sexta-feira, 21 de agosto de 2015

The switch, de Emma Wildes - Opinião

Título original - The switch
Sinopse: Lord Adam Trevor is in a hellish situation. Married to the woman of his dreams, he finds that he is unable to actually consummate the union he has looked forward to for so long due to a recent accident. The doctors tell Adam he will heal, but in the meantime, he does not want to admit to his bride-to-be that he is less than a man. If only his twin brother, Alex, a notorious rake with an appetite for beautiful women, will stand in for him, maybe his lovely wife will never have to know ... Jacqueline is the luckiest woman on earth. Married to a man she adores, her life is a fairy tale ... except her husband is much different during the day than the sensual, hot-blooded lover who comes to her at night. Puzzled and off-balance, it isn't until one evening at a social function that she dances with her charming, seductive brother-in-law and suddenly wonders if there has been a switch...

Opinião:
Esta foi a minha estreia com a escritora e deveu-se a uma leitura conjunta decorrida em Agosto, organizada pela Raquel do Readings sunshine. Já tinha ouvido muito falar desta autora e tive curiosidade em conhecer algum trabalho dela, pelo que optei por começar por um romance "stand alone".
A obra inícia-se no dia do enlace do Lorde Adam com Jacqueline, com o noivo a confidenciar ao irmão que devido ao acidente que teve com o cavalo semanas antes, está a sofrer de impotência. 
Envergonhado e com o orgulho ferido por não querer admitir à noiva o seu problema, segue-se um pedido insólito. Adam pede a Alex que o substitua no leito até o seu problema estar resolvido. Após alguma discussão ele acede ao pedido, o qual apenas é possível uma vez que são gémeos idênticos. 
Assim, de dia Adam é o esposo delicado e ocupado com o que advém do seu título, e durante a noite dá-se a troca e "Adam" parece outro, demonstrando ser um amante exímio. Contudo, tal situação gera tensão entre os irmãos e a própria esposa começa a notar isso e inclusive alterações comportamentais no marido. Eventualmente, ela começa a questionar-se.
Como a sinopse é tão reveladora, creio poder expressar abertamente a minha opinião.
Este é um livro com uma história um pouco convencional, que remete ao adultério ainda que por omissão. A esposa não estava ciente e o marido vê naquela opção um acto de amor, e digo isto porque ele sacrifica a sua felicidade em prole da felicidade dela.
A história vai-se desenrolado, mostrando-nos uma trama repleta de cenas ousadas, pautada por momentos intensos de paixão. De um modo geral, achei as personagens interessantes e atrevo-me a dizer que teve mais piada conhecer o Alex do que o Adam, que muitas vezes acaba por ser relegado para segundo plano. O estranho plano dos irmãos e claro a troca, fez com que o Alex visse o que estava a perder e o quão vazia era a sua vida anteriormente, permitindo-nos acompanhar o crescimento pessoal que teve ao longo da obra.
Apreciei esta leitura contudo parece-me que faltou um pouco de profundidade na história, no sentido que a Jacqueline descobriu que foi enganada e a ocorrência resolveu-se demasiado rápido. Sendo ela uma personagem inteligente e apaixonada por Adam, foi capaz de entender o motivo para o que foi feito, mas não teve a densidade de sentimentos e emoções que eu esperaria numa situação daquelas. 
De resto, foi uma leitura agradável que me proporcionou bons momentos de entretenimento. Aconselho :)

2 comentários:

  1. Eu participei em três leituras conjuntas desse blogue mas nas duas ultimas não recebi os marcadores e deixei de receber convites para participar.... Não percebi porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podias ter falado com a Raquel acerca disso, ela é muito simpática :) Eu também não recebi convite, vi na página que ia ser feita outra leitura e aderi :)
      Bj

      Eliminar