terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban [Harry Potter 3], de J. K. Rowling - Opinião

Título original - Harry Potter and the prisioner of Azkaban
- Autora inglesa
Saga: Harry Potter #3
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Daquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts - não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirus Black, um dos mais fieis seguidores do assustador Lord Voldemort para o qual Harry Potter continuava a ser o alvo favorito. O pior é que o herói de J. K. Rowling começa a suspeitar da existência de um traidor entre os seus próprios amigos... O regresso da personagem fantástica que está a conquistar leitores em todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.

Opinião:
A intragável tia Marge visita a casa dos Dursleys e o seu comportamento incita um encantamento por parte de um Harry muito irritado, que em seguida foge de casa. Enquanto andava pela estrada, vê um enorme cão preto que está a mirá-lo, mas nessa altura aparece o autocarro cavaleiro que o leva para o Caldeirão Escoante. Pelo caminho, descobre que Sirius Black, alegadamente o maior seguidor de Voldemort fugiu de Azkaban, a prisão de feiticeiros de maior segurança. Ao chegar, o ministro da magia recebe-o e teme que Harry seja o alvo de Sirius, já que ele é tido culpado de variados crimes entre eles, crê-se que foi quem entregou os pais do Harry ao maléfico feiticeiro. 
Já no comboio a caminho de Hogwarts, os amigos têm a seu primeiro contacto com os Dementors (os guardas de Azkaban), e o Harry é profundamente afectado, sendo socorrido pelo novo professor, Remus Lupin. 
No terceiro ano lectivo, os alunos continuam a sua aprendizagem, as suas actividades no Quidditch, o Harry é ensinado a convocar um patronus, a única coisa que afasta os Dementors, e começam a ter aulas com Hagrid, onde travam conhecimento com novas criaturas, entre elas um hipogrifo, Buckbeak, que acaba por ser condenado à morte. Porém a revelação de um dispositivo mágico mais para o final do livro, permitirá alterar alguns eventos que estão relacionados entre si, e poderão alterar o curso da história.
Mais uma sequela espantosa com uma história incrível, repleta de acção e aventura. Por diversas vezes ao longo do livro verificamos que nem tudo o que parece, o é, e isso traz uma frescura e uma dose de surpresa à trama que é muito boa de acompanhar. Gostei imenso.
Transbordei de alegria quando o Harry recebeu a proposta para ir viver com quem realmente se importava com ele, mas uma vez mais por ironia do destino, acontecimentos subjacentes não o permitem. Este livro levanta a ponta do véu, e ficamos mais elucidados com alguns acontecimentos de outrora, onde também é revelado o verdadeiro carácter de algumas personagens, sim senhor, eu escrevi no plural. Venham descobrir vocês também a terceira aventura do feiticeiro mais famoso da actualidade, que ainda está longe do final. Aconselho!


Outras capas:
  

Sem comentários:

Enviar um comentário