quarta-feira, 8 de outubro de 2014

União [Matched 1], de Ally Condie - Opinião



tulo original - Matched
Saga: Matched #1
Editora: Edições Gailivro
Colecção: 1001 Mundos

Sinopse: Cassia sempre confiou nas escolhas dos Funcionários. É um pequeno preço a pagar por uma vida longa, um emprego perfeito, um companheiro ideal. Quando o seu melhor amigo aparece no ecrã da União, Cassia tem a certeza absoluta de que ele é o certo… até ao momento em que vê um outro rosto aparecer no ecrã, por breves instantes, antes de este ficar negro. Agora Cassia vê-se confrontada com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir - entre a perfeição e a paixão.

Opinião:
Esta é uma daquelas histórias onde os personagens vivem numa sociedade muito regrada e limitante, que embora pautada por algumas diferenças entre classes, o objectivo é o mesmo: a harmonia do todo. 
É com este propósito que há um recolher obrigatório, há apenas 100 de tudo (livros, músicas, poemas, filmes...), os alimentos são específicos para cada individuo e os pares são perfeitos, sem equivoco, para partilharem a vida inteira. Tudo faz sentido para Cassia pois aquela é a realidade que sempre conheceu, até que uma falha no ecrã da União lhe mostra dois rapazes e a faz repensar nas escolhas dos Funcionários. 
Mesmo depois de ser assegurada que Xander é o seu verdadeiro par e da explicação da impossibilidade de Ky estar apto, surge uma centelha de dúvida e curiosidade. A tendência é aproximar-se de Ky mesmo sabendo que não é correcto, o que faz despertar sentimentos que inicialmente são reprimidos.
O conhecimento da informação chave acerca do "erro" no ecrã aliado aos sentimentos crescentes, despoletam algumas atitudes que vão ter repercussão nos eventos quase finais do livro.
Esta é uma história interessante que alia uma força de quebrar as amarras da sociedade que lhe mostrou o amor perfeito, pela conquista de um amor desconhecido e que poderá ser o certo. Com um final surpreendente que evidência continuação num próximo livro, este é o primeiro de uma trilogia que promete dar que falar. A leitura é leve e a história é apelativa, gostei bastante e aconselho. Contudo no nosso país, ainda não está traduzido o segundo volume, e até agora parece que vai continuar assim :(

Sem comentários:

Enviar um comentário