpreendeu-me a capacidade e o poder que o Darkling descobriu/desenvolveu depois de ter ficado no Sulco de Sombra e os estragos que este trouxe com a criação dos Nichevo'ya, verdadeiramente terríveis.
A Alina como personagem, está a desenvolver e parece ganhar mais confiança no seu poder agora que tem o segundo amplificador. Isso deixou-me com curiosidade aguçada relativamente ao que será que um terceiro amplificador fará.
Já o Mal desiludiu um pouco. Neste volume ele está um pouco irritante, fica evidente que ele próprio coloca entraves na relação, talvez porque sente-se insuficiente ou inadequado.
Adorei as novas personagens, principalmente o príncipe Nikolai, super engraçado, inteligente, carismático e na minha opinião tornou a história melhor pois também permitiu que outros assuntos fossem abordados.
★★★★

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Luz e sombra [Shadow and Bone 1], de Leigh Bardugo - Opinião

Título original - Shadow and bone
Saga: Shadow and bone #1 / Grisha #1
Editora: 1001 Mundos
Sinopse: Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.

Opinião:
Tinha esta saga há imenso tempo na minha TBR list, que só tem vindo a crescer! Depois de ver a série, senti que a leitura tinha que estar para breve e desta vez realmente estar convicta de que o breve não seria adiado...e acabou por ser. Só li este ano mas fiquei contente de o ter feito. Meti na cabeça que ia ler a saga e desta forma completaria o desafio ler uma trilogia.
Eis que vou toda animada porque tinha gostado imenso da série, dos efeitos, da história e lancei-me no universo grisha.
Li este volume rapidamente e acabei um pouco desiludida pois era diferente da primeira temporada da série. Obviamente tenho a noção de que se trata de uma adaptação e é por isso que eu prefiro ler os livros primeiro e apenas depois ver as adaptações ao pequeno ou grande ecran.
Adorei a introdução ao universo grisha, os personagens e como se relacionam, o facto de algumas pessoas possuírem habilidades e de não serem excluídas pela sociedade. Por outro lado, existe muita disparidade entre classes sociais e a terrível névoa escura - e os volcra lá contidos - que tomou parte do território há muitos anos atrás.
Foi muito giro acompanhar a Alina na descoberta da sua habilidade e de onde isso a levou, bem como as suas interacções com o sensual e poderoso Darkling. O Maly é sexy e habilidoso, havia um potencial de triângulo amoroso mas pelo fim do livro acho que não vai rolar.
★★★★★

domingo, 2 de junho de 2024

I Can Be a Curious Scientist, de Mª Isabel Sánchez Vegara - Opinião

Título original - I can be a curious scientist
Sinopse: Discover the lives of outstanding people, from designers and artists to scientists. All of them achieved incredible things, yet each began life as a child with a dream.Read about three of the world's greatest scientists. From Rosalind's curiosity, to Albert's endless imagination, to Marie's love of learning, each had their own unique dream.

Opinião:
Um livro pequeno com histórias acerca de Rosalind Franklin, Marie Curie e Albert Einstein, pessoas que tiveram um contributo super importante para a ciência e imenso impacto nas nossas vidas.
As ilustrações são muito giras e são da autoria de Naomi Wilkinson, Frau Isa e Jeau Claude.
★★★★

sábado, 1 de junho de 2024

Possess [Mary Hades 2], de Sarah Dalton - Opinião

Título original -
Possess
Saga: Mary Hades #2
Sinopse: Mary Hades is drawn back into the world of the macabre as she moves with her family into the mysterious old house, Ravenswood. The mere mention of Ravenswood induces terror among the locals, and when strange things begin to occur, Mary and Lacey decide to get to the bottom of the secret hidden in the historic house once and for all.As a dark power gathers, Mary finds her life becomes interconnected with the disturbing events that transpired in 1847 to eleven year old Liza Blair. The more Mary is drawn into Liza’s story, the more she realises someone close to her is in grave danger from the sinister energy at Ravenswood.
Set in the backdrop of an unsettling forest, and with strange neighbour Emmaline Delacroix obsessed with death and séances, Possess will take you even deeper into the murky depths of Mary Hades’s unusual life.
Book two in the Mary Hades series.

Opinião:
Depois de imenso tempo fui ler o volume dois da saga Mary Hades, no qual a trama ocorre após os eventos que ocorreram no primeiro volume. Os pais acham que está na hora de uma mudança e decidem mudar de casa para outra cidade afastada. Acabam por trocar de casa com uma senhora conhecida, mas a casa para onde vão viver é uma mansão e eles mal querem acreditar na sua sorte.
O pai tem que partir em trabalho então cabe à Mary e a sua mãe lidar com a mudança e as arrumações. Neste processo, a Mary encontra um diário antigo e uma caixa de música e não tarda até coisas estranhas começarem a acontecer.
Foi uma leitura interessante, gostei de como a história do presente ia decorrendo intercalada com a leitura de passagens do diário revelando similaridades nos eventos.
Este volume foi imensamente mais obscuro do que os outros, tenebroso...algumas passagens causaram-me arrepios. Foi pior do que a história de "Sisters". Porém, uma nota positiva, tudo o que aconteceu aproximou-a da mãe que agora parou de fingir que não acreditava no sobrenatural e começou a apoiá-la.
Fiquei contente por notar que a dinâmica entre a Mary e a Lacey é a mesma, julguei que a partir de algum tempo íamos notar que as coisas pudessem esfriar um bocado entre elas e que eventualmente a Lacey ia começar a se "desprender" do que a fazia humana (apesar de agora ser fantasma). Isto não invalida de que mais para a frente poderá acontecer.
A vizinha deles é uma senhora peculiar (no mínimo), contudo está mais informada nos assuntos do sobrenatural e tenho esperanças que poderá ensinar mais coisas à Mary.
★★★★