quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Divergente [Divergente 1], de Veronica Roth - Opinião


Título original - Divergent
Saga: Divergente #1 / Divergent #1
Editora: Porto Editora
Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la

Opinião:
Numa Chicago futurista, todos têm o seu lugar na sociedade, pelo menos até aos 16 anos, momento em que fazem uma escolha acerca da facção que vão abraçar. A partir deste momento, não há volta, é definitivo..mantêm-se lá ou juntam-se aos sem facção. 
Beatrice teve um resultado inconclusivo no seu teste de aptidão, o que significa que ela é divergente e a sua instrutora afirmou ser perigoso revelar isso a alguém, pelo que ela ficou confusa e dividida. No dia seguinte teria que fazer uma escolha, e mesmo não sabendo, essa escolhia iria definir o destino de todos.
Eis que ela escolhe a facção mais perigosa de todas e tem que fazer-se valer, pois é pequena e aos olhos dos outros, é aparentemente frágil. Adoptando o nome Tris, conhece Four o seu bonito instrutor, cria laços com os seus novos amigos e inicia os treinos e as provas, pois apenas os melhores irão manter-se naquela facção.
Contudo, no dia seguinte à cerimónia final de boas vindas do grupo que concluiu as provas, a Tris acorda e nota que algo de muito estranho está a acontecer com os seus companheiros. Ela percebe que algo está mal mas entra na charada e finge estar sob o mesmo efeito de transe, só assim ela consegue passar despercebida. Mas na altura que desembarcam na sua antiga facção, Tris compreende que algo está horrivelmente mal e é compelida a agir...
Este é um livro com uma história aliciante, a protagonista é interessante mas o quatro é talvez a personagem mais bem construída. Gostei do conceito de divergente e do que representa, e especialmente do facto de quem o é, poder fazer diferença na altura que os colegas de facção são controlados. Gostei igualmente da acção que fica subentendida durante as provas de iniciação. Algumas coisas ficaram por responder mas acho que seria de esperar visto que se trata de uma trilogia.
O enredo é muito interessante e só tive vontade de devorar o livro e passar ao seguinte. 
Auto-propus-me um "desafio trilogia", que como sabemos, significa que terei que concluir a leitura de uma trilogia antes do final do ano, e este livro marca o inicio do desafio :)


Outra capa:

Sem comentários:

Enviar um comentário