segunda-feira, 18 de julho de 2016

Se eu ficar [If i stay 1], de Gayle Forman - Opinião

Titulo original - If i stay
Saga - If i stay #1
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Opinião:
Iniciei a leitura deste livro ainda antes de sair o filme, entretanto não estava a gostar e acabei por pô-lo de parte. Aproveitei o desafio Make Me Read It Read-A-Thon para inseri-lo como opção de leitura nas votações e a obra acabou por sair vitoriosa, o que significou que teria que ser a primeira leitura da maratona.
Temos então uma família feliz que ia de carro a fazer uma viagem, quando de repente são atingidos por um veiculo pesado e ocorre um acidente de grandes proporções. O acidente é tão grave que alguns familiares perecem no local.
A protagonista Mia, uma jovem talentosa música, vê-se fora do próprio corpo e fica num estado comatoso, entre a vida e a morte. Face a esta nova e chocante realidade, segmentos da sua vida surgem-lhe na mente e ela apercebe-se que terá que escolher do que terá que abrir mão, do descanso eterno ou daqueles que a querem perto de si. 
Recomecei o livro não com as expectativas elevadas como da primeira vez, mas tentando estar aberta a diversas possibilidades e parece-me que estava a ser um pouco mais fácil. 
Ficamos a maior parte do tempo sem saber realmente o que está a passar-se com a Mia mas quanto mais lemos, mais percepção temos do verdadeiro significado do "prognóstico" e da escolha que se avizinha.
Enquanto isso, alguns aspectos da vida dela são-nos relatados como se de memórias se tratassem e vamos conhecendo aspectos dos seus relacionamentos com a família como um todo, com o irmãozinho, com o namorado e com a sua vocação. A música é uma presença constante na sua vida e de algum modo, uma importante parte de si.
Este foi um livro que despertou várias emoções fortes, sobretudo daquelas que ninguém gosta de sentir, devido à grande carga dramática e ao terrível acidente e às suas consequências. Não sei se vou querer ler a continuação tão cedo mas não excluo essa possibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário