sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A ceia (Last night I gave you my heart) [Conto], de Carlos Silva - Opinião


Olá a todos, este ano vou iniciar um novo marcador que será destinado apenas a contos, dando destaque, preferencialmente, a autores portugueses, porque o que é nacional é bom e merece ser valorizado. :) Optei por começar este segmento com um conto bem pequenino, da autoria de Carlos Silva.

Opinião:
Este conto relata o encontro para a ceia de Natal, do protagonista Joaquim com a família da sua noiva Sónia, os quais vai conhecer pela primeira vez. Após passar a tarde inteira a confeccionar um tradicional bacalhau para agradar aos visitantes, a sua noiva diz-lhe que na noite da consoada, a família tem por hábito comer mioleira, pouco antes destes chegarem. 
É então que ao som de uma buzina infernal Joaquim vê chegar um carro funerário, de onde saem os seus futuros sogros, cunhada, e uma senhora idosa (a avó). Já assustado com aquela visão arrepiante, imediatamente repara no aspecto sujo e estranho que têm, e pensou que iria ter uma noite difícil...mal sabia ele o que o esperava. 
É um pequeno conto, relatando uma história bem contada, que até chega a divertir o leitor, mas que tem um final demasiado cedo e que de certa forma, acaba por ser um bocado previsível. É interessante o facto dos familiares serem bem diferentes da Sónia, apesar de serem parentes próximos com os quais supostamente viveu longos anos, ela parece não ter o mesmo "estilo", atitude, nem reacção comportamental dos demais.
O conto encontra-se online, disponível gratuitamente aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário