quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri - Opinião

Título original -
 Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Sinopse: Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?
Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês.
É por isso que estou aqui.
Sempre fui uma poupadora compulsiva. Desde cedo compreendi que precisaria juntar dinheiro para realizar meus sonhos. Aos 7 anos comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pedi demissão do meu emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe!, no YouTube. Aos 32 me tornei milionária.
Hoje o Me Poupe! tem mais de 2 milhões de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor. Tenho orgulho de dizer que, aos 35 anos, estou perto de conquistar minha independência financeira.
Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora.
Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele.
Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.
A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele.
Mas talvez a minha dica mais importante seja: poupar não é só acumular um monte de dinheiro. Poupar tem a ver com realizar sonhos. É necessário ter foco, estabelecer prioridades e até abrir mão de uma ou outra coisa em nome de um objetivo maior.
Eu poupo desde criança porque tenho metas e propósitos. E essas metas e propósitos têm a ver com pessoas e com experiências, porque, afinal, viver não é correr atrás de grana. A vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias.

Opinião:
Poucas coisas são tão adequadas para ler numa época de crise trazida pela pandemia. Ou assim julguei. Nós, os cidadãos comuns, temos passado por tantas privações ao longo dos últimos doze meses, com cada vez mais contágios e restrições, muitos negócios estão fechados, a fonte de rendimento é reduzida e infelizmente, muita gente perdeu o seu emprego.
Nessa nota, quis ler algo que remetesse à poupança e que providenciasse conselhos para gerir melhor o dinheiro. Apesar de ter sido a primeira vez que "ouvi o seu nome", logo percebi que a autora tem um blogue e um canal no youtube, ambos proeminentes, com o intuito de ajudar as pessoas com as economias pessoais e outros assuntos relacionados. 
Esta foi uma leitura leve, com uma escrita de fácil compreensão e que elucida o leitor nalguns conceitos. Pelo meio, são partilhadas algumas dicas de poupança e de investimento, e a autora fala das suas experiências pessoais no campo financeiro desde uma idade tenra, e inclui as suas metas futuras.
Confesso que uma ou outra coisa, já faço mas fiquei com variadas opções em mente. Contudo também é preciso ser realista, e com a crise que está, não vejo muitas opções que possam ser viáveis com o sucesso que ela obteve. Ainda tenho a acrescentar que sendo uma autora residente no Brasil e devido a vários conteúdos económicos partilhados serem estruturados à volta disso, esta obra está mais indicada ao povo brasileiro, mas não deixa de ser interessante para povos noutras regiões.
★★★

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A linguagem corporal no trabalho, de Allan Pease e Barbara Pease - Opinião

Título original - Body language in the workplace
Editora: Sextante
Sinopse: As pessoas costumam ir para o trabalho todos os dias sem se dar conta da importância de sua linguagem corporal. No entanto, a capacidade de ler as mensagens não verbais dos seus colegas, chefes e parceiros de negócios – e usá-las a seu favor – é uma peça-chave para o sucesso.Em A linguagem corporal no trabalho, Allan e Barbara Pease, especialistas em relacionamentos, ensinam alguns dos maiores segredos do mundo corporativo. Você será capaz de se comunicar de maneira mais eficaz para conseguir obter o que quiser em qualquer encontro profissional.
Aprenda o valor de um bom aperto de mão, a importância de olhar nos olhos do seu interlocutor e como se vestir adequadamente para situações profissionais. Torne-se consciente de suas ações, desenvolvendo uma linguagem corporal positiva, sem parecer tímido nem agressivo.

Opinião:
Decidi-me a tentar inserir mais variedade no tipo de leituras que normalmente leio, pelo que no ano transacto, comecei a introduzir nos meus objectivos anuais, pelo menos um livro no campo da auto-ajuda. Na verdade, optei pelo Ele não está assim tão interessado por curiosidade, porque vi na capa que tinha sido adaptado cinematograficamente e contava com artistas muito acarinhados pelo público e então julguei que iria ser algo assim mais ao estilo comédia romântica...mas estava mesmo mais na área de auto-ajuda ou self help.
Este é um género literário que de uma forma geral não é propriamente apelativo para mim, porém após uma breve busca, confesso que existe uma panóplia de temáticas, algumas das quais podem revelar-se realmente uma mais valia. No fundo, julgo que é uma questão de avaliarmos o que nos interessa ou em que situação nos encontramos, e se achamos que vamos beneficiar de alguma forma com as dicas, conselhos, ensinamentos ou experiências dos autores.
Com a actual conjuntura, nada deve ser realmente tido como garantido. Infelizmente, cada vez mais se ouve falar que tal negócio fechou, ou tal individuo foi despedido, e é verdadeiramente assustadora, a perspectiva de poder vir a ser um desses casos. Nessa nota, seleccionei este título numa tentativa de melhorar algumas competências. 
A linguagem corporal é uma forma de comunicação e é inerente da forma como o mundo nos vê, eu acredito, e está comprovado, que podemos usá-la para transmitir uma mensagem adequada aos outros. Este livro apresenta dicas para diversas situações, algumas das quais apelam a processos psicológicos de como lidar com colegas, com superiores, em entrevistas de trabalho, inclusive dá conselhos para o caso de o individuo ser do sexo masculino ou feminino. De uma forma geral, posso dizer que foi uma leitura enriquecedora.
★★★★

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Poor Unfortunate Soul [Villains 3], de Serena Valentino - Opinião


Título original -
Poor Unfortunate Soul
Saga: Villains #3
Sinopse: The third novel in Serena Valentino's (Fairest of All, Beast Within) "VILLAINS" trilogy, featuring the story of the Little Mermaid from the perspective of the sea witch Ursula.

Opinião:
Olá de novo malta, eu confesso que gosto de ler retellings e quando descobri esta saga, fiquei interessada, porém alerto-vos sobre o seguinte: a sinopse não corresponde ao que o livro trata.
A história da pequena sereia é falada sim, como não podia deixar de ser num retelling mas isto não se trata da perspectiva da Úrsula. O interesse da obra está no facto de dar-nos a conhecer parte do passado da protagonista, o motivo de ter se tornado má e a raiz do ódio nutrido por Tristão e pelos humanos. 
Agradou-me a inocência, ingenuidade da jovem Úrsula, a capacidade de amar e a fé no seu pai adoptivo, uma faceta desconhecida para nós e há muito enterrada no âmago do seu ser. A atrocidade dos eventos que levaram ao ponto de ruptura, não tem palavras. O ser humano pode ser realmente terrível e, à falta de melhor palavra para os actos maléficos, desumano.
A autora mostrou-nos um outro lado do Tristão, que nos mostra ser alguém limitado, com pouca empatia e cruel se querem que diga, eu realmente achei que foi assim que ele foi retratado aqui e muito me surpreendeu.
Noutras núpcias, agrada-me que a cada volume haja a constante presença e envolvimento das três irmãs feiticeiras (aquelas intrometidas! 😂). Eu sei que saltei um volume e que cada um envolve uma história central mas com esta leitura, eu entendi perfeitamente que apesar disso, aqui há uma lógica estrutural de continuidade e acabei por ter alguns spoilers e fiquei sem entender alguns aspectos, então recomendo que se leia pela ordem de publicação.
★★★★