terça-feira, 14 de abril de 2015

Revelada [HoN 11], de PC Cast e Kristin Cast - Opinião

Título original - Revealed
Saga: A Casa da noite #11 / House of Night #11
Editor: Saída de Emergência
Sinopse: A Casa da Noite aguarda-te. Um local cheio de perigos e segredos onde os jovens marcados têm dois destinos: ou se transformam em vampyros ou morrem destroçados. 
Aproxima-se o grande final da série Casa da Noite. Após os acontecimentos do último volume, Neferet está mais perigosa do que nunca e a sua sede por vingança irá lançar o caos e a destruição entre os humanos. Zoey e os seus amigos têm que enfrentar, mais uma vez, a violência dos seus inimigos e salvar a Casa da Noite do pior. 
Conseguirá Zoey travar as ações de Neferet a tempo e evitar uma guerra em grande escala? O equilíbrio entre a Luz e as Trevas está seriamente comprometido e sacrifícios terríveis terão de ser feitos para preservar o mundo dos vampyros. 
Neste penúltimo volume da Casa da Noite, a eterna luta entre o Bem e o Mal chegará a um novo patamar e nada voltará a ser o mesmo.


Opinião:
[Contém spoilers] Neste penúltimo livro da saga HoN, vemos Neferet a ganhar forma após a sua prévia transformação em aranhas de escuridão, no momento da morte de uma das personagens. Ainda enfraquecida e após assassinar um humano, ela pede ajuda à escuridão remanescente para se esconder, e passa o livro quase todo numa caverna a experênciar sonhos que na verdade são memórias perdidas da sua existência. 
Neste volume ficamos a conhecer o seu passado, desde a juventude até ao presente, e entendemos melhor as suas decisões e as suas afinidades ou poderes. Paralelamente, continuamos a acompanhar os iniciados e os vampyros que lhes são mais próximos. 
Dá-se uma cisão entre a Casa da Noite e o Alto concelho de vampyros, pelo que estes regem-se agora pelas decisões de Tanatos, apoiada pelas sumo sacerdotisas e profetisas. Uma dessas decisões aplica as leis de antanho e, de alguma maneira, isso desperta a pedra vidente, com consequências para Zoey e que poderão repercutir-se em todos. 
A acrescer, Zoey ainda está confusa quanto à questão Aurox/Heath, o que parece ser um factor de stress que a está a afectar visivelmente. Após descobrir que está a ser vigiada, a sua raiva atinge um pico e, impelida pela pedra vidente, ela faz o impensável!
No final do livro, Neferet desperta e comete um crime hediondo, desta vez não dissimulado mas já com intenção de mostrar a "deusa" que ela (acha que) é, o que acaba por atrair o touro branco novamente para o seu lado...
Gostei que as autoras tivessem aberto o "livro da vida" da grande vilã, permitindo-nos assim, conhecê-la mais um bocado e talvez entender o que a levou às escolhas que fez. Achei realmente lamentável o passado enquanto jovem.
Fez-me pena a morte da personagem em questão, que ainda por cima não estava relacionada com a guerra, mas o organismo dos iniciados nem sempre aceita a mudança :/
Apesar de ter alguns aspectos que achei um pouco previsíveis, o livro está muito bom e deixa muita curiosidade e expectativa em relação ao final, agora que muita coisa mudou! 
No final de contas, tenho a dizer que este volume teve um final espectacular e deixou-me em pulgas por ler o desfecho! Aconselho vivamente e aguardo ansiosamente pelo final :)

2 comentários:

  1. Eu li até ao 5 e fiquei-me por aí... foi daquelas sagas que não consegui acabar até porque do género em questão há bem melhores. Mas já li bastantes opiniões a favor deste e do último.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei muito na expectativa para o último, vamos lá ver se não desilude!

      Eliminar