terça-feira, 21 de julho de 2020

Rebecca, de Daphne du Maurier - Opinião

Título original - Rebecca
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Publicado em 1938, Rebecca é talvez o romance por que Daphne du Maurier é hoje mais lembrada. Ao lê-lo entramos numa atmosfera onírica, sombria, alimentada por segredos que os códigos sociais obrigam a permanecer ocultos e que se concentram na misteriosa mansão Manderley. É para esta mansão que a narradora, uma jovem humilde, vai viver com o viúvo Maxim de Winter, ao aceitar o seu pedido de casamento. Mas então descobre que a memória da falecida esposa, Rebecca, se encontra ainda viva e que esta era tudo o que ela nunca será. À medida que o enredo se desenvolve, ela terá de redefinir a sua identidade num cenário em que os sonhos ameaçam tornar-se pesadelos…

Opinião:

Outro mês, outro livro do bookclub. Agradam-me imenso estas leituras e a ideia de ir trocando ideias com os outros integrantes. Este é o meu primeiro contacto com o trabalho da autora e desde já vos digo que não li a sinopse.
A protagonista é uma jovem inexperiente e sem familiares, que de forma inesperada, se apaixonou e casou-se com Maxim de Winter, um homem rico, bastante mais velho, proprietário de Manderley. É evidente pelas atitudes, maneira de estar e vestimenta, a sua proveniência de origens modestas e a sua tenra idade, o que nunca foi visto como um entrave. Mas ao chegar a Manderley, tais características são-lhe apontadas, em segredo. 
Todos estão surpresos com a nova Mrs. de Winter, por ser tão diferente da primeira Mrs. de Winter, Rebecca. A Rebecca faleceu mas está muito presente na mente de todos e na própria casa, cujo quarto, decorações e tradições ainda se mantêm.
A protagonista logo se inteira disto e recusa-se a fazer mudanças, tímida e introvertida, ela tenta adaptar-se à sua nova vida e à situação em que se encontra, mas de facto, não consegue deixar de se comparar à falecida e julga que nunca estará à sua altura.
Acho curioso o facto de nunca se descobrir o nome próprio da personagem principal, pelo menos não me recordo de alguém mencionar. 
Basta passar os olhos no blogue para se perceber que não sou pessoa muito chegada a clássicos e sinceramente, achei tediosas várias passagens da obra devido a serem bastante descritivas. Entendo que possa ser característico da época, então aguentei e segui em frente pois o suspense manteve-me interessada e eu realmente queria saber o que tinha-se passado com a Rebecca e o motivo de ser uma pessoa muito estimada. Perguntei-me "como é que alguém consegue agradar a todos"?
A percepção veio e não foi nada de extraordinária mas surpreendeu-me bastante, confesso que estava à espera de algo de teor sobrenatural. E ainda o mistério envolvendo a morte da Rebecca, uma perita em velejar, foi uma surpresa, bem como quanto ao carácter e a verdadeira natureza da personagem, que não era o que seria de esperar de uma dama amada por todos.
É como se diz, uma história tem sempre dois lados.
★★★


O livro teve adaptação cinematográfica que adoptou o título da obra. Noticias recentes indicam que a Netflix irá também ter uma nova adaptação.

Sem comentários:

Enviar um comentário