terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A linguagem corporal no trabalho, de Allan Pease e Barbara Pease - Opinião

Título original - Body language in the workplace
Editora: Sextante
Sinopse: As pessoas costumam ir para o trabalho todos os dias sem se dar conta da importância de sua linguagem corporal. No entanto, a capacidade de ler as mensagens não verbais dos seus colegas, chefes e parceiros de negócios – e usá-las a seu favor – é uma peça-chave para o sucesso.Em A linguagem corporal no trabalho, Allan e Barbara Pease, especialistas em relacionamentos, ensinam alguns dos maiores segredos do mundo corporativo. Você será capaz de se comunicar de maneira mais eficaz para conseguir obter o que quiser em qualquer encontro profissional.
Aprenda o valor de um bom aperto de mão, a importância de olhar nos olhos do seu interlocutor e como se vestir adequadamente para situações profissionais. Torne-se consciente de suas ações, desenvolvendo uma linguagem corporal positiva, sem parecer tímido nem agressivo.

Opinião:
Decidi-me a tentar inserir mais variedade no tipo de leituras que normalmente leio, pelo que no ano transacto, comecei a introduzir nos meus objectivos anuais, pelo menos um livro no campo da auto-ajuda. Na verdade, optei pelo Ele não está assim tão interessado por curiosidade, porque vi na capa que tinha sido adaptado cinematograficamente e contava com artistas muito acarinhados pelo público e então julguei que iria ser algo assim mais ao estilo comédia romântica...mas estava mesmo mais na área de auto-ajuda ou self help.
Este é um género literário que de uma forma geral não é propriamente apelativo para mim, porém após uma breve busca, confesso que existe uma panóplia de temáticas, algumas das quais podem revelar-se realmente uma mais valia. No fundo, julgo que é uma questão de avaliarmos o que nos interessa ou em que situação nos encontramos, e se achamos que vamos beneficiar de alguma forma com as dicas, conselhos, ensinamentos ou experiências dos autores.
Com a actual conjuntura, nada deve ser realmente tido como garantido. Infelizmente, cada vez mais se ouve falar que tal negócio fechou, ou tal individuo foi despedido, e é verdadeiramente assustadora, a perspectiva de poder vir a ser um desses casos. Nessa nota, seleccionei este título numa tentativa de melhorar algumas competências. 
A linguagem corporal é uma forma de comunicação e é inerente da forma como o mundo nos vê, eu acredito, e está comprovado, que podemos usá-la para transmitir uma mensagem adequada aos outros. Este livro apresenta dicas para diversas situações, algumas das quais apelam a processos psicológicos de como lidar com colegas, com superiores, em entrevistas de trabalho, inclusive dá conselhos para o caso de o individuo ser do sexo masculino ou feminino. De uma forma geral, posso dizer que foi uma leitura enriquecedora.
★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário