domingo, 31 de março de 2024

O Perfume: História de um Assassino, de Patrick Süskind - Opinião

Título original -
Das Parfum. Die Geschichte eines Mörders
Sinopse: Esta estranha história passa-se no século XVIII e há todo um extraordinário trabalho de reconstituição histórica, não só da época e das mentalidades como do ofício de perfumista, que então era particularmente valorizado e que estava a cargo de artesãos especializados. O autor conduz o leitor de página em página, de odor, em odor, de perfume em perfume, enebriando-o, arrebatando-o nessa alquímica busca do Absoluto que é a do seu personagem: a busca do perfume ideal, isto é, a forma suprema da Beleza. Nesta busca nada deterá Jean-Baptiste Grenouille - que nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe -, nem mesmo os crimes mais hediondos. Este personagem possui no entanto algo de extremamente inquietante, a sua própria incorrupta pureza. É o primeiro romance publicado por Patrick Süskind, um alemão nascido na Baviera, que até aqui escreve uma única peça para o teatro. Com O Perfume, Süskind emergiu meteoricamente do anonimato. A crítica internacional dos mais diversos sectores tem-no distinguido como um dos mais importantes romances desta década, constituindo este livro um dos mais assombrosos casos de bestseller dos últimos tempos, em todo o mundo.

Opinião:
Quando acabei de ler este livro, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: esta história foi muito creepy. Mesmo.
Enquanto leitores, nós sempre seguíamos os passos do protagonista mas por vezes era um mistério o que é que ele ia fazer a seguir. Confesso que foi isso que me impulsionou a continuar a ler porque houve ali uma altura que eu estava mesmo a pensar abandonar a leitura.
Por outro lado, foi interessante ler sobre a aprendizagem dele e os diferentes processos envolvidos na obtenção das essências.
★★★

segunda-feira, 4 de março de 2024

A bone to pick [Aurora Teagarden 2], de Charlaine Harris - Opinião

Título original - A bone to pick
Saga: Aurora Teagarden #2
Sinopse: 
Death comes calling on a small-town librarian whose life is passing her by. Aurora ""Roe"" Teagarden's fortunes change when a deceased acquaintance names her as heir to a rather substantial estate, including money, jewelry, and a house complete with a skull hidden in a window seat. Roe concludes that the elderly women has purposely left her a murder to solve. So she must identify the victim and figure out which one of her new, ordinary-seeming neighbors is a murderer-without putting herself in deadly danger.

Opinião:
Após ler o primeiro volume, quis continuar a ler mais. Desta vez parece que saiu a sorte grande a Roe e sua vida parece mudar para melhor, ao herdar um casarão e uma quantia avultada de dinheiro. Roe rapidamente se apercebe que nem tudo o que brilha é ouro, e vê-se com um mistério/crime por resolver.
[Contém spoilers]
A trama não foi tão interessante como a do primeiro volume mas em todo o caso foi uma leitura agradável. O que de inicio parecia ser a descoberta de um crime perpetuado pela antiga proprietária da mansão, foi na verdade algo inesperado.
Foi um pouco triste ver que o romance da Roe não deu certo e que ele seguiu em frente com outra pessoa mas a vida por vezes é assim mesmo. Por outro lado, esse evento deu-lhe uma chance de ela própria tentar a sua felicidade com outro homem.
★★★