terça-feira, 16 de agosto de 2022

A Riqueza da Vida Simples: como escolhas mais inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos, de Gustavo Cerbasi - Opinião

Título original -
A Riqueza da Vida Simples: como escolhas mais inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos
Sinopse: Uma vida rica pressupõe a realização de sonhos. Se você não está alcançando nada do que sonhou, talvez precise rever seu estilo de vida.Neste livro, Gustavo Cerbasi usa toda a experiência adquirida ao longo de 20 anos dedicados à educação financeira para propor um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis.
Em vez de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, o autor propõe reduzir os custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante para você.
O foco é na redução das ineficiências relacionadas ao padrão de vida. Não se trata de poupar centavos, mas de fazer mudanças estruturais que deixem sua vida financeira menos engessada.
Cerbasi apresenta o projeto de sua casa inteligente e autossustentável, discute os desafios da sociedade frente ao desperdício e aponta caminhos para quem busca mais equilíbrio e liberdade tanto no presente quanto no futuro.
Aqui você vai aprender a:
• Ter planos para se blindar contra o aumento dos gastos – tanto a inflação como o encarecimento da vida imposto pela idade.
• Repensar o tamanho e o valor do imóvel onde vive ou do carro que possui.
• Estudar para fortalecer sua empregabilidade e sua motivação para o trabalho.
• Reavaliar seus planos com frequência e melhorar seus investimentos.
• Priorizar a concretização de seus sonhos.

Opinião:
Olá e uma boa noite! 
Ultimamente, livros desta natureza têm chamado a minha atenção, não tanto pelo facto de serem do gérero self-help mas principalmente, pelo facto de eu realmente esperar tirar algumas lições e levar comigo aprendizados para a vida. (Não que eu tenha lido muito mas o meu interesse tem aumentado). 
Este tipo de livros proporcionam normalmente uma leitura leve e equilibrada, explicando alguns conceitos, dando conselhos, dicas e algumas vezes alternativas e exemplos de onde aplicar ou poupar dinheiro. Todavia, na minha perspectiva, ao ler um autor brasileiro noto que por vezes algum do conteúdo não será aplicável fora do Brasil. E está tudo bem, tenho alguma curiosidade e não tenho deixado de ler. 
Um aspecto que ficou evidente aqui, é que a realidade do autor não parece ser a realidade do "cidadão comum", sobretudo quando menciona as alterações na casa de modo a torná-la mais sustentável. Por esse motivo, consigo perceber porque muita gente não gostou desse capitulo e até seguramente irá achar que não devia estar num livro que fala de vida simples.
Porém, gostei do facto do autor partilhar as suas vivências e expor as suas experiências em relação a mudanças na sua vida e no que ele fala relativamente ao minimalismo, o que na minha opinião, visa motivar os leitores a levar uma vida mais simples mas que permita ter mais experiências, ou no mínimo, julgo que essa é uma das mensagens que ele quer transmitir.
★★★

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O Décimo Terceiro Conto, de Diane Setterfield - Opinião

Título original -
The thirteenth tale
Editora: Editorial Presença
Sinopse: All children mythologize their birth...So begins the prologue of reclusive author Vida Winter's collection of stories, which are as famous for the mystery of the missing thirteenth tale as they are for the delight and enchantment of the twelve that do exist. The enigmatic Winter has spent six decades creating various outlandish life histories for herself -- all of them inventions that have brought her fame and fortune but have kept her violent and tragic past a secret. Now old and ailing, she at last wants to tell the truth about her extraordinary life. She summons biographer Margaret Lea, a young woman for whom the secret of her own birth, hidden by those who loved her most, remains an ever-present pain. Struck by a curious parallel between Miss Winter's story and her own, Margaret takes on the commission.
As Vida disinters the life she meant to bury for good, Margaret is mesmerized. It is a tale of gothic strangeness featuring the Angelfield family, including the beautiful and willful Isabelle, the feral twins Adeline and Emmeline, a ghost, a governess, a topiary garden and a devastating fire.
Margaret succumbs to the power of Vida's storytelling but remains suspicious of the author's sincerity. She demands the truth from Vida, and together they confront the ghosts that have haunted them while becoming, finally, transformed by the truth themselves.
The Thirteenth Tale is a love letter to reading, a book for the feral reader in all of us, a return to that rich vein of storytelling that our parents loved and that we loved as children. Diane Setterfield will keep you guessing, make you wonder, move you to tears and laughter and, in the end, deposit you breathless yet satisfied back upon the shore of your everyday life.

Opinião:
Mais um livro do grupo português de leituras conjuntas "Read along" do GR. Eu simplesmente adoro e participo sempre que tenho possibilidades de o fazer!
Esta é a história da popular autora Vida Winter, um caso de sucesso mundial, com cerca de 60 décadas de livros publicados. Eis que finalmente decide deixar de ser um mistério e contar aquela que será a história mais importante de todas. 
É então que recruta a Margaret para que escreva a sua biografia. Ela muda-se para a casa da escritora, onde se estabelecem algumas regras antes de dar inicio àquela que é a história mais impensável sobre as suas origens.
A narrativa tem bastante descrição e ficou um bocado aborrecida, tive que deixar o livro de lado. Retomei alguns meses depois e ainda bem, pois o mistério conseguiu manter-me interessada, foi muita curiosidade, sobretudo sobre o que aconteceu na casa da família e qual era o décimo terceiro conto.
★★★