domingo, 9 de abril de 2023

O circo dos sonhos, de Erin Morgenstern - Opinião

Título original - The night circus
Editora: Livraria Civilização Editora
Sinopse: Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite. Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.
Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião:
Iniciei esta leitura há imenso tempo mas acabei por pausa-la diversas vezes. O motivo não estava relacionado com a narrativa ou com a falta de interesse, eu é que decidi que apenas iria ler o livro quando fosse viajar, então acabei por demorar mais do que pretendia!
A ideia do livro e da competição era algo impensável. Dei por mim a mergulhar de cabeça num mundo mágico, onde cada detalhe era mais bonito do que o anterior.
Normalmente não sou muito adepta de passagens que são extensamente narradas, uma vez que me aborrecem profundamente, contudo este realismo mágico era simplesmente fabuloso.
Fiquei maravilhada com o livro que se veio revelar uma história de amor sem igual.
★★★★★

terça-feira, 4 de abril de 2023

No Início, Eram Dez, de Agatha Christie - Opinião

Título em inglês - And then there were none
Sinopse - Dez pessoas visitam uma ilha a convite de um desconhecido. Durante o jantar na elegante mansão, todos eles são acusados de esconder um segredo. O anfitrião mantém-se invisível e misterioso, dele apenas se ouve a voz. A partir dessa noite, os convidados vão sendo assassinados, um a um. Quantos vão restar? Quem ficará para contar o que verdadeiramente se passou naquela ilha? Será possível desvendar um mistério que não deixa uma única testemunha?
De entre a extensa obra de Agatha Christie, No Início, eram Dez… foi eleito o livro favorito pelos fãs da autora e é o romance policial mais vendido de todos os tempos. Publicado na Grã-Bretanha, em 1939, e nos Estados Unidos, em 1940, seria também adaptado para teatro e cinema. Em 2016, foi adaptado a televisão numa série com um elenco de luxo, do qual se destacam nomes como Charles Dance, Sam Neill e Miranda Richardson.

Opinião:
Olá, aqui vai mais um livro de Agatha Christie, famosíssimo, até se fizeram performances no teatro e adaptações da obra ao grande ecrã. Não tive oportunidade de ver nenhum ainda.
Dez estranhos são convidados para passar uns dias numa ilha remota, na qual o anfitrião não aparece. À medida que o tempo vai passando, personagens vão sendo assassinados um por um, e a suspeita e desconfiança aumentam até o ponto de ebulição.
Um livro sem igual, jamais suspeitei de quem estava por trás dos eventos maliciosos, aconselho. 
★★★★