sábado, 28 de março de 2015

Alma improvavelmente dolorosa [Conto], de Andreia Silva - Opinião


Opinião:
O conto inicia-se com a personagem principal a informar-nos que naquele dia, faz precisamente um ano que uma pessoa importante partiu deste mundo, e em seguida começa a relatar as lembranças passadas. Conta-nos que toda a sua vida sentia dores no que dizia ser a alma, mas naquele dia foi uma dor diferente que a fez dirigir-se ao hospital, e foi ali que o viu chegar...em coma.
A narrativa passa então a ser acerca das memórias de quando travaram conhecimento, e do dia fatídico no hospital. Apenas estiveram juntos 24 horas, mas um dia foi suficiente para ela se apaixonar. 
Esse sentimento foi como um elixir que acalmava a sua dor, e foi aí que ela entendeu que a dor alimentava-se de amor, por isso ela quis ficar perto dele, quis saber informações acerca do seu estado. Foi então que se cruzou com outra pessoa e assim descobriu que ele nunca tinha sido verdadeiramente seu, apenas da sua dor.
Achei a história interessante mas creio que poderia ter sido um pouco mais aprofundada nalguns aspectos. Como o dia que se conheceram, para ela teve grande impacto, percebe-se que teve realmente muita importância pois foi como surgiu a sua paixão, mas não nos é "mostrado" de que forma, e achei muito vaga a descrição do mesmo.
À medida que a história é contada, acaba por levar-nos por diversos estágios do luto cada qual doloroso à sua maneira, e é-nos transmitida com muito realismo a dor da personagem.
Apreciei o facto da autora ter escrito acerca do que a ausência de amor pode fazer com uma pessoa, que isso pode ter repercussão na vida, ou mesmo na qualidade de vida de alguém. Ficou patente que no final de contas, a ausência de amor pode ser um fardo demasiado pesado para a alma.
O conto encontra-se online, e está disponível gratuitamente aqui.

2 comentários:

  1. Olá nomeei-a para responder a uma TAG, Liesber Award espero que adira ao projecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá obrigada por pensar no blogue, contudo já respondi a essa TAG quando recebi a nomeação por outro blogue. Em todo o caso, não me importo que mantenha o nome do blogue ai :) boa tarde

      Eliminar