quarta-feira, 10 de junho de 2020

Ele não está assim tão interessado, de Greg Behrendt, Liz Tuccillo - Opinião

Título original - He’s just not that into you: The no-excuses truth to understanding guys
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Destinada a compreender as relações homem-mulher, a colecção "Nós e Os Outros" da qual agora a Presença inicia a publicação, é um bestseller de vendas nos Estados Unidos, da autoria de dois guionistas da série Sexo e a Cidade. Um livro que ajudará as mulheres a compreenderem a psicologia masculina e a ultrapassarem o preconceito de que nem todos os homens estão interessados nelas. A sua cabeça anda à roda. Porque razão ele não lhe liga? Será que está numa cama de hospital? Com amnésia? Será gay? Ou simplesmente terminou recentemente uma relação e precisa de espaço? Ele Não Está Assim Tão Interessado significa que ele não lhe vai telefonar, que não pergunta por si, e que não a vai pedir em casamento. O mito de que eles estão demasiado ocupados para lhe ligar, é abordado com realismo pelos autores, que enunciam respostas tipo utilizadas pelos homens enquanto desculpa "esfarrapada" para não a contactarem no dia seguinte. Provocativa, hilariante e libertadora, é uma colecção escrita por homens mas dirigida às mulheres.

Opinião:
Estava à procura de uma leitura rápida e leve, depois da torrente de emoções que foi Espera por mim. Ao ver a capa, notei que tinha sido adaptado às grandes telas e com actores regularmente associados a comédias, e pensei, porque não?
Todavia, o que tinha entre mãos não era propriamente uma comédia romântica mas algo no campo da auto-ajuda.
O conceito é simples, navegamos pelo livro com vários cenários vividos por diversas mulheres, para os quais o Greg dá a sua honesta apreciação masculina, sem papas na língua, enunciando o significado da atitude (ou falta dela). Em seguida, a Liz intercede e apresenta o ponto de vista feminino. Ao fim de cada parte, temos os tópicos chave a reter, e alguns exercícios, bem ao género "o que aprendemos depois de ler".

Certas situações foram engraçadas, algumas foram didácticas e outras deram dó, pois algumas mulheres encontravam-se em situações embaraçosas. Imensa gente investe tempo em relações e noutras pessoas, ou mesmo na ideia do que poderá vir a ser, mas pelo que li, muitas vezes, os sinais de insucesso estão todos lá. 
Acredito que os homens não são todos iguais, porém, e de acordo com o Greg e a sua descrição de comportamentos padrão, agora julgo que alguns comportamentos poderão estar inerentes nalguma fase da vida amorosa.
Esta leitura é adequada a quem já passou por decepções amorosas (quem nunca?). Por vezes estamos tão envolvidas, que não vemos coisas que são tão óbvias. Já nos sentimos tão inseguras, tão pequenas, que achamos que nos devemos acomodar. 
Esta obra está aqui para mostrar que temos que reconhecer o nosso valor, e nos recusarmos a aceitar alguém que nos faça duvidar de nós mesmas.
★★★

O livro foi adaptado ao cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário