quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A musa irrequieta, de Pedro Paixão [Conto] - Opinião


Opinião:
Mais um mês, mais um conto para o desafio literário 12 meses, 12 contos portugueses que iniciei aqui no blogue. Criei este desafio no inicio do presente ano, com a finalidade de divulgar o trabalho de autores portugueses. 
Todos os meses publico uma opinião diferente, tentando dar a conhecer escritores que, na sua maioria, ainda não tinham sido mencionados aqui na página. Agora ao iniciar-se Setembro, optei por ler A musa irrequieta de Pedro Paixão.
O conto inicia-se com um professor que detesta o seu emprego, então para amainar a ansiedade de falar perante um grande público, elegia uma estudante e falava dirigindo-se apenas a ela, a sua musa. Contudo, fora daquele horário/espaço não se dirigia a ela seja como for, e fez disso sua regra.
Eva era muito bonita e revelava sempre um elevando grau de interesse nas aulas. Certo dia abordou o professor para questionar-lhe acerca de um exame, fazendo-o quebrar a regra. Foi a única vez.
Deixaram de estar relacionados académicamente, e à medida que a viagem dela pelo continente americano ia decorrendo, postais iam surgindo no cacifo do protagonista com curtos relatos. O tempo passou-se e voltaram a cruzar-se, e assim iniciou-se uma história de amor.
Gostei bastante deste conto, sobretudo das partes que descrevem a relação dos intervenientes. Vimos o florescer e a continuidade que o amor tem, e sem dúvida, vimos que o amor não escolhe idades. 
A vida é repleta de mistérios e ninguém sabe o que poderá estar mesmo ali à frente. Algumas decisões referentes à felicidade e a descoberta de que é possível ser feliz e ainda, é possível fazer alguém feliz, é das coisas mais gratificantes do mundo. Independentemente da duração, há coisas pelas quais vale a pena lutar.
O conto está disponível online de modo gratuito aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário