sábado, 31 de janeiro de 2015

O vampiro secreto [O mundo da noite 1], de L.J. Smith - Opinião

Título original - Secret vampire
Saga: O Mundo da Noite #1 / Night world #1
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: O Mundo da Noite não é um lugar. Existe à nossa volta. Os seres do Mundo da Noite são belos, implacáveis e irresistíveis para os humanos. O seu melhor amigo pode ser um deles, assim como o seu apaixonado. As leis do Mundo da Noite são muito claras: os humanos nunca devem saber da existência do Mundo da Noite. E os que pertencem ao Mundo da Noite nunca devem apaixonar-se por um humano. Violar as leis tem consequências aterradoras. Estas histórias mostram o que acontece quando essas leis são violadas. Quando Poppy é diagnosticada com um cancro no pancreas em estado terminal fica devastada. James o seu melhor amigo (e amor secreto) inconformado com a perda iminente da amiga revela que pode oferecer-lhe a vida eterna… como vampira! Poppy é forçada a escolher entre morrer ou tornar-se um vampiro. Mas que implicações terá a opção de James ao violar as leis do Mundo da Noite?

Opinião:
Este é o primeiro livro da saga The Night World, da autoria da escritora original dos livros Vampire Diaries. O Mundo da Noite existe e alberga as mais diversas criaturas, e elas estão por todo o lado. Apenas têm que se reger por duas leis e não são toleradas violações das mesmas: 
1 - os humanos nunca devem saber da existência do Mundo da Noite. 
2 - os que pertencem ao Mundo da Noite nunca devem apaixonar-se por um humano.
Poppy e James são melhores amigos desde crianças, e a sua relação nunca passou de pura amizade, apesar de secretamente, nutrirem sentimentos um pelo outro. Ela pensa que ele não se interessa pelo tipo de rapariga que ela é e ele, bem...dificilmente poderá algum dia namorá-la, já que nasceu vampiro e isso implica assumir que infringiu uma lei do Mundo da Noite. 
Nas suas vidas, corre tudo bem e sem imprecauções, até o dia em que a Poppy desmaia e ao ser atendida por médicos, descobre que está a morrer de cancro. É nesta altura que o James perde a cabeça e toma uma decisão que poderá ser fatal para ele, ou pior ainda, para ambos.
Com medo de perder para sempre a sua amada, o James infringe a outra lei do Mundo da Noite e revela a sua verdadeira natureza, e ainda oferece uma escolha a Poppy, que poderá permitir-lhe salvar-se, contudo tornando-se também ela um ser do Mundo da Noite. Apenas ela pode tomar a decisão, mas ambos terão que viver com as consequências que advirão. Se ela aceitar a proposta, levará James a cometer mais uma infracção: transformar um humano em vampiro, sem consultar um ancião. Ao chegar à encruzilhada, a decisão deve ser tomada, antes que o tempo escasseie.
Um livro aventureiro e interessante, onde o perigo está sempre à espreita, com um desfecho imprevisível! Um novo conceito, onde há vampiros que já nascem assim mesmo, os lâmias, e que podem optar se, e quando querem envelhecer, um facto que se torna refrescante, quando os livros de vampiros proliferam e as semelhanças repetem-se bastante. A escrita é fluída e simples, sem descrições do foro sexual, sendo por isso adequado a várias faixas etárias. Um acto de afecto sem olhar a consequências, que faz-nos acreditar na força de um amor puro, quem sabe até pré-destinado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário