domingo, 11 de setembro de 2016

The sleeper and the spindle, de Neil Gaiman - Opinião

Título original - The sleeper and the spindle
Sinopse: A thrillingly reimagined fairy tale from the truly magical combination of author Neil Gaiman and illustrator Chris Riddell – weaving together a sort-of Snow White and an almost Sleeping Beauty with a thread of dark magic, which will hold readers spellbound from start to finish. On the eve of her wedding, a young queen sets out to rescue a princess from an enchantment. She casts aside her fine wedding clothes, takes her chain mail and her sword and follows her brave dwarf retainers into the tunnels under the mountain towards the sleeping kingdom. This queen will decide her own future – and the princess who needs rescuing is not quite what she seems. Twisting together the familiar and the new, this perfectly delicious, captivating and darkly funny tale shows its creators at the peak of their talents.
Lavishly produced, packed with glorious Chris Riddell illustrations enhanced with metallic ink, this is a spectacular and magical gift.


Opinião:
Depois de Por sorte, o leite e ainda sem ter lido o meu exemplar de The graveyard book, lancei-me de cabeça nesta obra, que pareceu-me misturar duas das minhas histórias de infância preferidas, e lhes deu uma nova e vibrante cara.
Na véspera do casamento, a rainha ouve rumores de que uma "doença" está a alastrar-se, na qual as pessoas simplesmente caem no sono. Ela decide adiar o casamento e vai com os anões investigar. 
Ao longo da viagem deparam-se com pessoas adormecidas que por algum motivo, não envelhecem e movem-se em conjunto como que marionetes. Os heróis seguem rumo ao castelo, tendo como obstáculos os espinhos de roseiras. O que os aguarda no seu interior é algo surreal.
A branca de neve encontra-se com a bela adormecida neste vibrante livro de Neil Gaiman, num "retelling" inesperado. Gostei imenso! 
Primeiro, não há cá príncipes para salvar o dia e sim uma corajosa e independente rainha que decide o seu destino. Sem os convencionalismos que crescemos a ouvir, a história surpreende o leitor com as decisões ousadas daquela mulher, pelo que nos questionamos diversas vezes "o que irá acontecer? O que é que ela vai fazer agora?".
O que mais me entusiasmou foram os acontecimentos na torre e as descobertas, o que foi uma revelação bombástica e que deu uma grande reviravolta na trama, produzindo uma fantástica história que aconselho às mais diversas faixas etárias. 

2 comentários:

  1. OLá,

    Também gostei imenso deste livro :D é refrescante ler sobre uma rainha com vontade própria, como comentaste, e ainda por mais com o o toque de Gaiman...
    Que venham boas leituras,
    beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fiquei com vontade de ler mais trabalhos do autor. Obrigada, boas leituras também :)
      Beijinhos

      Eliminar