terça-feira, 4 de novembro de 2014

A invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares - Opinião


Título original - La invención de Morel
- Autor argentino
Editora: Antigona
Sinopse: Invenção de Morel tem muitas facetas: é um romance fantástico e um romance de aventuras, mas também uma reflexão em torno das fronteiras da realidade, em torno do amor e da imortalidade. O narrador, um fugitivo, chega a uma ilha que julga deserta. Porém, um dia descobre que não está sozinho. Ouvem-se vozes, canções, aparecem e desaparecem pessoas... E aqui começa o mistério, a alternância entre alucinação e realidade, que o leva a enamorar-se de uma mulher cuja existência é duvidosa. Quando por fim consegue decifrar o enigma, idealiza igualmente a forma de ficar para sempre com a sua amada.

Opinião:

Iniciei a leitura desta obra e fui prosseguindo sempre com curiosidade mas achei muito confusa a principio, honestamente, havia alturas que não entendia o que se estava a passar!
Começa por ser um relato dos acontecimentos na vida de fuga do protagonista numa ilha deserta, outrora tomada pela doença, sob a forma de um diário. Após muitas dificuldades, há relatos do que ele pensa serem alucinações ou meras ilusões, ele vê pessoas e ouve música, e depois verifica que não estão lá mas que de alguma maneira, aparecem mais tarde novamente. Numa dessas ocasiões ele observa uma mulher por quem se apaixona, Francine, e decidido a declarar-se, tenta abordagens mas sem efeito.
Após algum tempo, ele observa um padrão de repetição de eventos, e isso aguça-lhe a curiosidade, de modo a que ele aproxima-se e começa a ouvir conversas...desta forma ele descobre o que verdadeiramente está a acontecer na ilha. Tudo tem uma razão de ser, tudo está relacionado com a invenção de Morel...
Nunca tinha ouvido falar deste autor, de facto este livro foi-me emprestado por um colega que o tinha adquirido à pouco tempo e aconselhou-mo por ter gostado. A escrita é confusa mas creio que é assim mesmo, faz parte da história, visto ser o relato de um homem numa ilha abandonada e com poucas condições para sobrevivência. O final é um pouco diferente mas agradou-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário