domingo, 22 de maio de 2016

Fractured [Slated 2], de Teri Terry - Opinião

Titulo original - Fractured
Saga - Slated #2
Sinopse: Kyla shouldn't be able to remember anything. But she can - and she's beginning to realize that there are a lot of dark secrets locked away in her memories. When a mysterious man from her past comes back into her life, she thinks she's on her way to finding the truth. But the more she learns about her history, the more confusing her future becomes.

Opinião:
Queria ter lido este há mais tempo mas não se proporcionou a não ser agora, chegou a um ponto que não me recordava de como tinha ficado (risos). Este volume tem inicio no momento em que o outro termina.
[Pode conter spoilers]
Ao se defender do Wayne, a Kyla fez algo que reiniciados não deveriam: perpetuou um acto de violência, a mesma acção desencadeou memórias, outra coisa que não deveria possuir e além disso (um bónus!), o Levo deixou de ter efeito nela.
Ainda muito perturbada com o que aconteceu com Ben e confusa com as novas memórias, ela tem que aparentar um maneirismo e comportamento típicos de reiniciados de modo a evitar atrair atenção dos Lordens para si, principalmente se quer descobrir o que aconteceu ao amigo.
Em todo o caso alguém já centrou a sua atenção na Kyla, o atraente professor de biologia parece estar sempre de olho nela mas afinal seria alguém relacionado com o seu passado? Gradualmente descobrimos que sim mas não exactamente como as recordações lhe mostram. Para piorar, é cada vez mais complicado saber quem anda a passar informações aos Lordens e saber em quem confiar.
Em recuperação, todos os lampejos são um símbolo de esperança, de saber quem é, de onde vem. Neste volume ela recorda-se do seu passado porém apenas desde a adolescência, conhecemos Rain, quem ela foi, quem ela é...uma das duas que eram ela, fica o mistério no ar acerca da sua vida anterior a isso. 
A Kyla continua a ser assombrada por sonhos que mais tarde entendemos ser recordações da sua infância, da vida antes de Rain, do seu outro eu que foi (supostamente) apagado quando foi reiniciada. Adorei que tivéssemos entendido muito mais acerca dela, o que fez para ser reiniciada, o que esteve por detrás disso. o que lhe permitiu manter algumas lembranças!
Obtemos várias respostas e fiquei satisfeita com elas! Em relação ao sonho do autocarro bombardeado, em relação aos pais adoptivos, a Ben e até mesmo à Dra. Lysander que afinal sente carinho e preocupa-se genuinamente com ela.
Bem, como ainda existe mais um volume da saga é claro que ainda ficaram muitas pontas soltas e coisas por resolver (intrigam-me mais as seguintes: como recuperar Ben?, existem familiares da Kyla?, como derrubar os Lordens?), estou curiosa para saber como será o desfecho desta história. Aconselho vivamente :)

sábado, 14 de maio de 2016

Sleepless, de Terri Clark - Opinião

Título original - Sleepless
Sinopse:can't go to sleep!!! And not because of the cute boy lying next to me. There's a killer stalking me in my dreams. And if it's up to him . . . I'll never wake up. I have to find a way to get him, before he gets me.

Opinião:
Trinity é uma jovem de 18 anos que tem sonhos vividos desde criança, o pior é que estão sempre relacionados de alguma forma com pessoas, situações ou ocorrências que estão a decorrer ou vão ter lugar no futuro. 
O que para alguns é visto como um dom, para Trin é um fardo e uma maldição para as suas noites. Sobretudo quando sonhou com o aviso da morte de uma amiga e não foi capaz de impedir a tragédia. 
A jovem sentiu-se impotente e completamente destroçada porém foi um elemento chave para a captura do assassino no local do crime, que infelizmente não foi encarcerado por ter sido considerado mentalmente desiquilibrado. 
Um ano depois ela começa a ter pesadelos com o criminoso: que está no seu encalço, que quer fazer-lhe mal, mas chega à horrível conclusão que, de alguma forma, ele consegue alcançá-la através do mundo onírico...dormir não é seguro! Nessa altura um precioso e inesperado aliado é quem lhe dá a mão e ajuda-a nas suas tribulações. 
Andava eu a explorar livros no GR abrindo sempre páginas das sugestões de leitura relacionadas, quando me deparei com este livro. A capa até nem me chamou muito atenção ou tampouco a achei apelativa, mas li a sinopse e ainda que muito suscita, de certa forma fez-me lembrar a saga Wake que eu gostei imenso. 
Vi que ninguém da minha "lista de amigos" tinha lido ou sequer mostrava interesse em ler, o que me levou a pensar que nenhum deles talvez se tivesse "cruzado" com a obra. Seja como for a curiosidade falou mais alto e decidi-me a conhecer esta história. Aproveitei também para realizar o tópico do meu TBR jar challenge ler um livro sugerido pelo Goodreads.
Estamos perante um livro YA (young adult) com uma história um pouco diferente daquilo que tem passado pelas minhas mãos. Temos um pouco de suspense, temos interacção sonho-realidade e claro, romance. 
Temos uma protagonista que se coloca à parte, afastando-se dos outros porque o seu dom mostra-lhe demasiado em relação às pessoas e os seus segredos. E ainda o medo de não ser aceite pela sua melhor amiga se lhe fizer algumas revelações mais íntimas, o que a deixa um pouco solitária. 
Gostei do modo que a autora arranjou para que o assassino tivesse as suas aptidões, de como as desenvolveu e como acedia ao seu novo dom (pena que era para o mal).
De um modo geral gostei do livro, do mistério e da evolução da história, que me pareceu ter um ritmo bem razoável. Aconselho. 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

[2016] TBR Jar Challenge 6

Desta vez tirei dois papeis na mesma altura do potezinho TBR Jar Challenge, uma vez que me encontro com mais tempo livre, mais vale aproveitar!
Saiu-me na rifa então...


* Ler um livro de uma série que já tenha iniciado

*Challenge accepted!*

Para ver o progresso dos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, que serão remetidos para o seu respectivo link.

[2016] TBR Jar Challenge 5

Olá pessoal,
vim cá após tirar outro papel do meu TBR Jar challenge. Desta vez o quinto tópico sob o qual a minha leitura irá recair é...


* Ler um livro sugerido pelo Goodreads

*Challenge accepted!*

Para ver o progresso dos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, que serão remetidos para o seu respectivo link.

domingo, 8 de maio de 2016

Maybe not [Maybe 1.5], de Colleen Hoover - Opinião

Título original - Maybe not
Saga - Maybe #1.5
Sinopse: Warren has the opportunity to live with a female he instantly agrees. It could be an exciting change.
Or maybe not.
Especially when that roommate is the cold and seemingly calculating Bridgette. Tensions run high and tempers flare as the hardly stand to be in the same room together. But Warren has a theory about Bridgette: anyone who can hate with that much passion should also have the capability to love with that much passion. And he wants to be the one to test this theory.
Will Bridgette find it in herself to warm her heart to Warren and finally learn to love?
Maybe.
Maybe not.


Opinião:
O Warren vive com os seus melhores amigos, os irmãos Ridge e Brennan num apartamento que tem um quarto livre. Certo dia ao acordar após mais uma partida dos colegas, ele entra de rompante na casa de banho para lavar a vista, só que começa a levar porrada. É ai que percebe que tem uma mulher lá e para sua infelicidade, ele estava a dormir nú. 
As coisas já começam com o pé torto com a nova colega de casa Bridgette, que ganha de imediato uma aversão a Warren, achando-o pervertido. Por sua vez ele acha-a vistosa e bonita e começa a imaginar se e quando vão ter contacto físico. 
O seu amigo avisa-lhe que ela é má mas ele parece não se importar muito pois está decidido em quebrar a barreira entre eles.
Queria ler um livro à conta do desafio diversidade literária e elegi este título para a categoria new adult. Já li outras obras da autora, o primeiro que li não me cativou  "um caso perdido" mas foi devido aos temas abordados, já o "amor cruel" gostei bastante, pelo que resolvi lançar-me novamente de cabeça.
Também aqui há uma grande componente sexual o que eu não fazia ideia até começar a ler. Não sabia o que esperar, apenas tinha conhecimento que funcionava como um "stand alone".
Funcionou bem, adorei que tivesse diversas situações cómicas com momentos verdadeiramente hilariantes, e deu para perceber histórias por trás daquele enredo, o que é perfeitamente normal uma vez que este livro partiu de personagens secundárias do titulo principal "maybe someday" e sabem que mais? Fiquei com vontade de lê-lo :) e com certeza irei fazê-lo em breve. Recomendo vivamente :)

terça-feira, 3 de maio de 2016

Poison study [Study 1], de Maria V. Snyder - Opinião

Título original - Poison study
Saga: Poison #1
Sinopse: Choose: A quick death…Or slow poison...
About to be executed for murder, Yelena is offered an extraordinary reprieve. She'll eat the best meals, have rooms in the palace—and risk assassination by anyone trying to kill the Commander of Ixia.
And so Yelena chooses to become a food taster. But the chief of security, leaving nothing to chance, deliberately feeds her Butterfly's Dust—and only by appearing for her daily antidote will she delay an agonizing death from the poison.
As Yelena tries to escape her new dilemma, disasters keep mounting. Rebels plot to seize Ixia and Yelena develops magical powers she can't control. Her life is threatened again and choices must be made. But this time the outcomes aren't so clear...

Opinião:
Comecei a ler este livro devido a uma leitura conjunta no GR, embora já há muito se tinha dado o inicio da mesma (risos). O atraso não me impediu de ler esta obra que me pareceu bem interessante e enigmática.
A Yelena está presa há um ano quando é chamada para a sua sentença. Ao enfrentar a forca, é lhe dada a opção de prosseguir com o enforcamento ou tornar-se a provadora de comida do Comandante de Ixia, Ambrose, e assim começa a sua nova vida no palácio.
Após derrubarem a monarquia e banirem quaisquer vestígios de magia em Ixia, Ambrose surgiu como o líder e assim permaneceu durante mais de uma década. Cada pessoa tem o seu lugar na sociedade e até os empregados são pagos. Contudo há oponentes, e ainda existem rivalidades com o território a sul, onde é sabido haver a prática de magia, o que torna o trabalho da protagonista importante: existe sempre a possibilidade de uma conspiração ou de um atentado ao comandante.
O braço direito do líder, Valek é o chefe de segurança e o encarregado de supervisionar a jovem, bem como de lhe instruir para a detecção de venenos nas refeições. Na primeira lição coloca pó de borboleta na bebida de Yelena e informa-a que para sobreviver, terá que se apresentar diariamente para a toma de um elixir que contraria os efeitos do veneno, impossibilitando uma fuga.
O destino foi cruel com Yelena o que a levou a matar, mas será este destino menos cruel do que o do passado?
Esta foi uma obra do qual eu nada sabia, nem ao menos conhecia o nome da escritora mas a sinopse foi realmente cativante. Aproveitei para realizar o desafio do TBR jar challenge de ler um livro de um autor novo para mim :)
Passei o livro quase todo a tentar perceber o que realmente a levou a assassinar o filho do seu bem-feitor mas a revelação só nos é feita perto do final e bem, manteve o mistério quanto ao seu passado apesar de irmos tendo pequenos vislumbres durante a obra.
Gostei da evolução da personagem principal e do toque de magia subjacente, sobretudo quando em situações de risco para a sua vida. A sua inteligência também foi um dos aspectos chave do livro, a meu ver, divertiu-me bastante ler sobre como ludibriou soldados treinados durante o exercício de fuga e perseguição (risos).
O Valek também era um personagem perspicaz, sempre um passo à frente, misterioso e com uma habilidade de resistir à magia, tornando-o um elemento chave em determinadas situações.
No que diz respeito aos venenos, foi um aspecto completamente novo para mim e creio que deu um toque especial à obra. De um modo geral gostei do livro mas achei o final um pouco apressado, porém deixou curiosidade relativamente à sequela. Aconselho.

domingo, 1 de maio de 2016

O lago [Conto], de Pedro Cipriano - Opinião

Opinião:
Mais um conto de um autor cujo trabalho jamais tinha lido.
Alice mora com o seu esposo Igor numa casa à beira de um lago. No passado, passava várias horas a fio a conversar com a sua amiga Eunice num banco que ficava frente a ele. Eram bons momentos de convivo e tranquilidade, mas para Eunice parecia algo mais.
Certa tarde ela confidenciou a Alice que via luzinhas no lago, mas esta não fez caso. Tornou-se evidente ao longo do texto que algo acontecera a Eunice.
O tempo passou e agora quem observava luzes que provinham do lago era Alice.
Um conto misterioso e enigmático acerca de um lago muito incomum. A curiosidade era grande e só queria chegar ao fim para perceber o que se passava, mas a resposta a isso fica pendente, deixando o leitor dar asas à imaginação. O conto está disponível gratuitamente aqui.