segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mirror, mirror - A twisted tale, de Jen Calonita - Opinião

Título original - Mirror, Mirror - A twisted tale
Saga: Disney twisted tales
Sinopse: What if the Evil Queen poisoned the prince?
Following her beloved mother's death, the kingdom falls into the hands of Snow White's stepmother, commonly referred to as "the Evil Queen" by those she rules. Snow keeps her head down at the castle, hoping to make the best of her situation.
But when new information about her parents resurfaces and a plot to kill her goes haywire, everything changes for Snow. With the help of a group of wary dwarfs, a kind prince she thought she'd never see again, and a mysterious stranger from her past, Snow embarks on a quest to stop the Evil Queen and take back her kingdom. But can she stop an enemy who knows her every move and will stop at nothing to retain her power... including going after the ones Snow loves?

Opinião:
Esta história é um retelling do ilustre clássico A branca de Neve, que chega até nós pelas mãos da escritora norte-americana Jen Calonita. Este é o meu segundo contacto com o trabalho da autora, da qual já li "Flunked", o primeiro volume da saga "Fairy tale reform school".

A Rainha Má oprime o povo e todos estão resignados. Isolada de todos, a Branca de Neve vai existindo de acordo com a regras da madrasta. Até o dia que sofre um atentado à vida e descobre a verdade acerca do que aconteceu aos seus pais.
Com um novo fogo no seu ser, a princesa decide tomar as rédeas da situação, criar o seu próprio caminho e lutar pelo que está destinada: tomar de volta o seu reino e governar como rainha.
A narrativa é feita de modo (maioritariamente) intercalado pelas personagens principais, a Branca de Neve e a sua madrasta, Ingrid, também conhecida por Rainha Má. Desta forma, temos as perspectivas e o ponto de vista dos dois lados da história, da heroína e da vilã, facto que gostei imenso. Claro que não é justificação para atitudes mas uma forma de acedermos às experiências vividas, aos pensamentos, atitudes que as distinguem e como enfrentam as situações. 
Adicionalmente, no ponto de vista da Ingrid, parte da história tem uma escala temporal nos quais são apresentados intervalos de tempo, do mais antigo para o mais recente, o que mostrou ser outro ponto favorável, pois permite de modo gradual, ver a construção da personagem. Confesso que foi o que mais me agradou ler.
Outro aspecto intrigante desta história foi o facto da autora ter escrito acerca da origem do espelho mágico e de como ele se mantém, denotando uma certa co-dependência. 
Foi interessante conhecer as raízes da família materna da heroína, ver que a rainha má é também tia da princesa, ler como duas personagens praticamente com o mesmo "background", se tornaram tão diferentes, o acaso que originou a ascensão à família real e o "twist" que distinguiu esta obra de outras, que foi o príncipe ser envenenado com a maça em vez da princesa.
Um novo olhar à história da branca de neve que vale a pena espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário