segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Avozinha gângster, de David Walliams - Opinião

Título original -
Gangsta granny
Editora: Porto Editora
Sinopse: O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:
• A sua avozinha é uma famosa ladra de jóias.
• E toda a vida sonhou roubar as Jóias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…
Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

Opinião:
Este livro li-o, pois sentia que estava a necessitar de algo humorístico para dar uma "arrebitadela" nestes dias cinzentos pelos quais estamos passando, tanto literal como figurativamente.
O protagonista Ben passa as sextas-feiras na casa da avó paterna para que os seus pais possam ter um programa a dois, semanalmente. Sendo um miúdo de tenra idade, ele aborrece-se com a monotonia e com as actividades realizadas com a avó, isto até que descobre que a senhora é uma legendária ladra de jóias.
Empolgado com esta nova informação, ele fica deslumbrado e oferece-se para realizar o sonho da avó, de roubar as Jóias da Coroa inglesa, e agora não há nada mais importante do que passar tempo com a sua parente.
A personagem da avó foi fenomenal, muito cheia de vida e engraçada. E o que me dizem daquele vizinho? Que homenzinho metido, onde já se viu entrar assim na casa dos outros!
Gostei da personagem da rainha, ela era alguém com quem facilmente nos podíamos relacionar. Ela conseguiu "meter-se na pele do outro" e as suas acções foram de acordo com o que ela sentia que também estava a passar-se com ela.
David Walliams apresentou-nos uma história familiar, que no final de contas se resume a expectativas, comunicação, compreensão e amor. Fiquei emocionada com aquele final e confesso que gostaria que as coisas tivessem tido outro rumo.
★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário