sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A Minha Avó Pede Desculpa, de Fredrik Backman - Opinião

Título original - Min mormor hälsar och säger förlåt
Editora: Porto Editora
Sinopse: Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor - e única - amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram.
A minha avó pede desculpa é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional Um homem chamado Ove.

Opinião:
Este livro foi uma surpresa muito boa, tinha de tudo um pouco! Durante a primeira parte do livro, estava com alguma dificuldade para entender algumas coisas e o porque de tanta coisa estar a se passar. Mas com o tempo, tudo me pareceu na dose certa e tudo pareceu encaixar decentemente.
Gostei desta leitura, foi engraçado ler e descobrir de que modo as coisas, histórias e relações estavam interligadas na realidade e naquele mundo mágico. Foi fascinante o modo como a avó lidou com as pessoas e de como as incluiu na vida da Elsa, por meio da missão que deixou para a neta. Não há dúvida que esta é uma história sobre amor e as diversas formas de amar.
★★★★

Sem comentários:

Enviar um comentário