segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Liga-me, de Sarah Mlynowski - Opinião


Título original - Gimme a call
- Autora canadiana
Editora: Edições Chá das cinco
Sinopse: Devi está a ter um dia estranho: acabou de receber uma chamada do futuro. Pior... quem lhe ligou foi ela própria! 
Devi desperdiçou três anos da sua vida a namorar com Bryan - o bonito, adorável e pulha do Bryan. Devi afastou-se dos amigos, desleixou-se nos estudos, não se juntou a clubes… e como Bryan acabou com ela mesmo antes do baile de finalistas, não lhe sobrou nada. Nem mesmo um telemóvel - deixou cair o seu numa fonte. Agora só liga para um número… o seu! E quem atende é ela própria… três anos mais nova! 
Mal recupera do choque e convence a sua versão mais nova de que não está doida, Devi apercebe-se que tem uma oportunidade de ouro. Pode dizer ao seu "eu" mais jovem todas as coisas certas a fazer… porque ela própria já fez todas as erradas! Se a jovem Devi aceitar os seus conselhos, pode manter os amigos, candidatar-se a uma boa universidade, tornar-se uma estrela, e mais importante, poupar-se ao desgosto amoroso de Bryan! 
Mas a Devi de 14 anos já não tem tantas certezas. Ela gosta de Bryan. É feliz. Mas a quem melhor dar ouvidos do que ao seu futuro "eu"?


Opinião:
Depois de um dia horrível, Devi deixa cair o seu telemóvel na fonte do centro comercial deixando-o à beira do inoperacional, conseguindo apenas ligar para um número: o seu...três anos e meio antes!
Após a descoberta, ela tenta convencer o seu eu de 14 anos de que está a dizer a verdade e tenta influenciá-la a tomar outras decisões, o que lhe vai permitir ter um futuro diferente, que não envolva ficar sem amigas, com o coração partido, distante da sua irmã e com acesso a uma universidade que não é muito boa.
Feitas algumas alterações, o novo futuro é o produto directo das acções da Devi do passado mas a Devi do presente não tem quaisquer memórias da nova realidade, e sempre que algo é alterado tem repercussões imediatas não só na sua vida, como na vida dos que a rodeiam, e é assim que ela mantém o seguimento do que fazer e do que não fazer para não piorar as situações.
A comunicação entre elas mantém-se mas apenas por algum tempo, produzido alguns efeitos desejados pela Devi do presente que sempre tem um conselho sábio para a Devi do passado, que sente a todo o momento, que tem sobre os ombros o peso do seu futuro e que não está a aproveitar a vida.
A história é coerente e engraçadas mas destinada a um publico mais para o juvenil ou YA, com uma boa dose de momentos de comédia, evidenciando que apesar das oportunidades, deve-se manter um bom sentido de moral. Ensina também que independentemente das escolhas que possamos fazer, algumas coisas estão destinadas, e que podemos aprender com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário