sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez - Opinião




- Autora portuguesa
Editora: Pi.
Sinopse: Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena.

Opinião:

A leitura é feita do ponto de vista da Joana, visto se tratar de um diário, que após a morte da melhor amiga Marta devido ao consumo de substância ilicitas, escreve cartas de modo a tornar a amizade intemporal.
Inserida no seio de uma família que não lhe dá atenção e consumida pela perda da amiga, após se envolver com más companhias, também Joana deixa-se cair no mundo das drogas. 


O livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura das escolas e na minha opinião faz todo o sentido pois retrata alguns perigos das escolhas que muitas vezes se apresentam aos adolescentes, e demonstra as consequências que daí advêm. É uma história muito triste que além de abrir os olhos relativamente ao consumo de estupefacientes, é também um "abre-olhos" para muitos pais que deveriam passar tempo de qualidade com os filhos e actualmente, muitas vezes delegam essa "tarefa" à televisão ou à internet, e não notam que na realidade estão a ser ausentes, e a atenção à prole pode ser o aspecto que pode fazer a diferença na vida deles!



Outra capa:

Sem comentários:

Enviar um comentário