domingo, 14 de dezembro de 2014

Convergente [Divergente 3], de Veronica Roth - Opinião


Título original - Allegiant
Saga: Divergente #3 / Divergent #3
Editora: Porto Editora
Sinopse: Uma escolha
Pode transformar-te
Uma escolha
Pode destruir-te
A tua escolha
Vai definir-te

A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída - dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas.
Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama.
Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor.
Alternando as perspetivas de Tris e Quatro, Convergente, encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores em todo o mundo, revelando por fim os segredos do universo Divergente.



Opinião:


[Contém spoilers!] O tão aguardado final da saga Divergente!
Demorei um pouco para começar neste volume final porque fiquei um bocado desiludida com o anterior, devido a ter as minhas expectativas demasiado altas, e além disso, alguém largou O SPOILER da série e na altura não me apeteceu ler logo de seguida. Enfim li-o e lá terminei o livro, e digo-vos que tirando uma ou duas coisas, no geral gostei muito. Neste volume, com a queda das facções, a cidade fica sob o comando de Evelyn e dos sem fracção, e eis que surge um grupo rebelde que alicia Tris e os seus amigos a ir além dos limites da cidade, para ir em auxilio do povo que está do outro lado, como foi solicitado no video divulgado. Mas nada vai prepará-los para o que encontram, para a realidade crua e toda a verdade que finalmente é revelada.
Surpreenderam-me muito mais as revelações deste livro do que as do final do Insurgente, que como sabem, decepcionaram-me um pouco. Afinal de contas a percepção que tínhamos de ser divergente estava completamente errada, nunca imaginei que fosse literalmente acerca de genes! Creio que foi uma reviravolta espetacular o enredo deste último volume da saga.
Foi um final inesperado, considero um fim muito digno e bastante adequado para a personagem que era a Tris...tinha tudo a ver com ela! Confesso que me emocionei um pouco. É claro que queremos sempre um final feliz para os protagonistas mas a história não deixou de ficar bonita com a morte dela, sobretudo porque no fim de contas, ela sacrificou-se por amor ao irmão. Foi uma atitude muito linda :)
Apreciei bastante o decorrer dos eventos após a sua morte, especialmente os que levaram a cidade a modificar bem como as mentalidades, e gostei particularmente da parte que nos mostra o Tobias a interpretar o recado que a Tris lhe deixou. Foi uma boa história :') Aconselho mesmo.
Com a leitura deste volume final, concluo o Desafio trilogia de 2014...para o ano há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário