terça-feira, 16 de setembro de 2014

Marcada [HoN 1], de PC Cast e Kristin Cast - Opinião


Título original - Marked
Saga: A Casa da noite #1 / House of Night #1
Editora: Saída de Emergência.
Sinopse: Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampyros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampyros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampyros ou, se o corpo o rejeitar, morrer.
Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem.
Na Escola da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampyros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente.


Opinião:
Esta dupla de autoras são uma dupla dinâmica que na realidade são mãe e filha, respectivamente. Ao trabalharem juntas criaram um fenómeno mundial com esta saga designada A casa da noite (The house of night - HoN), que é o nome atribuído às escolas para onde vão os jovens marcados com o símbolo da deusa Nyx, que representa a mudança. Ao serem marcados com um contorno de uma meia lua azul, os jovens tornam-se iniciados, mudam-se para a casa da noite mais próxima afim de estarem próximos de vampyros adultos, um requerimento fisiológico, e se sobreviverem à mudança, tornam-se vampyros adultos ao fim de 4 anos.
O ponto de partida dá-se com a protagonista Zoey a ser marcada e levada para a casa da noite, após um desmaio no qual tem uma experiência com a própria Nyx, que lhe diz algumas palavras sábias acerca de responsabilidade e aparências, e beija-lhe a testa, passando a sua marca a ser preenchida e única na comunidade vampyrica (isto porque têm apenas o contorno quando iniciados, ou após a mudança, está preenchida e dela provêm tatuagens que emolduram o rosto consoante a sua aptidão). Os vampyros ao constatarem a singularidade da sua marca, afirmam que Zoey é abençoada pela deusa e ela passa a ter um papel de destaque na escola. E mais não digo para não estragar a diversão a quem ainda não leu!
Neste livro há uma introdução de personagens, escola, sociedade, elementos e aptidões levando os personagens a conhecerem-se e a demonstrar personalidade e carácter. É um bom livro "young adult" (YA) com uma escrita fluída e linguagem bastante acessível. Gostei do facto de os vampyros não se esconderem do mundo como na grande maioria de livros do género e também de possuírem aptidões, uma vez que é uma vertente um pouco diferente. Adorei o livro e aconselho vivamente pois a saga promete!

Sem comentários:

Enviar um comentário