segunda-feira, 30 de março de 2020

COVID-19 por coronavirus

Hoje venho falar-vos de um assunto bastante sério, o coronavirus. 

coronavirus SARS-CoV-2 (Severe acute respiratory syndrome coronavirus-2) é o causador da doença COVID-19 que teve origem em Wuhan na China. É a estirpe de um vírus que nunca tinha sido identificado em humanos mas que, sendo altamente contagiante, tem vindo a se disseminar mundialmente. É por isso recomendado isolamento.
Actualmente não é conhecida nenhuma cura, nem existe vacina preventiva, sendo apenas tratados os sintomas. A resposta do organismo depende do sistema imunitário de cada individuo.
É deveras muito alarmante e verdadeiramente lamentável o número de vítimas mortais, que até agora têm tendencialmente vindo a aumentar :'-( Descansem em Paz. Eu presto os meus sentimentos aos familiares.

A sua transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, sendo inaladas ou quando em contacto com os olhos, através de pequenas gotículas provenientes de espirros, tosse ou quando pessoas infectadas interagem durante algum tempo com proximidade. 
As gotículas podem também estar em superfícies, onde sobrevivem algumas horas até alguns dias. Quando lhes tocamos, podemos ficar infectados se levarmos as mãos à boca, nariz ou olhos.

O período de incubação é estimado entre 1 a 14 dias, podendo ultrapassar esse intervalo de tempo. Alguns doentes não apresentam sintomas mas são igualmente "transmissores". Em média é estimado que 1 pessoa doente contamina 2 a 3 pessoas.

Os principais sintomas são tosse seca e persistente, febre, dificuldades respiratórias (faltas de ar). Outros sintomas registados são fadiga, dores musculares, fraqueza geral, dores de cabeça, perda ou são afectados o sentido do paladar e olfacto. 
Na sua forma mais grave, leva a pneumonia porém, uma vez que tem origem viral, os antibióticos não têm qualquer utilidade. Pode igualmente provocar sepsis, choque séptico, falência renal ou até mesmo a morte.
Pode fazer uma pré-avaliação dos sintomas no website SNS24.
Se desenvolver sintomas contacte a linha SNS24 808242424 dedicada a esclarecimentos e encaminhamentos de saúde.

Qualquer pessoa pode contrair a doença, sendo mais susceptíveis os idosos, principalmente com mais de 70 anos ou pessoas com condições de saúde subjacentes (hipertensão, diabetes, doenças cardiorespiratórias, doenças crónicas respiratórias, cancro). Homens neste grupo tendem a ser mais susceptíveis do que as mulheres.

Nestes tempos difíceis, mais do que nunca, devemos unir-nos nesta causa e seguir numa única direcção. Somos humanos, somos um todo. Por isso vamos todos fazer a nossa parte que é nomeadamente:

- praticar uma boa etiqueta respiratória: tossir/espirrar na zona do cotovelo ou num lenço e imediatamente deitá-lo no lixo,
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante no mínimo 20 segundos,
- não tocar com as mãos na cara, 
- se tiver que sair, mantenha distanciamento social de 2 metros entre indivíduos,
- porém, o mais essencial é efectivamente, ficarmos em casa.

#ficaemcasa
#staysafe
#stayhome

Visto ser uma doença nova, alguma informação poderá ser alterada. Enquanto estamos em casa, podemos aproveitar o tempo livre para pôr a leitura em dia. Cuidem-se e cuidem dos seus! <3

Websites úteis:
Serviço Nacional de Saúde, centro de contacto
Direcção Geral de Saúde (DGS)
COVID-19 DGS
DGS: perguntas frequentes
DGS: estou em isolamento e agora?
DGS: preciso de um medico e agora? 
Coronakids - website infanto-juvenil lúdico-pedagógico em português
DGS profissional
World Health Organization (Organização Mundial da Saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário