quarta-feira, 30 de março de 2016

A 5ª vaga [The 5th wave 1], de Rick Yancey

Título original - The 5th wave
Saga: The 5th wave #1
Editor: Editorial Presença
Sinopse: A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.

Opinião:
Após muito falatório decidi-me a ler esta obra ainda antes de ter algum tipo de contacto com o filme ou mesmo o trailer do mesmo. Assim que o terminei fui imediatamente ver o trailer e pareceu-me interessante, fica pendente a visualização do filme e verificar até que ponto está fiel.
Ora bem, estamos perante um cenário um tanto pós-apocalíptico após a destruição de grande parte dos humanos, por parte de uma invasão extraterreste. O modo como se revelaram e como procederam para afectar a humanidade, revela toda uma inteligência e uma preparação que já vem de há muito tempo. Eles têm-nos observado e decidiram avançar para o extermínio.
Acompanhamos maioritariamente a personagem principal Cassie, uma adolescente que sobrevive sozinha enquanto tenta cumprir a promessa mais importante que alguma vez fez ao seu irmão. A narrativa é intercalada entre memórias e o presente, e assim vamos descobrindo como sucederam os ataques alienígenas, vulgo, as vagas, e de que maneira afectaram o planeta. 
Em outras situações temos mais pontos de vista, o que creio dar mais profundidade à história e permite-nos conhecer vivências e experiências de outras personagens de interesse para a obra.
Nem tudo o que parece é, e com tudo o que aconteceu não é possível confiar em ninguém (não me quero alongar aqui porque não quero fazer revelações), conseguirá Cassie cumprir a promessa? Um livro espectacular que reflecte o impacto dos laços familiares e a luta pela sobrevivência.
Gostei bastante desta obra que aliás, foi a primeira que li dentro desta categoria. Ao se tratar de uma questão de vida ou morte, com os aliens a apontar para a erradicação dos humanos, senti-me compelida a ler sempre mais. Quis ler o que se passava e o que viria depois, e como a humanidade (ou pelos menos aqueles acerca dos quais líamos :p) respondia às adversidades. 
Uma história interessante, repleta de emoções que promete continuar a dar que falar nos próximos volumes. Aconselho :)

Sem comentários:

Enviar um comentário