terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Younger - Mais uma oportunidade, de Pamela Redmond Satran - Opinião

Título original - Younger
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Agora que o marido desapareceu e a filha cresceu, Alice precisa desesperadamente de uma nova vida. Graças a alguma tinta para o cabelo e a uns jeans justos, conquista um homem mais jovem e o trabalho que tinha antes de se converter numa mãe a tempo inteiro. Pela primeira vez, Alice, ao lado do jovem Josh e com o trabalho na editora, sente-se verdadeira e que a vida lhe está a oferecer muitas possibilidades.

Opinião:
Li este livro pois apetecia-me algo contemporâneo assim mais para o fim do ano. Vim a descobrir que fizeram uma série com base nesta obra, contudo não me parece que vá ser algo que eu tente ver.
A Alice abriu mão da sua carreira para ser mãe e dona de casa a tempo integral, agora que o marido a deixou e a filha está criada e emigrou, ela sente que atingiu o fundo do poço. Ela decide então visitar a sua amiga de longa data, Maggie, que a convence a fazer uma "makeover". Apesar de ter bons genes, esta transformação é muito bem sucedida, deixando-a com uma aparência bem mais jovem.
Sou apologista de que quando uma pessoa sente-se bem consigo própria, confiante e aberta a possibilidades, as coisas parecem encaixar melhor. Poderá também ser devido a adquirir uma nova forma de estar e de ver a vida. Foi isso que aconteceu com a nossa protagonista, encorajada pela melhor amiga a ter novas experiências e a lutar por oportunidades que lhe passaram ao lado na juventude, o que curiosamente, também se aplicou à Maggie.
Esta foi uma leitura leve e rápida que nos mostrou o valor da amizade e que segundas oportunidades existem e poderão apenas estar à espera de serem agarradas. Deixou também a importante mensagem de que a vida permite ir atrás dos nossos sonhos e que a esperança é a última a morrer.
★★★

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Pequenos vigaristas, de Gillian Flynn - Opinião

Título original -
The grownup
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: 
Uma jovem astuta tenta sobreviver num universo marginal, mas sobretudo inofensivo. Numa manhã chuvosa de abril, está a ler auras em Palmas Espirituais quando chega Susan Burke. Excelente observadora do comportamento humano, a nossa narradora faz imediatamente o diagnóstico: uma mulher rica e infeliz, ansiosa por um pouco de drama e emoção. Mas quando vai visitar a estranha casa vitoriana onde Susan vive, e que é a causa do seu terror e angústia, percebe que talvez já não seja preciso fingir que acredita em fantasmas… Miles, o enteado de Susan, também não ajuda. Não tarda a que os três se debatam para descobrir onde reside efetivamente o mal, e se existe alguma possibilidade de fuga. 

Opinião:
Esta obra demarcou a minha estreia com a autora, li-a como parte de um desafio do Tearing pages book club, do secret santa, do qual o amigo secreto escolhe a obra que vamos ler, a partir de uma lista que providenciamos. É interessante :-)
Esta trata-se de uma história curta, na verdade um conto, com uma aura tensa, sobre uma vigarista a "tentar passar a perna" a uma senhora. Contudo, ela não imagina o que a espera quando se propõe a ir limpar o ambiente na mansão vitoriana onde a sua cliente reside. 
Apesar de curta, esta história é bastante entretiente e algo inesperada, gostei do desenrolar da acção e da reviravolta ali na fase final, porém fiquei com pena que o final ficasse em aberto.
★★★

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Um casamento conveniente [Girl meets duke 1], de Tessa Dare - Opinião

Título original -
The duchess deal
Saga: Girl meets duke #1
Editora: TopSeller
Sinopse: Da autora romântica bestseller que conquistou as leitoras portuguesas Vencedora do Prémio RITA para Melhor Romance Histórico
Objetivo número um: ter um herdeiro.
Desde que o Duque de Ashbury regressou da guerra com o rosto desfigurado, a única coisa que o move é deambular pela cidade de Londres durante a noite e assustar todos com quem se cruza. Só que agora tem um problema: precisa de um herdeiro.
Objetivo número dois: casar.
Mas com regras bem definidas.
Quando Emma Gladstone, uma simples costureira, aparece em casa de Ashbury para lhe exigir um pagamento em dívida, este aproveita a ocasião e faz-lhe uma proposta de casamento. Mas impõe certas condições: deverão encontrar-se sempre às escuras, e apenas para conceberem um filho. Assim que Emma engravidar, deverá partir para o campo, e nunca mais se voltarão a ver.
Objetivo número três: não quebrar
nenhuma das regras anteriores.
Ashbury e Emma casam-se. Emma, porém, é uma mulher determinada e também tem as suas próprias regras. E a principal é conhecer o marido. Permitirá Ashbury que Emma o veja realmente? E conseguirá ele impedi-la de se apaixonar?

Opinião:
Ora vejamos, o romance histórico não é um género literário que me atraia muito porém volta e meia, acontece de haver um desafio literário que proponha este género ou minimamente, que nós leiamos algo fora do géneros predilectos... e eis que acontece! Este livro 
traz-nos a história de Emma e do conde de Ashbury e de como estabelecem uma parceria que irá beneficiar a ambos.
O conde acha que está na hora de ter um filho para herdar as suas responsabilidades, o seu legado e prosseguir com a linhagem, porém com um noivado terminado e com o corpo desfigurado desde que voltou da guerra, ele julga que esse desejo será difícil de concretizar. Contudo, certa noite, Emma aparece na sua mansão para exigir um pagamento, diz que não sai de lá sem ser paga, caso contrário, será despejada de casa. O conde vê uma oportunidade e propõe um casamento de conveniência.
Surpreendentemente, esta obra proporcionou-me momentos prazerosos de leitura, confesso que por vezes era difícil parar de ler (mas tinha que ser!). Esta narrativa foi uma verdadeira montanha russa de emoções, tanto pelos momentos dramáticos como pelos momento pautados de humor...eu ri bastante, o que é muito bom. Ainda a referir, que houveram variados momentos íntimos picantes relatados, que fizeram subir a temperatura por estes lados (risos).
Gostei igualmente de acompanhar o desenrolar de amizades que se revelaram sinceras e sem cobranças, e era notável que haviam vibes de retelling da bela e o monstro, algo que considero agradável.
Achei a história fluída e bem construída, onde na verdade, pessoas magoadas permitiram que o amor batesse à porta e derrubasse as suas barreiras.
★★★★★

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Every anxious wave, de Mo Daviau - Opinião

Título original -
Every anxious wave
Sinopse: Good guy Karl Bender is a thirty-something bar owner whose life lacks love and meaning. When he stumbles upon a time-travelling worm hole in his closet, Karl and his best friend Wayne develop a side business selling access to people who want to travel back in time to listen to their favorite bands. It's a pretty ingenious plan, until Karl, intending to send Wayne to 1980, transports him back to 980 instead. Though Wayne sends texts extolling the quality of life in tenth century "Mannahatta," Karl is distraught that he can't bring his friend back.
Enter brilliant, prickly, overweight astrophysicist, Lena Geduldig. Karl and Lena's connection is immediate. While they work on getting Wayne back, Karl and Lena fall in love -- with time travel, and each other. Unable to resist meddling with the past, Karl and Lena bounce around time. When Lena ultimately prevents her own long-ago rape, she alters the course of her life and threatens her future with Karl.
A high-spirited and engaging novel, Mo Daviau's EVERY ANXIOUS WAVE plays ball with the big questions of where we would go and who we would become if we could rewrite our pasts, as well as how to hold on to love across time.

Opinião:
Este título é-nos trazido pelas mãos de Mo Daviau, no género de ficção científica, e demarcou a minha estreia com a autora. 
Acompanhamos Karl, ex-membro de uma banda, que juntamente com o seu amigo Wayne, descobrem um "wormhole" e usam-no para ir ao passado e assistir a concertos. Contudo, um engano leva a que um dos amigos fique preso no passado e é aí que entra em cena a Lena, uma astrofisica com potencial para descobrir os elementos em falta, possibilitando o retorno do moço.
Quanto mais tempo passam juntos, mais fica evidente a química entre eles e acabam por se apaixonar. Porém, quando há acesso a um túnel que permite viagens ao passado, torna-se difícil resistir à tentação de alterá-lo e evitar a ocorrência de determinados acontecimentos traumáticos.
Parece boa e igualmente assustadora, a possibilidade de viajar no tempo. Apesar dos amigos terem conseguido lucrar com a descoberta, achei fenomenal que tivessem conseguido mantê-la fora do alcance das grandes corporações. 
Todos somos o resultado das nossas experiências, educação e vivências. Mudar alguma situação nalgum desses componentes, com certeza produziria algumas alterações. Obviamente é isso que acontece na história, e a própria sinopse o sugere. Ao mesmo tempo, isso sugere que a pessoa que antes ali estava não irá ser a "mesma pessoa" da nova realidade. Achei engraçado o facto de que há coisas que simplesmente não mudam.
A história manteve-me interessada, referia música e um pouco de ciência, e estava a fluir bem, até fiquei curiosa com a possibilidade do wormhole permitir viajar para o futuro. Confesso que não gostei do que descobrimos, a ideia de uma coisa dessas acontecer é apavorante. Pior ainda, foi o facto de realmente não haver nada que possa ser feito para evitar. Também não fiquei fã do final da obra, achei um pouco bizarro na verdade.
Tendo lido este livro, julgo que as principais mensagens que a autora quis transmitir são que o significado de felicidade varia imenso de pessoa para pessoa, e que ela deve ser livre para segui-la, deve haver sempre respeito pelo próximo e que há coisas que simplesmente estão destinadas a acontecer.
★★★★

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda - Opinião

Título original -
Historia de una gaivota y del gato que la enseñó a volar
Editora: Porto editora
Sinopse: Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.

Opinião:
Já andava para ler algo deste autor há imenso tempo e realmente não me recordo se cheguei a ler algum dos seus trabalhos, na época que andava na escola.
Pode-se dizer que o título da obra resume o que se trata na narrativa porém é muito mais do que isto. É uma história de uma promessa e de todo o percurso percorrido para manter a palavra e atender ao pedido de uma mãe prestes a falecer. É uma história de honra, amor e perseverança, contada de um modo simples e fluído, de modo que se torna própria para leitores "de palmo e meio".
A acompanhar o texto, encontramos bonitas ilustrações que enriquecem a obra e permitem-nos assimilar as personagens do modo que o autor os idealizou. Imagino que isto seja um bónus para leitores mais distraídos e não só.
Esta foi uma leitura rápida e simples, com uma mensagem de carinho e altruísmo.
★★★

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

The invisible lesbian, de Océanerosemarie, Murielle Magellan (Script), Sandrine Revel (Art and Colors) - Opinião

Título original - La Lesbienne invisible
Sinopse: Oceanerosemarie has been attracted to women since she was young. For some reason, no one believes she's a lesbian, not even other lesbians. Is she too feminine? She does love women, but she also loves lipstick and pretty flowery dresses. Going from a women's soccer club to the ultra-trendy nightclub "Le Pulp", she explores and decodes the stereotypes associated with lesbians, and she doesn't spare the heteros either!
A well-written, miles-away-from-the-usual-cliches, funny and compelling graphic novel.

Opinião:
Com o propósito de explorar um género literário que não me é muito familiar, optei por "the invisible lesbian". Se formos ver, na verdade é mais do que um género literário, uma vez que junta LGBT com graphic novel.
A primeira coisa que notei é que a arte da capa difere da arte do conteúdo da obra. Completamente. O que não é propriamente uma coisa má, mas um pouco inesperado. Porém devo dizer que achei que proporcionou bastante entretenimento.
Nesta obra, acompanhamos o crescimento da protagonista, a descoberta da sexualidade e da sua identidade sexual; de como ela se sente ao crescer enquanto lésbica. A certa altura, ela tem uma visão de si própria, da qual se considera como sendo uma lésbica invisível, da qual ninguém parece levar-lhe a sério no que toca à sua orientação sexual.
Ao longo da sua jornada, são diversas as situações representadas e algumas das quais descrevem estereótipos. Não entendo muito bem se será uma maneira das autoras tecerem uma crítica ou se acabam por estar a perpetuar.

No panorama geral, achei esta obra interessante, com diversos momentos de humor mas com um final abrupto.
★★★

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Um homem chamado Ove, de Fredrik Backman - Opinião

Título original - En man som heter Ove
Editora: Editorial Presença
Sinopse: À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.
Ove vê-se obrigado a adiar o fim para ajudar a resolver, muito contrariado, uma série de pequenas e grandes crises. Este livro simultaneamente hilariante e encantador fala-nos de amizades inesperadas e do impacto profundo que podemos ter na vida dos outros.

Opinião:
Um homem chamado Ove foi a obra elegida pelo clube de leitura Read-along do Goodreads para os meses de Janeiro/Fevereiro, dedicados à solidão e ao isolamento. Infelizmente este é um tema tão real e tão presente, que tem vindo a afectar cada vez mais pessoas, e tem sido largamente amplificado pela pandemia.
Eu comecei a ler o livro nos meses iniciais do ano, porém aborreceu-me um pouco e dei mesmo uma pausa na leitura. Alguns meses mais tarde retomei-a e fiquei contente por tê-lo feito, pois a obra revelou-se bem mais interessante do que estava a prever, pontuada por situações de valores morais, orgulho, demonstrações de amor, rabujentice e de momentos hilariantes que muito gosto me deram ler.
A acção decorre paralelamente no passado e no presente e digo-vos isto: o Ove é um homem irado, a mínima coisa o chateia mas ele realmente tem um coração muito grande e foi bastante divertido ler as interações com os novos vizinhos, confesso que ri bastante. 
Sem querer me alongar nem estar aqui a fazer grandes revelações, saliento que no meu entender, a principal mensagem que retiro do livro é que nós realmente não sabemos o que se passa na vida das pessoas e um simples acto pode fazer toda a diferença na vida de alguém.
★★★★★

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Três Coisas Incríveis Sobre Ti, de Jill Mansell - Opinião

Título original - Three amazing things about you
Editora: TopSeller
Sinopse: «Quando um livro nos consegue fazer sorrir, chorar e suspirar, sabemos que é um vencedor.»Hallie tem dois segredos: é autora anónima de um blogue popular, onde resolve os dilemas dos leitores; e está perdidamente apaixonada… pelo seu médico. Sim, porque Hallie tem os dias contados, e só uns pulmões novos a salvarão. Terá ela coragem de se declarar antes de partir?
Flo encontra-se numa situação caricata. Vive no apartamento de um gato. E ela só terá um teto, enquanto o felídeo estiver vivo.
Com esta nova condição, surgem pessoas interessadas no apartamento que lhe querem fazer a vida negra. Flo está preparada para tudo… Mas o que fazer quando o amor lhe bate à porta com uma surpresa agridoce?
Tasha é uma mulher citadina com um namorado viciado em aventura. É verdade que os opostos se atraem, mas estará ela preparada para a adrenalina que ele trouxe à sua vida?
Três mulheres, muitas escolhas e uma força extraordinária que as une de formas inesperadas. Neste novo livro de Jill Mansell celebra-se a vida, numa história romântica sobre carpe diem e segundas oportunidades.

Opinião:
A minha estreia com a autora deu-se com Três Coisas Incríveis Sobre Ti. Aqui seguimos três mulheres, três histórias e o que o destino lhes reserva. Dispensa introduções sendo que a sinopse já o faz tão bem neste título.
A obra decorre na escala temporal do presente e vai alternando entre as três principais personagens Hallie, Flo e Tasha. Aqui somos levados aos seus quotidianos, às suas condições, às suas personalidades e a quem os rodeia. Foi bom ler acerca das interacções e de como as suas vidas se vieram a entrelaçar de um modo inesperado e permanente.
De todas as moças, a história da Tasha foi a menos interessante e achei até um pouco cliché. Impressionou-me a história da Hallie, da seriedade da sua doença e a sua perceptiva. Sendo alguém com imensas limitações e com limitada experiência de vida, foi uma lufada de ar fresco, que ela fosse a popular e aparentemente sábia Rose, a conselheira sentimental que tantas pessoas ajudou. Contudo, o que eu gostei mesmo foi de acompanhar a Flo, os seus altos e baixos, as suas amizades improváveis e sobretudo o seu sentido de humor.
Foi com muito espanto que se viu perder uma personagem, numa situação simplesmente horripilante, todavia esse foi o catalisador para uma série de eventos sem retorno, que iria para sempre alterar o curso das vidas dos personagens.
★★★★★

domingo, 16 de maio de 2021

Mistress of all evil [Villains 4], de Serena Valentino - Opinião

tulo original - Mistress of all evil
Saga: Villains #4
Sinopse: The tale is told as if it's happening once upon a dream: the lovely maiden meets her handsome prince in the woods. The story has been told many times and in many ways. But always the maiden finds out that she is a princess-a princess who has been cursed by a dark fairy to prick her finger on a spindle and fall into an eternal sleep. Though her three good fairies try to protect her, the princess succumbs to the curse. But the power of good endures, as her true love defeats the fire-breathing dragon and awakens the princess with true love's first kiss. The two live happily ever after.
And yet this is only half the story. So what of the dark fairy, Maleficent? Why does she curse the innocent princess? What led to her becoming so filled with malice, anger, and hatred? Many tales have tried to explain her motives. Here is one account, pulled down from the many passed down through the ages. It is a tale of love and betrayal, of magic and reveries. It is a tale of the Mistress of All Evil.

Opinião:
Enfim mais um volume da saga Villains, desta feita, com a história da origem e do passado da Maléfica. Novamente as três irmãs "têm uma mão" na vida alheia, se bem que nesta história, participam de uma forma diferente, num outro plano. 
Vemos mais uma vez, alguns personagens dos volumes anteriores e nota-se que há outros caminhos entrelaçados, o que achei bastante interessante, e fiquei com a sensação que ainda há ali bastante "pano para mangas", como se diz popularmente.
O modo como a escritora desenvolveu o enredo para o background da vilã, mostra-nos que as pessoas realmente não nasceu "assim ou assado", porém são julgadas pela sua aparência e muitas vezes, não lhes são dadas oportunidades de se dar a conhecer, sem que haja, de imediato, juízos de valor. A Maléfica é um exemplo disso e certas passagens da obra deixaram-me com uma sensação de pena. 
Contudo, nem tudo foram más experiências, e agradou-me ler que a Maléfica foi amada, compreendida e acarinhada.
Esta obra contou com variadas reviravoltas e segredos revelados, mantendo o meu nível de curiosidade para seguir com a leituras dos volumes que se seguem.
★★★

segunda-feira, 5 de abril de 2021

The midnight library, de Matt Haig - Opinião

Título original - The midnight library
Sinopse: Between life and death there is a library, and within that library, the shelves go on forever. Every book provides a chance to try another life you could have lived. To see how things would be if you had made other choices ...Would you have done anything different, if you had the chance to undo your regrets?”
A dazzling novel about all the choices that go into a life well lived, from the internationally bestselling author of Reasons to Stay Alive and How To Stop Time.
Somewhere out beyond the edge of the universe there is a library that contains an infinite number of books, each one the story of another reality. One tells the story of your life as it is, along with another book for the other life you could have lived if you had made a different choice at any point in your life. While we all wonder how our lives might have been, what if you had the chance to go to the library and see for yourself? Would any of these other lives truly be better?
In The Midnight Library, Matt Haig’s enchanting new novel, Nora Seed finds herself faced with this decision. Faced with the possibility of changing her life for a new one, following a different career, undoing old breakups, realizing her dreams of becoming a glaciologist; she must search within herself as she travels through the Midnight Library to decide what is truly fulfilling in life, and what makes it worth living in the first place.

Opinião:
The midnight library marca a primeira leitura do ano do Tearing pages book club, que passou agora a ser uma leitura a cada dois meses. Tendo passado os olhos pela sinopse, a premissa do livro parecia bastante promissora pelo que estava entusiasmada com esta leitura.
Neste universo, a Nora é uma pessoa pacata, deprimida, sem ambição, que está à deriva, a ver os dias passarem. Ela decide que atingiu o limite e resolveu suicidar-se. É neste momento, entre a vida e a morte, que surge a biblioteca da meia-noite, onde o tempo está estático e as possibilidades são infinitas.
Adorei o conceito de ser possível experimentar as vidas de realidades alternativas, vidas que advêm da tomada de escolhas diferentes, em diversas fases da vida! Seguramente, todos nós já pensamos "e se..." e o autor agarrou nesse mesmo pensamento e criou algo muito giro.
Na minha opinião, foi particularmente relevante, que a cada nova experiência havia uma lição a tirar e com o avançar da narrativa, ficou claro que esta era uma jornada de descoberta, de auto-conhecimento e que permitiu valorizar alguns aspectos da vida real da Nora, que estava pautada de arrependimentos...ou assim ela a julgava. Ela via o copo como meio vazio e ao ver "the big picture", a sua maneira de pensar e o modo que ela passou a ver o mundo tornou-se no "copo meio cheio", foi transformador. Gostei bastante e recomendo vivamente 😊
★★★★★

quarta-feira, 31 de março de 2021

Apartamento partilha-se, de Beth O'Leary - Opinião

Título original -
The flatshare
Editora: TopSeller
Sinopse: E se tivesse de partilhar a cama com alguém que nunca conheceu?
Tiffy Moore precisa urgentemente de um apartamento barato, depois de o ex-namorado a despejar da casa onde viviam. Leon Towney é enfermeiro, faz os turnos da noite no hospital, tem um apartamento para arrendar e precisa de dinheiro para ajudar o seu irmão.
Para os dois, surge a solução perfeita: durante o dia, enquanto Tiffy está a trabalhar, Leon descansa do lado direito da cama; durante a noite, e até à manhã seguinte, Tiffy é dona e senhora do apartamento. Embora nenhum deles se encontre no mesmo espaço ao mesmo tempo, limitando as hipóteses de algo poder correr mal, os seus amigos acham que esta é a receita para o desastre e que devem existir regras.
Para que tudo possa correr bem, decidem comunicar apenas por bilhetinhos destinados a resolver questões domésticas (e da vida) e facilitar a partilha do apartamento. Mas, com ex-namorados dramáticos, colegas de trabalho doidos e, claro está, o facto de ainda não se terem cruzado, estão prestes a descobrir que, para terem uma casa perfeita, vão precisar de atirar as regras pela janela.

Opinião:
Esta obra foi a eleita no bookclub Read-along para a nossa leitura referente aos meses Março/Abril sob a temática "capas apelativas e catitas", para dar cor à nossa vida em confinamento. 
Já tinha lido previamente a sinopse no Goodreads e pareceu-me que um pouco de "Chick Lit" contemporânea estava na ordem do dia, pelo que votei nesta opção.
Conheçam Tiffy e Leon, que partilham um apartamento mas em diferentes alturas do dia. Durante a noite ela habita lá e quando sai para trabalhar, Leon é o residente que usufrui das instalações, durante o dia. E assim vivem, com privacidade, sem se cruzarem e parece funcionar. Entendo que na obra a necessidade assim o determinou mas partilhar a mesma cama, é ir um pouco longe demais.
Achei a obra um pouco previsível mas seja como for, adorei conhecer os personagens Tiffy, Leon e Richie e as suas histórias, achei este livro fofo e engraçadito, contudo, ao mesmo tempo, achei que realmente aborda temas sérios. Foi triste ler acerca das pessoas doentes no trabalho do Leon, nomeadamente o senhor Prior, que não viveu o amor em pleno.
Confesso que mexeu um bocado comigo toda a história da relação da Tiffy com o Justin, o facto de ela nunca ter enxergado o quão tóxica era a relação deles, o quão manipulador e horrível ele era e o mal imenso que ele lhe fez. Foi gratificante ler acerca da experiência libertadora dela e de como ela voltou a se descobrir e a ter fé no amor.
O pormenor da troca de bilhetes foi a cereja no topo do bolo, bastante incomum num mundo onde tudo é feito através das redes sociais, e era evidente que estavam atraídos um pelo outro mesmo antes de se verem ☺
★★★★

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri - Opinião

Título original -
 Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Sinopse: Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?
Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês.
É por isso que estou aqui.
Sempre fui uma poupadora compulsiva. Desde cedo compreendi que precisaria juntar dinheiro para realizar meus sonhos. Aos 7 anos comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pedi demissão do meu emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe!, no YouTube. Aos 32 me tornei milionária.
Hoje o Me Poupe! tem mais de 2 milhões de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor. Tenho orgulho de dizer que, aos 35 anos, estou perto de conquistar minha independência financeira.
Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora.
Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele.
Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.
A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele.
Mas talvez a minha dica mais importante seja: poupar não é só acumular um monte de dinheiro. Poupar tem a ver com realizar sonhos. É necessário ter foco, estabelecer prioridades e até abrir mão de uma ou outra coisa em nome de um objetivo maior.
Eu poupo desde criança porque tenho metas e propósitos. E essas metas e propósitos têm a ver com pessoas e com experiências, porque, afinal, viver não é correr atrás de grana. A vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias.

Opinião:
Poucas coisas são tão adequadas para ler numa época de crise trazida pela pandemia. Ou assim julguei. Nós, os cidadãos comuns, temos passado por tantas privações ao longo dos últimos doze meses, com cada vez mais contágios e restrições, muitos negócios estão fechados, a fonte de rendimento é reduzida e infelizmente, muita gente perdeu o seu emprego.
Nessa nota, quis ler algo que remetesse à poupança e que providenciasse conselhos para gerir melhor o dinheiro. Apesar de ter sido a primeira vez que "ouvi o seu nome", logo percebi que a autora tem um blogue e um canal no youtube, ambos proeminentes, com o intuito de ajudar as pessoas com as economias pessoais e outros assuntos relacionados. 
Esta foi uma leitura leve, com uma escrita de fácil compreensão e que elucida o leitor nalguns conceitos. Pelo meio, são partilhadas algumas dicas de poupança e de investimento, e a autora fala das suas experiências pessoais no campo financeiro desde uma idade tenra, e inclui as suas metas futuras.
Confesso que uma ou outra coisa, já faço mas fiquei com variadas opções em mente. Contudo também é preciso ser realista, e com a crise que está, não vejo muitas opções que possam ser viáveis com o sucesso que ela obteve. Ainda tenho a acrescentar que sendo uma autora residente no Brasil e devido a vários conteúdos económicos partilhados serem estruturados à volta disso, esta obra está mais indicada ao povo brasileiro, mas não deixa de ser interessante para povos noutras regiões.
★★★

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A linguagem corporal no trabalho, de Allan Pease e Barbara Pease - Opinião

Título original - Body language in the workplace
Editora: Sextante
Sinopse: As pessoas costumam ir para o trabalho todos os dias sem se dar conta da importância de sua linguagem corporal. No entanto, a capacidade de ler as mensagens não verbais dos seus colegas, chefes e parceiros de negócios – e usá-las a seu favor – é uma peça-chave para o sucesso.Em A linguagem corporal no trabalho, Allan e Barbara Pease, especialistas em relacionamentos, ensinam alguns dos maiores segredos do mundo corporativo. Você será capaz de se comunicar de maneira mais eficaz para conseguir obter o que quiser em qualquer encontro profissional.
Aprenda o valor de um bom aperto de mão, a importância de olhar nos olhos do seu interlocutor e como se vestir adequadamente para situações profissionais. Torne-se consciente de suas ações, desenvolvendo uma linguagem corporal positiva, sem parecer tímido nem agressivo.

Opinião:
Decidi-me a tentar inserir mais variedade no tipo de leituras que normalmente leio, pelo que no ano transacto, comecei a introduzir nos meus objectivos anuais, pelo menos um livro no campo da auto-ajuda. Na verdade, optei pelo Ele não está assim tão interessado por curiosidade, porque vi na capa que tinha sido adaptado cinematograficamente e contava com artistas muito acarinhados pelo público e então julguei que iria ser algo assim mais ao estilo comédia romântica...mas estava mesmo mais na área de auto-ajuda ou self help.
Este é um género literário que de uma forma geral não é propriamente apelativo para mim, porém após uma breve busca, confesso que existe uma panóplia de temáticas, algumas das quais podem revelar-se realmente uma mais valia. No fundo, julgo que é uma questão de avaliarmos o que nos interessa ou em que situação nos encontramos, e se achamos que vamos beneficiar de alguma forma com as dicas, conselhos, ensinamentos ou experiências dos autores.
Com a actual conjuntura, nada deve ser realmente tido como garantido. Infelizmente, cada vez mais se ouve falar que tal negócio fechou, ou tal individuo foi despedido, e é verdadeiramente assustadora, a perspectiva de poder vir a ser um desses casos. Nessa nota, seleccionei este título numa tentativa de melhorar algumas competências. 
A linguagem corporal é uma forma de comunicação e é inerente da forma como o mundo nos vê, eu acredito, e está comprovado, que podemos usá-la para transmitir uma mensagem adequada aos outros. Este livro apresenta dicas para diversas situações, algumas das quais apelam a processos psicológicos de como lidar com colegas, com superiores, em entrevistas de trabalho, inclusive dá conselhos para o caso de o individuo ser do sexo masculino ou feminino. De uma forma geral, posso dizer que foi uma leitura enriquecedora.
★★★★

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Poor Unfortunate Soul [Villains 3], de Serena Valentino - Opinião


Título original -
Poor Unfortunate Soul
Saga: Villains #3
Sinopse: The third novel in Serena Valentino's (Fairest of All, Beast Within) "VILLAINS" trilogy, featuring the story of the Little Mermaid from the perspective of the sea witch Ursula.

Opinião:
Olá de novo malta, eu confesso que gosto de ler retellings e quando descobri esta saga, fiquei interessada, porém alerto-vos sobre o seguinte: a sinopse não corresponde ao que o livro trata.
A história da pequena sereia é falada sim, como não podia deixar de ser num retelling mas isto não se trata da perspectiva da Úrsula. O interesse da obra está no facto de dar-nos a conhecer parte do passado da protagonista, o motivo de ter se tornado má e a raiz do ódio nutrido por Tristão e pelos humanos. 
Agradou-me a inocência, ingenuidade da jovem Úrsula, a capacidade de amar e a fé no seu pai adoptivo, uma faceta desconhecida para nós e há muito enterrada no âmago do seu ser. A atrocidade dos eventos que levaram ao ponto de ruptura, não tem palavras. O ser humano pode ser realmente terrível e, à falta de melhor palavra para os actos maléficos, desumano.
A autora mostrou-nos um outro lado do Tristão, que nos mostra ser alguém limitado, com pouca empatia e cruel se querem que diga, eu realmente achei que foi assim que ele foi retratado aqui e muito me surpreendeu.
Noutras núpcias, agrada-me que a cada volume haja a constante presença e envolvimento das três irmãs feiticeiras (aquelas intrometidas! 😂). Eu sei que saltei um volume e que cada um envolve uma história central mas com esta leitura, eu entendi perfeitamente que apesar disso, aqui há uma lógica estrutural de continuidade e acabei por ter alguns spoilers e fiquei sem entender alguns aspectos, então recomendo que se leia pela ordem de publicação.
★★★★

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Fairest of all [Villains 1], de Serena Valentino - Opinião

Título original - Fairest of all
Saga: Villains #1
Sinopse: Why exactly is the wicked Queen so nasty, particularly to Snow White? Perhaps it has something to do with the creepy-looking man in the magic mirror who's not just some random spooky visage...

Opinião:
Em 2021 a estreia nos retellings é trazida pelas mãos de Serena Valentino, com Fairest of all, (mais) um twist para a história da Branca de neve. Quem vê o meu blogue provavelmente pensa que esta era a minha história favorita da Disney...não era, mas vi a animação diversas vezes. 😂
Somos introduzidos neste universo sob a alçada da madrasta, a rainha, outrora uma mulher simpática, simples, afável, capaz de amar. Foi por amor que contraiu matrimónio com o rei mas quis o destino que a sua felicidade tivesse os dias contados. A dor toldou a sua personalidade, bem como a utilização do espelho, que transformou-a por completo.
Bem sabemos que cada pessoa lida com a perda de maneira diferente e são também distintos os efeitos que tem em cada um de nós. A rainha cedeu ao que o homem do espelho lhe oferecia, a verdade e a capacidade de lhe informar sobre tudo o que era vivo. Foi um pouco triste ver como ela afastou deliberadamente quem a amava, quem lhe queria bem e alienou-se de todos.
Navegando por um mar infinito de pesar, a rainha entregou-se à vaidade. Toda a vez que o espectro no espelho lhe dizia que era a mulher mais bela do reino, ela maravilhava-se e passou a reconhecer isso como o que a fazia feliz, fomos acompanhando como isso tornou-se uma obcessão.
Não quero estar a fazer grandes revelaçōes então direi apenas isto. Gostei que tivessemos visto outra faceta da rainha, uma capaz de amar e de aceitação. Surpreendeu-me a origem do espelho, não me refiro ao fabrico mas ao espectro. O sacrifício e a história por trás, que levou a que o espelho ficasse animado, achei interessante.
★★★

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Happenstance 3 [Happenstance 3], de Jamie McGuire - Opinião

Título original -
Happenstance 3
Saga: Happenstance #3
Sinopse: Be careful what you wish for. You just might get it all.
Now that Erin has learned the truth about the girls who tortured her, and about the boy she loves, she finds her time before graduation dwindling at an alarming and exciting pace. What used to be summer break was now a countdown to her final days in Blackwell. Her parents, Sam and Julianne struggle with the fear that just when they’ve found Erin, they must let her go, and the tension is higher than it’s been since Erin discovered who she really was.
Finally with the girl he’s loved since childhood, Weston grows more desperate as the summer days pass. He and Erin will go to separate colleges. His biggest fear is that this means they’ll go their separate ways. Plagued with making the best of the time he has left with Erin, and finding a way to make it last, Weston finds himself in a different state of mind hourly. He is just beginning to realize that hope is like quicksand. The harder Weston struggles, the faster Erin sinks.

Opinião:
A conclusão da saga chega-nos através da terceira parte de Happenstance. Após um segundo volume "morno", lancei-me de cabeça para descobrir o desfecho da história da Erin todavia sem grandes expectativas. 
Aproveito para anunciar que esta leitura permite-me concluir o primeiro desafio literário de 2021: ler uma trilogia. Dá-me imenso gosto propor-me e efectivamente, realizar os desafios literários. Nem sempre consigo conclui-los mas são tão gratificantes, que todos os anos acabo por repetir alguns e tentar alcançar o máximo de metas. 
Ter o coração partido não é fácil, mas a possibilidade de perder o amor é um pesadelo que a Erin jamais pensou viver. Feitas as pazes, os pombinhos querem aproveitar para estar juntos, uma vez que o tempo escasseia. 
Achei parva a dificuldade que o Weston teve em lidar com o modo como a Erin dispendia o seu tempo, que no meu ver, desrespeitava a tentativa de conhecer e formar laços com os pais dela, e isso evidenciou egoísmo. 
Na adolescência tudo parece o fim do mundo, mas o Weston exagerou de tal forma que acabou por afastar a moça, não tendo em consideração que ela passou a vida sozinha e tudo aquilo simplesmente era demais.
Gostei que a protagonista fosse muito decidida em seguir o seu sonho e não se desviar do percurso por ninguém. Esta foi uma das minhas protagonistas favoritas de YA dos últimos tempos por ser bem mais madura, realista, segura nas decisões, independente e sem dramas típicos, que lemos um pouco por todo o lado, e isso foi refrescante.
Em termos da história em si, creio que havia espaço para melhorias. Após o primeiro livro, julguei que os outros volumes tivessem mais reviravoltas e acção, e realmente foram desvendados segredos interessantes porém o desenrolar da trama não me cativou particularmente. 
★★★

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Happenstance 2 [Happenstance 2], de Jamie McGuire - Opinião

Título original -
 Happenstance
Saga: Happenstance #2
Sinopse: Erin Easter was now Erin Alderman, because Erin Alderman was dead.
In the second installment of this USA Today bestselling series, follow protagonist Erin, a high school senior in tiny Blackwell, Oklahoma. After a terrible accident leaves two classmates dead, Erin learns that she was switched at birth. Shortly after, she moves into the home of her true parents, Sam and Julianne Alderman, transforming Erin over night from pariah of Blackwell High School, to the only child of one of the most affluent couples in town.
Also being pursued by her childhood crush, Weston Gates, the dream she once had is now reality. But when Erin stumbles upon secrets that gives her the answers she’s been searching for, she also finds a truth she never wanted to know.

Opinião:
Li "Happenstance 2" no dia seguinte após ler o primeiro, porém confesso que este volume não foi tão interessante quanto o anterior. A acção decorre no seguimento dos eventos finais do livro precedente. 
Ao descobrir acerca da troca de bebés no hospital, a Erin vai morar com os pais biológicos e aqui acompanhamos o desenrolar da relação que está a estabelecer com eles. A perspectiva da proximidade do término da escola e do seu namoro ir de vento em pompa são aspectos que lhe trazem muita alegria. 
Foi agridoce ler algumas passagens do livro. Por um lado é uma mudança imensa, uma vida completamente nova e uma adaptação difícil, tudo parece finalmente estar a encaixar e a fluir bem, contudo ela não consegue deixar de sentir que algo de infeliz lhe espera. Foi um pouco triste, depois de uma infância miserável, a Erin ainda achar que vai haver um "equilíbrio" de algo tão negativo para o tanto de maravilhoso que lhe está a acontecer. 
Noutras núpcias, o colega dela Brady é um ser detestável mas acabou por ser a pessoa que lhe chamou a atenção para algo que estava a acontecer há algum tempo...e foi aqui, neste momento que a trama se tornou previsível, em parte. Foi exactamente este aspecto que me decepcionou um bocado, julgava que a narrativa fosse tomar outros contornos mas acabou por ser cliché. Por outro lado, posso dizer honestamente que fiquei surpresa ao descobrir o motivo do ódio que as outras Erins nutriam pela protagonista. Outra injustiça e a agravar estava o facto de ser uma projecção nela mas que deveria ser direccionado a outra personagem. 
★★★

domingo, 3 de janeiro de 2021

Happenstance [Happenstance 1], de Jamie McGuire - Opinião


Título original -
 Happenstance
Saga: Happenstance #1
Sinopse: #1 New York Times Bestseller Jamie McGuire returns to self-publishing with this page-turning YA account of Erin Easter, one of three Erins in the small senior class of rural Blackwell High School who not only share a first name, but also their birthday. Erin Easter, raised by a neglectful single mom, keeps to herself and admires Weston Gates from afar. The other Erins, Erin A. and Erin M. are the darlings of the community: daughters of the two wealthiest families in town, best friends, cheerleaders, and everything Erin Easter isn't--and they never let her forget it. Erin A. has even claimed Weston since the 8th grade.
Weston is a well-liked star athlete, and the son of two prominent attorneys. He struggles daily with the pressures of living up to his family name and secretly empathizes with Erin Easter's feeling that she belongs somewhere else; in a different life. Not until he begins sneaking nights out with Erin does he gain the courage to buck expectations and acknowledge his feelings ... both for his future, and for her.
But when a shocking tragedy rocks the tiny town, Erin's life is turned upside down in the best way possible. But when the truth is revealed and everything Erin thinks she wanted falls into her lap, life only becomes more complicated.

Opinião:
Dei início às leituras de 2021 com "Happenstance", o primeiro volume da saga com o mesmo título, de Jamie McGuire. A minha estreia com a autora deu-se num contexto contemporâneo e young adult e fiquei envolta na narrativa de tal forma que li tudo de uma assentada. 
Erin Easter é uma jovem infeliz, com uma mãe drogada e diariamente atormentada pelos colegas de classe. Quis o destino que ela conhecesse a felicidade e ela vê a sua sina mudar de repente. Com novas perspectivas de um futuro sorridente, determinados acontecimentos fazem-na questionar-se sobre a sua vida e sobre quem ela é, nos diversos espectros da identidade. 
Esta obra aborda temáticas como o bullying, viver em ambiente de hostilidade e indiferença, com uma figura parental (se é que se posse atribuir essa descrição) consumida por vícios, incapaz/relutante em providenciar para a sua prole. 
Fiquei a admirar a protagonista pela sua força de vontade, resiliência, capacidade de ser ser auto-suficiente, mantendo a sanidade, equilibrando educação e trabalho, garantindo o seu sustento e futuro. As crianças deveriam apenas ser isso mesmo, crianças, e não ter esse tipo de fardo. Infelizmente acontece, inclusive uma amiga minha passou por uma situação semelhante. 
A história em si não é algo de extraordinário, contudo a autora abordou aspectos interessantes e as reviravoltas na vida da Erin prenderam-me na narrativa. Outro aspecto que apreciei foi a maturidade da personagem. Normalmente as protagonistas são muito ingénuas e por vezes irritantes. As situações pelas quais passou, tornaram-na mais adulta mas também desconfiada e sisuda. Foi bonito acompanhar a sua transformação e vê-la alcançar a felicidade. 
★★★★

sábado, 2 de janeiro de 2021

[2021] Desafio literário - Literatura fantástica/Romance sobrenatural

 Olá queridos leitores :)

como tem vindo a ser tradição, lanço anualmente um desafio literário que como sabem, é relativo à literatura fantástica/romance sobrenatural, as minhas preferências.


A quem deseja aderir: 
- pode ser lido qualquer título à vossa escolha, mas restrito às categorias mencionadas
- a quantidade está ligada à disponibilidade de cada um, 
- o desafio terá a duração de dois meses, terminando em Fevereiro. 


A minha selecção de 2021:


- Fairest of all


Tal como outros desafios, vou lendo e venho actualizar com o link directo para os títulos com a opinião.
Para consultar todos desafios, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

[2021] Desafio literário - Diversidade literária

 

Olá a todos e feliz ano 2021! Estou de volta e novamente com os desafios preferidos ☺ Este desafio permite abranger outros estilos literários e assim trazer mais variedade às leituras.
O desafio pode ser alterado consoante a minha disponibilidade. Poderei não conseguir ler algo diferente todos os meses, mas tentarei fazê-lo a cada dois meses.
À medida que vou lendo, venho cá actualizar com o link directo para os títulos para que possam ver a opinião.
Por agora as propostas são:


1: Literatura contemporânea
Happenstance 2

2: Retelling
A linguagem corporal no trabalho

4: Women fiction: Chick lit

5: Fantasia
Mistress of all evil

6: 
Ficção
Um homem chamado Ove

7: LGBT
The invisible lesbian

8: Ficção científica

9: Literatura infanto-juvenil
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

10: Romance histórico


À medida que vou lendo venho actualizar com a hiperligação para os títulos, para que possam aceder à opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

[2021] Desafio literário - Desafio das cores

 

Prezados leitores,

O desafio das cores é um dos desafios que me dá mais gosto de fazer e é bem divertido pois relaciona livros com cores.
Este desafio consiste em ler nove livros, estando cada um relacionado com uma cor, quer seja integrante do título do livro ou sendo a cor dominante na capa.
O desafio foi proposto por um blogue estrangeiro e assim que o vi, soube que tinha que realizá-lo! Porém modifiquei alguns exemplos sugeridos e fiz uma alteração na alínea 9, dizia apenas um livro com palavra que implica cor, adicionei a opção uma capa que implica cor.

Sendo que a cor terá que ser uma palavra integrante do título do livro ou uma cor dominante na capa, as categorias são:


1 - um livro com azul ou tons relacionados (ciano, azul marinho, turquesa...)
The midnight library

2 - um livro com vermelho ou tons relacionados (cor de vinho, carmesim, borgonha...)

The invisible lesbian

3 - um livro com amarelo ou tons relacionados (limão, dourado...)
Happenstance 3


4 - um livro com verde ou tons relacionados (lima, esmeralda...)
Mistress of all evil

5 - um livro com castanho ou tons relacionados (avelã, chocolate,
 terra...)
Três Coisas incríveis sobre ti

6 - um livro com preto ou tons relacionados (carvão, ébano...)
Fairest of all

7 - um livro com branco ou tons relacionados (pérola, marfim...)


Every anxious wave

8 - um livro co
m outra cor qualquer ainda não mencionada (rosas, arroxeados, laranjas, prateados, cinzas...)

Happenstance 2

9 - um livro com uma capa ou palav
ra que implica cor (arco-íris, riscas, xadrez, às bolinhas, estampado, pálido, sombreado, brilhante...)
Apartamento partilha-se


Notas
:

Qualquer livro é válido de Janeiro a 31 Dezembro.
É possível que livros deste desafio constem de outros.
À medida que vou lendo venho actualizar com a hiperligação para os títulos, para que possam aceder à opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.

[2021] Desafio literário - Novos autores

 

O desafio "Novos autores" consiste em ler obras de autores que nunca lemos, sendo que o conceito é conhecer outros trabalhos.
Este ano decidi ler trabalhos de pelo menos seis novos autores.
À medida que vou lendo, venho cá actualizar com o link directo para os títulos das minhas estreias, para que possam ver a opinião.

Os eleitos para 2021 são:

- Jamie McGuire, Happenstance 1
- Serena Valentino, Fairest of all
- Allan & Barbara Pease, A linguagem corporal no trabalho
- Mo Daviau, Every anxious wave


À medida que vou lendo venho actualizar com a hiperligação para os títulos, para que possam aceder à opinião.
Para consultar os desafios e o seu progresso, basta ir ao separador Desafios literários, logo abaixo do nome do blogue, e serão remetidos para o seu respectivo link.