quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sete minutos depois da meia-noite, de Patrick Ness - Opinião

Título original - A monster calls
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Passava pouco da meia-noite quando o monstro apareceu.
Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar. Fantasia e realidade misturam-se num livro de exceção, com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto.

Opinião:
Este foi um livro que me impressionou um pouco, não pela presença da entidade que tomava a forma da árvore, mas pelo facto de seguir um rapazinho cuja mãe padecia de cancro. Seguimos a história do protagonista que vem tendo um sonho recorrente, na verdade um pesadelo e recusa-se a discuti-lo.
Certa noite, a entidade surge e afirma que irá contar-lhe umas histórias e ao terminar, quer que o moço conte o seu sonho. Paralelamente, seguimos o dia a dia dele e a sua relação com os familiares, e o impacto que têm sobre ele.
É engraçado ler acerca das histórias, e afinal descobrimos que nem tudo é como à primeira vista parecia. Muitas vezes é uma questão de interpretação, outras vezes, é uma questão de opinião e de ponto de vista.
O modo como a fantasia se mistura com a realidade, é interessante, bem como a razão pela qual o monstro respondeu ao chamado. Completamente inesperada!
Uma história com emoções fortes, que vale a pena espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário