segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Um homem chamado Ove, de Fredrik Backman - Opinião

Título original - En man som heter Ove
Editora: Editorial Presença
Sinopse: À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.
Ove vê-se obrigado a adiar o fim para ajudar a resolver, muito contrariado, uma série de pequenas e grandes crises. Este livro simultaneamente hilariante e encantador fala-nos de amizades inesperadas e do impacto profundo que podemos ter na vida dos outros.

Opinião:
Um homem chamado Ove foi a obra elegida pelo clube de leitura Read-along do Goodreads para os meses de Janeiro/Fevereiro, dedicados à solidão e ao isolamento. Infelizmente este é um tema tão real e tão presente, que tem vindo a afectar cada vez mais pessoas, e tem sido largamente amplificado pela pandemia.
Eu comecei a ler o livro nos meses iniciais do ano, porém aborreceu-me um pouco e dei mesmo uma pausa na leitura. Alguns meses mais tarde retomei-a e fiquei contente por tê-lo feito, pois a obra revelou-se bem mais interessante do que estava a prever, pontuada por situações de valores morais, orgulho, demonstrações de amor, rabujentice e de momentos hilariantes que muito gosto me deram ler.
A acção decorre paralelamente no passado e no presente e digo-vos isto: o Ove é um homem irado, a mínima coisa o chateia mas ele realmente tem um coração muito grande e foi bastante divertido ler as interações com os novos vizinhos, confesso que ri bastante. 
Sem querer me alongar nem estar aqui a fazer grandes revelações, saliento que no meu entender, a principal mensagem que retiro do livro é que nós realmente não sabemos o que se passa na vida das pessoas e um simples acto pode fazer toda a diferença na vida de alguém.
★★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário