sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Eu estive aqui, de Gayle Forman - Opinião

Título original - I was here
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Cody fica chocada e arrasada com o suicídio de Meg, a sua melhor amiga. A pedido dos pais desta, Cody viaja até Tacoma, onde a amiga estudava, para reunir os seus pertences. Espantada, Cody descobre que Meg nunca lhe falara de inúmeros aspetos da sua vida. Por exemplo, os novos amigos, que são o tipo de pessoas com quem Meg nunca se daria antes de entrar para a faculdade, ou Ben, o vocalista de uma banda por quem a jovem se apaixonara. Porém, a sua maior descoberta ocorre quando acede ao computador de Meg e de repente tudo o que pensava que sabia sobre a morte da amiga se desmorona. Cody decide então levar esta descoberta às últimas consequências.

Opinião:
Este livro demarcou a minha segunda experiência com a autora e curiosamente ambos os títulos abordam morte como temática. Obviamente não é um tema leve mas a verdade é que todos para lá caminhamos. 
Neste caso, Meg opta por colocar termo à sua vida e a decisão é uma surpresa chocante para os que a rodeavam. Há muita dor, luto, o sentimento de inutilidade e impotência, muitas questões surgem como: o que me escapou, o que a levou a isso, o que poderia ter sido feito para ajudá-la?
Os pais da falecida jovem pedem a Cody que junte e traga os pertences da amiga, da cidade onde se encontrava a estudar. Fica evidente que haviam imensos segredos entre as jovens que um dia já tinham sido unha e carne. 
Do contacto com os novos amigos de Meg, Cody percebe que havia alguns factores desconhecidos na vida dela, nomeadamente amizades inesperadas, uma nova paixão e um comportamento incomum.
No regresso a casa, os pais da Meg oferecem o portátil a Cody e é através deste que ela descobre algumas circunstâncias que a levaram "ao precipício". Com o auxílio de um entendido em informática, trabalham para desvendar o mistério envolvendo a morte.
Isto está longe de ser o tipo de leitura que aprecio, demasiado triste, deprimente até, e apesar de ser ficção, a pessoa fica com pena. É um livro intenso e realmente dá que pensar.
Nunca tinha ouvido falar acerca dos grupos que apoiam e encorajam o suicídio (wtf?), um autêntico perigo! As pessoas que possivelmente estão a ponderar isso, deviam buscar outro tipo de apoio, apoio que fosse benéfico para a sua saúde mental e bem estar. E falem com alguém, compartilhem a vossa dor e a vossa perspectiva. Vocês não estão sozinhos!
Um livro emocionante, que nos mostrou que ninguém sabe o que se passa na cabeça e na vida dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário