segunda-feira, 6 de julho de 2020

O Adeus a Zoë, de Alyson Noel - Opinião

Título original - Saving Zoe
Editora: IN
Sinopse: A Echo é uma típica adolescente de 15 anos, que tenta sobreviver à escola sem ficar traumatizada com os problemas com os namorados, os dramas das amigas e as questões escolares. E, como se isto não bastasse, está ainda a recuperar do assassínio da sua irmã Zoë, uma tragédia que mudou a sua vida por completo. E, quando o antigo namorado da Zoë lhe entrega o diário da irmã, a Echo pensa que não há lá nada que ela já não saiba, mas, à medida que vai cedendo à curiosidade e o vai lendo, descobre que a sua irmã guardava um segredo que ninguém poderia imaginar, nem mesmo ela.

Opinião:
Estamos perante um título young adult, contemporâneo que fala sobre a perda de um ente querido, ou assim o julgava, contudo acaba por ser muito mais do que isso.

Um ano após o assassinato brutal da Zoë, a Echo ainda tem bastante presente a tragédia que alterou a sua família para sempre. A sua irmã permanece inalterada na sua memória como uma jovem extrovertida, confiante, destemida e com o sonho de obter fama.
Ninguém é um livro completamente aberto, as pessoas passam uma imagem de si porém todos guardam segredos, e a Echo descobre que a irmã não é a excepção, quando obtém o seu diário.
Confesso que de inicio não estava a gostar muito desta obra porém quanto mais lia, mais interessada ficava. A narrativa alterna entre o quotidiano da Echo e as entradas do diário da Zoë, que nos são apresentadas cronologicamente até ao dia da sua morte. 
É evidente que as irmãs são bastante diferentes e com isto, gera-se uma crise de identidade. Quanto mais explora o diário, mais as incertezas da Echo aumentam, já que não consegue deixar de se comparar à irmã e julga que nunca estará à sua altura.
Na minha opinião, pareceu-me um indício de algum desequilíbrio quando a Echo estava a ter momentos privados com rapazes e pensava na irmã, foi estranho, parecia querer-lhe impersonar. Em contrapartida, noutras situações, compreendi que eram a sua forma de lidar com o luto e de se sentir mais próxima da irmã. 
O facto foi que esse comportamento errático levou-a a conviver com indivíduos de carácter dúbio que lhe podiam ter magoado, segundo constam as revelações pertubantes do diário.
Este livro tem várias mensagens importantes, que alertam para o consumo de drogas, para o risco de andar com más companhias e o que estas podem compelir a fazer, e ainda para os perigos da exposição nas redes sociais e outras plataformas online. O Mundo está repleto de predadores, ninguém sabe realmente quem está do outro lado ou quais as suas intenções. Com esta obra, a autora enfatizou que os predadores podem estar online e podem também estar por perto. Já dizia a minha avó "todo o cuidado, é pouco".
★★★★

O filme tem o mesmo título.

2 comentários: