quarta-feira, 31 de março de 2021

Apartamento partilha-se, de Beth O'Leary - Opinião

Título original -
The flatshare
Editora: TopSeller
Sinopse: E se tivesse de partilhar a cama com alguém que nunca conheceu?
Tiffy Moore precisa urgentemente de um apartamento barato, depois de o ex-namorado a despejar da casa onde viviam. Leon Towney é enfermeiro, faz os turnos da noite no hospital, tem um apartamento para arrendar e precisa de dinheiro para ajudar o seu irmão.
Para os dois, surge a solução perfeita: durante o dia, enquanto Tiffy está a trabalhar, Leon descansa do lado direito da cama; durante a noite, e até à manhã seguinte, Tiffy é dona e senhora do apartamento. Embora nenhum deles se encontre no mesmo espaço ao mesmo tempo, limitando as hipóteses de algo poder correr mal, os seus amigos acham que esta é a receita para o desastre e que devem existir regras.
Para que tudo possa correr bem, decidem comunicar apenas por bilhetinhos destinados a resolver questões domésticas (e da vida) e facilitar a partilha do apartamento. Mas, com ex-namorados dramáticos, colegas de trabalho doidos e, claro está, o facto de ainda não se terem cruzado, estão prestes a descobrir que, para terem uma casa perfeita, vão precisar de atirar as regras pela janela.

Opinião:
Esta obra foi a eleita no bookclub Read-along para a nossa leitura referente aos meses Março/Abril sob a temática "capas apelativas e catitas", para dar cor à nossa vida em confinamento. 
Já tinha lido previamente a sinopse no Goodreads e pareceu-me que um pouco de "Chick Lit" contemporânea estava na ordem do dia, pelo que votei nesta opção.
Conheçam Tiffy e Leon, que partilham um apartamento mas em diferentes alturas do dia. Durante a noite ela habita lá e quando sai para trabalhar, Leon é o residente que usufrui das instalações, durante o dia. E assim vivem, com privacidade, sem se cruzarem e parece funcionar. Entendo que na obra a necessidade assim o determinou mas partilhar a mesma cama, é ir um pouco longe demais.
Achei a obra um pouco previsível mas seja como for, adorei conhecer os personagens Tiffy, Leon e Richie e as suas histórias, achei este livro fofo e engraçadito, contudo, ao mesmo tempo, achei que realmente aborda temas sérios. Foi triste ler acerca das pessoas doentes no trabalho do Leon, nomeadamente o senhor Prior, que não viveu o amor em pleno.
Confesso que mexeu um bocado comigo toda a história da relação da Tiffy com o Justin, o facto de ela nunca ter enxergado o quão tóxica era a relação deles, o quão manipulador e horrível ele era e o mal imenso que ele lhe fez. Foi gratificante ler acerca da experiência libertadora dela e de como ela voltou a se descobrir e a ter fé no amor.
O pormenor da troca de bilhetes foi a cereja no topo do bolo, bastante incomum num mundo onde tudo é feito através das redes sociais, e era evidente que estavam atraídos um pelo outro mesmo antes de se verem ☺
★★★★