terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen - Opinião

Título original - A menina do mar
Sinopse: Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.
A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.


Opinião:
Um menino estava na praia e intrigado para saber a origem de um barulho, depara-se com alguns animais marinhos e uma menina pequena. Ao falarem, ela diz-lhe que é a Menina do Mar e ficam amigos.
Curiosos acerca do mundo, fica a promessa dele levar-lhe a conhecer o meio terrestre mas são impossibilitados pela Raia.
A primeira vez que li esta obra, já tem imensos anos mas voltei a ler à conta do desafio ler um livro de um autor português.
Este livro é uma pequena história dirigida principalmente ao público infantil, sendo recomendada pelo Plano Nacional de Leitura do 5º Ano de Escolaridade.
Aqui ficam implícitos valores como a amizade, a coragem, e numa outra instância, o amor e até onde somos capazes de ir pela pessoa amada. Naquela altura julgo que ninguém da turma tinha esta noção (risos) mas lembro-me de acharmos uma história relativamente interessante.
Aconselho a leitura desta obra de um dos nomes que marcou a literatura portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário