quinta-feira, 30 de abril de 2020

The wedding favor [Your invitation to romance 1], de Caroline Mickelson - Opinião

Título original - The wedding favor
Saga: Your invitation to romance #1
Sinopse: When Ava McKenna left the neighborhood she grew up in, she never planned to look back. And for ten years she didn’t. Not until Mateo Ortega, the handsome and charming boy next door, showed up to ask for her help. Mateo needed a favor, actually he needed a pretend fiancée, and he thought Ava would be the perfect woman for the charade. Ava knew that she owed the Ortega family a favor but when she looked into Mateo’s gorgeous brown eyes she realized that repaying an old debt might jeopardize her heart.

Opinião:
Esta história surgiu nas sugestões do Goodreads e veio a calhar pois eu encontrava-me com disposição para uma leitura leve e romântica, para me abster da situação do coronavirus.
A Ava mudou-se para outra cidade logo após a morte da mãe e não olhou mais para trás. Mas quando decide pôr a casa à venda, o seu caminho cruza-se novamente com o do seu antigo vizinho Mateo, que lhe pede um favor impensável.
A Ava sente que está em dívida por tudo o que a família do Mateo fez quando ela era jovem, pelo que considera seriamente em aceitar ajudar, mesmo que possa vir a sair prejudicada.
A Ava é uma mulher independente, focada no trabalho, que sabe o que pretende alcançar mas o facto de o Mateo reaparecer na sua vida, faz com que ela começe a questionar-se. O que ele lhe propõe, e o facto de ela estar aberta a essa possibilidade e adicionalmente alterar os termos do acordo, fá-la repensar no que realmente quer para si, para o seu futuro. 
O Mateo é gentil, educado, encantador, exactamente como ela se lembrava, talvez mais ainda. A perda iminente do seu familiar deixa-o destroçado, exactamente como ela ficou tantos anos antes. Ela só quer abraçá-lo e estar perto dele, mesmo que isto lhe vá custar quando a vida retomar à normalidade. 
Juntos fazem um par muito fofo, gostei de ler acerca da sua interacção, que após tanto tempo afastados, os antigos vizinhos criaram um vínculo com base no apoio, empatia e compreensão. A proposta foi surreal porém quando ambos embarcaram nessa aventura, descobriram um novo sentido e perceberam que algo estava em falta.
Adorei a família do Mateo, numerosa, barulhenta, calorosa! Fez-me pensar na minha família e nas saudades que tenho deles. Eu realmente não os vejo desde Janeiro.
Senti um carinho especial pelo senhor O. e fez-me lembrar da minha falecida avó paterna. Ela era muito especial, a matriarca que uniu gerações. Ela vivia com um tio mas todos diziamos que iamos a casa da avó e passavamos sempre lá na noite de Natal.
Eu adorava passar o tempo a ouvi-la contar histórias do passado e das traquinices dos filhos enquanto crianças. Depois que partiu, vários de nós deixamos de lá ir nessa época festiva pois não era o mesmo, perdeu-se o encanto. Julgo que "será escusado dizer" que acabei me emocionando bastante com este livro.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Faleceu Luis Sepúlveda

Faleceu o autor chileno Luis Sepúlveda. Este ilustre senhor que era também jornalista, director filmográfico e activista politico, padecia da nova doença, a COVID-19, tendo sido internado a 27 de Fevereiro em Espanha, onde residia, porém acabou por não resistir. 
A sua última aparição foi em Portugal, em Póvoa de Varzim por ocasião do festival literário Correntes d'Escritas, que decorreu de 15-23 de Fevereiro deste ano.
Os seus trabalhos foram lançados em Portugal sendo alguns deles, Mundo do Fim do Mundo, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental, Patagónia Express, ou A Sombra do que fomos, destacando-se as obras: História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, e O Velho que Lia Romances de Amor.

Os sentimentos à família.


"Somente aqueles que ousam podem voar." Luis Sepúlveda, 1949-2020

Descanse em paz R.I.P.

sábado, 11 de abril de 2020

A receita de Mandrágora, de Fernanda Nieto - Opinião

Título original - A receita de Mandrágora
Sinopse: Mandrágora é uma dessas bruxinhas de varanda que certo dia espera uma visita muito especial e, por isso, resolve preparar para ela uma sobremesa igualmente especial. Sai, então, em busca da receita da felicidade e em seu trajeto se depara com muitos mestres que, por meio de provérbios e linguagem figurada, transbordam de encantamento o seu caminho!


Opinião:
O livro conta-nos acerca de uma bruxa chamada Mandrágora que vive num vaso de plantas. Ao saber que a sua amiga Circe a vai visitar, decide preparar uma receita especial: a receita da felicidade. 
Aqui temos uma breve história, ideal para partilhar com os mais pequenitos. Com ilustrações ricas em cores vibrantes, o conto vai mantê-los ainda mais interessados na jornada da Mandrágora. 
Afinal qual é a receita da felicidade? Não se sabe, o conceito da felicidade para ti é uma coisa, para mim já poderá ser outra. Há quem diga que já conhece e há quem passe uma vida inteira procurando. 
Eu gosto de pensar que a felicidade está nas pessoas que nós amamos, na comida favorita, naquela música bem-disposta, no livro que te tocou, na conversa com as amigas, na varanda onde apanhas Sol, no cacau que tomas num dia frio de chuva...enfim está nas pequenas coisas da vida!
O que é para ti a receita da felicidade?

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mirror, mirror - A twisted tale, de Jen Calonita - Opinião

Título original - Mirror, Mirror - A twisted tale
Saga: Disney twisted tales
Sinopse: What if the Evil Queen poisoned the prince?
Following her beloved mother's death, the kingdom falls into the hands of Snow White's stepmother, commonly referred to as "the Evil Queen" by those she rules. Snow keeps her head down at the castle, hoping to make the best of her situation.
But when new information about her parents resurfaces and a plot to kill her goes haywire, everything changes for Snow. With the help of a group of wary dwarfs, a kind prince she thought she'd never see again, and a mysterious stranger from her past, Snow embarks on a quest to stop the Evil Queen and take back her kingdom. But can she stop an enemy who knows her every move and will stop at nothing to retain her power... including going after the ones Snow loves?

Opinião:
Esta história é um retelling do ilustre clássico A branca de Neve, que chega até nós pelas mãos da escritora norte-americana Jen Calonita. Este é o meu segundo contacto com o trabalho da autora, da qual já li "Flunked", o primeiro volume da saga "Fairy tale reform school".

A Rainha Má oprime o povo e todos estão resignados. Isolada de todos, a Branca de Neve vai existindo de acordo com a regras da madrasta. Até o dia que sofre um atentado à vida e descobre a verdade acerca do que aconteceu aos seus pais.
Com um novo fogo no seu ser, a princesa decide tomar as rédeas da situação, criar o seu próprio caminho e lutar pelo que está destinada: tomar de volta o seu reino e governar como rainha.
A narrativa é feita de modo (maioritariamente) intercalado pelas personagens principais, a Branca de Neve e a sua madrasta, Ingrid, também conhecida por Rainha Má. Desta forma, temos as perspectivas e o ponto de vista dos dois lados da história, da heroína e da vilã, facto que gostei imenso. Claro que não é justificação para atitudes mas uma forma de acedermos às experiências vividas, aos pensamentos, atitudes que as distinguem e como enfrentam as situações. 
Adicionalmente, no ponto de vista da Ingrid, parte da história tem uma escala temporal nos quais são apresentados intervalos de tempo, do mais antigo para o mais recente, o que mostrou ser outro ponto favorável, pois permite de modo gradual, ver a construção da personagem. Confesso que foi o que mais me agradou ler.
Outro aspecto intrigante desta história foi o facto da autora ter escrito acerca da origem do espelho mágico e de como ele se mantém, denotando uma certa co-dependência. 
Foi interessante conhecer as raízes da família materna da heroína, ver que a rainha má é também tia da princesa, ler como duas personagens praticamente com o mesmo "background", se tornaram tão diferentes, o acaso que originou a ascensão à família real e o "twist" que distinguiu esta obra de outras, que foi o príncipe ser envenenado com a maça em vez da princesa.
Um novo olhar à história da branca de neve que vale a pena espreitar.